FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilização de Jacaré - Dúvidas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio A Lanna Barbieri



Registrado: 29/04/10
Idade: 38
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 5:39 pm    Assunto: Estilização de Jacaré - Dúvidas Responder com citação

Bom, em Janeiro deste ano adiquiri um belo Junipero com o Fernando. É um Jacaré de quase 60cm de altura desde a base do tronco. Mês passado(Abril) fiz a troca de substrato, que estava com terra comum. Passei para caqueira grossa e voltei para o mesmo vaso grande. Quero estiliza-lo antes de escolher o vaso definitivo. E esta é a minha dúvida. Como mostram as fotos abaixo, ele tem uma folhagem densa na parte superior, e estou achando que isto está dando impressão de que o tronco está mais fino.

Frente - Vejam a impressão de que o tronco é fino(ele tem 7cm de base)
http://i745.photobucket.com/albums/xx91/SergioBarbieri/Frente.jpg?t=1273004407

Lado esquerdo
http://i745.photobucket.com/albums/xx91/SergioBarbieri/Esquerdo.jpg?t=1273004538

Trazeiro
http://i745.photobucket.com/albums/xx91/SergioBarbieri/Trazeira.jpg?t=1273004593

Lado direito
http://i745.photobucket.com/albums/xx91/SergioBarbieri/Direito.jpg?t=1273004639

Uma das opções que estou pensando é em utilizar somente a folhagem do lado direito da planta, e fazer um jin com o galho do lado esquerdo que se projeta para baixo, modelando-o para cima. Tem um galho que vai pra a esquerda, e cobriria esta parte, fazendo a triangulação.
Esta parte que estou tampando com a mão será removida e os galhos da parte direita da minha mão vão compor a forma do Bonsai

http://i745.photobucket.com/albums/xx91/SergioBarbieri/Detalhe.jpg?t=1273004760

Fazendo isso tenho medo da parte esquerda e trazeira da planta ficar com pouca profundidade. O que acham? Esta é a melhor opção ou devo somente pinçar para que ele fique com esta forma que já está?

Detalhe que esta folhagem inferios vai ficar ai, pois não decidi se deixo crescer para compor a folhagem também, ou se removo.

PS: aidna nãoa prendi como colocar as fotos no próprio post, se puderem ajudar, rs....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sergio;
Para postar as fotos, basta clicar no botão Img acima da caixa de diálogo, colar o atalho da foto e clicar de novo em *Img.
Ex:
[img]http://i745.photobucket.com/albums/xx91/SergioBarbieri/Frente.jpg?t=1273004407[/img]

Caso prefira, basta copiar e colar o atalho do photobucket onde está escrito "IMG code", na caixa "share this image"


Quanto ao seu jacaré, acredito que ele está pedindo um literati, lembre-se que ele é flexível, basta proteger o tronco com rafia...
Espero ter ajudado!!!
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio A Lanna Barbieri



Registrado: 29/04/10
Idade: 38
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 12:10 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Tavares escreveu:
Olá Sergio;
Para postar as fotos, basta clicar no botão Img acima da caixa de diálogo, colar o atalho da foto e clicar de novo em *Img.
Ex:
[img]http://i745.photobucket.com/albums/xx91/SergioBarbieri/Frente.jpg?t=1273004407[/img]

Caso prefira, basta copiar e colar o atalho do photobucket onde está escrito "IMG code", na caixa "share this image"


Quanto ao seu jacaré, acredito que ele está pedindo um literati, lembre-se que ele é flexível, basta proteger o tronco com rafia...
Espero ter ajudado!!!


Citação:
Bom, acho que não conseguirei entortar o tronco... ele é muito grosso. Mas acho que vou seguir a minha opção de reduzir a copa...

Outra dúvida.... Eu transplantei ha uns 10 dias... Posso fazer o trabalho aereo depois de quanto tempo? Devo esperar mais ou ja posso trabalha-la?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio A Lanna Barbieri



Registrado: 29/04/10
Idade: 38
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 12:37 am    Assunto: Responder com citação

Ops, acho que fiz besteira de novo, rs... Desculpem, to aprendendo a mexer nisso aki ainda... rs...

Mas vou postar minha outra dúvida novamente: replantei o Jacare a uns 10 dias... Eu devo esperar um tempo x para trabalhar a parte aerea dele, ou já posso trabalha-la desde já?
Se tenho que esperar, qual seria o tempo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leonardo Silva Campos



Registrado: 05/01/10
Idade: 29
Mensagens: 69
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

ola Sergio,muito boa a planta!!!parabens!
quando vc replantou ela vc tirou quanto do torrão???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio A Lanna Barbieri



Registrado: 29/04/10
Idade: 38
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 11:51 pm    Assunto: Responder com citação

Brigadão cara....
Então, eu tirei toda a terra, lavei as raizes e tirei pouco das raizes.... Acho que 1/3 ou menos.... Ela nem tinha um volume grande de raizes...
Deixei ela embaixo de uma tela sombrite à meia sombra, e ta la.... La pro inicio da semana q vem volto a coloca-la no sol... e depois de 1 semana vou dar mais uma dose de superthrive...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leonardo Silva Campos



Registrado: 05/01/10
Idade: 29
Mensagens: 69
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 12:00 am    Assunto: Responder com citação

como vc tirou toda terra e melhor esperar uns meses para trabalha-la,eu sugiro no inicio da primavera!continue com o superthrive!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio A Lanna Barbieri



Registrado: 29/04/10
Idade: 38
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 12:02 am    Assunto: Responder com citação

Ok.... vou deixa-la recuperar da poda de raizes então.... obrigado pelas dicas... E quando trabalha-la, posto aki as fotos do passo-a-passo...

Valeu!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Maio 09, 2010 9:38 pm    Assunto: Jacaré Responder com citação

Olá Sérgio...
Olha uma coisa que aprendi com jacaré é a capacidade de brotação que esta planta possui. Então não se preocupe com os galhos agora. Esta planta permite fazer trabalhos bem ousados e ela responde bem. Nesse sentido o que você tem a fazer é seguir o conselho do Leo... "cuidar bem da cultivação".
ABraços
Mariano Alves
_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ai Sergio, deixa para estilizar ela em setembro,, porem uma estilização branda, somente na poda mesmo, como agora ela entra em dormência devido ao inverno, praticamente não vai ter um crescimento de raízes fortes para deixar ela firme no vaso, assim pode danificar muito as novas raízes, o melhor seria estilizar mesmo somente no próximo outono.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil