FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fícus o que fazer???
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edinhomar



Registrado: 17/12/08
Idade: 36
Mensagens: 9
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 2:49 pm    Assunto: Fícus o que fazer??? Responder com citação

Ola a todos, gostari de opiniões a respeito do que eu poderia fazer com esta muda,como obtive ela bem pequena minha idéia inicial era de de ir escolhendo e posicionando os galhos enquanto nova e só depois colocar na mamadeira para engrossar e ir podando,mas quando ela esta já com os galhos escolhido e começando a aramar no ano passado fui surpreendido ao encontrá-la com os galhos quebrados após mais ou menos 6 meses ela se transformou nisso:

[img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]


[img][/img]


[img][/img]


[img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]


Toda estranha, e eu não sei o que fazer,estou pensando em cortar no tronco logo abaixo do primeiro galho e deixar crescer livremente ( não reparem no vaso, rsrsrs, ela já esta com as raízes prara dentro do solo do canteiro ( basicamente esterco ).

Agradeço aos interessados em me ajudar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 58
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

se fosse minha, eu podaria logo acima do segundo galhinho e esperaria por brotações mais baixas. Escorredor/mamadeira para no futuro tentar algo assim no estilo NATURALISTIC:




http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9324

Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales


Editado pela última vez por edson0605 em Qui Abr 29, 2010 10:49 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edinhomar



Registrado: 17/12/08
Idade: 36
Mensagens: 9
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Edson, seria isso?

[img]
[/img]


Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 58
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Isso mesmo, e aí é só esperar por novos brotos!!
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edinhomar



Registrado: 17/12/08
Idade: 36
Mensagens: 9
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 12:12 am    Assunto: Responder com citação

Ola Edson, vou fazer isso só não sei se a é poca é adequada para isso...
Já que ela tem uma mania de emitir raízes aéreas pensei se poderia envolver o tronco dela em xaxim ou algo do tipo,o que acho.

Ps; ví sua jabuticaba e gostei muito estou acompanhando o tópico.

Abraço e obrigado pela instrução.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 2:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá edinho, se minha faria uma poda mais baixa ainda, uns 5 cm acima do nebari.
Logo ela vai emitir muitos brotos, ai você escolhe um para formar o novo ápice, inclusive atribuindo movimento ao tronco reto.
Quanto a época e voc~e morá aqui no sul, deixaria pra fazer istono final do inverno.
Ah, aproveita para enterrar mais o nebari.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 42
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 8:58 am    Assunto: Responder com citação

Oi Edinho, já pensou em utilizar estas raízes aéreas? Tipo assim:



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 6:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não corte na area indicada. Replante em uma bacia plastica tamanho grandona, bem perfurada no fundo e na lateral. Use um substrato bem drenante: caco de telha, pedrisco, casca de pinus, areia grossa de rio sem peneirar (partes iguais para todos os materiais). Coloca a bacia em local alto, como sobre tijolos ou lajotas, mantendo o fundo fora de contato com o solo. Very Happy

Com isso, rega diária e adubação regular (a cada 30 dias), sua planta irá engrossar mais rapidamente o tronco. Os galhos e o ápice irão crescer bem e engrossar, além de emitirem raizes aereas. Essas raízes, vc as enfia dentro de tubos, como canos plasticos ou similares e apoia no solo da bacia, o mais próximo possível do tronco, para obter o mesmo efeito mostrado pelas ultimas fotos postadas pelos colegas. Very Happy

Na primavera, corte as pontas dos galhos, de todos eles, retire todas as folhas e plante em areia grossa de rio, sem peneirar. Elas darão origem a novas plantas, que serão usadas por voce, na primavera seguinte, para enxertar o tronco original, contribuindo para seu engrossamento e formação estrutural mais interessante do que atualmente apresenta. Very Happy

O ficus retusa é uma planta ótima para ser formada da maneira que descrevi. Cortar o tronco dessa sua planta, reduzindo seu tamanho é perder uma boa oportunidade de trabalhar melhor com ela, visando formar uma estruturação mais bonita e interessante, além de altamente técnica, em se tratando de um bonsai de ficus. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 42
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

É isso que o nick disse mesmo. Permita que ela engrosse antes de podar! Vai engrossar rápido!
Se quiser ver no fórum, guiar as raízes como o nick disse, ajuda a tê-las onde queremos e também mantém elas úmidas. Tem um tópico em "Matérias" que se chama técnica do canudinho, dá uma olhada lá.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil