Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 9:26 am Assunto: Romã (Punica Granatum) - MRV |
|
|
Pessoal, na entrada da ultima primavera peguei um pequeno ramo de Romã e coloquei na agua com cloridrato de tiamina.
Após 15 dias na agua ele apresentou um bom enraizamento.
Então Plantei ela em um substrato beeem nutritivo, terra preta + adubo organico + adubações constantes.
Após passar uma primavera e verão super bem, com muitas folhas e otimo aspecto, agora no outono perdeu todas as folhas, e aqui começa minha duvida.
- Quero passar para o escorredor, posso nesta epoca?
- Caberia algum tipo de poda neste estagio?
- Posso começar a conduzir os frageis galhinhos, ou ainda é muito cedo?
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 27, 2010 8:22 am Assunto: |
|
|
Markus
Mais uma vez obrigado pela participação.
Com a romã a historia é mais ou menos a da macieira. Porem como eu precisava de espaço na megamamadeira para duas tipuanas, acabei retirando ela de lá.
Esta semana comprei uma bacia de uns 30 centimetros de diametro. Na entrada da primavera vou colocar ele em um escorredorzinho, e prender a bacia em cima da mureta da megamadeira...
Como esta romã esta muito subdesenvolvida vou esperar um bom tempo ate mexer nela...
Veranopolis RS
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Maio 27, 2010 9:20 am Assunto: |
|
|
Bonsai de Tipuana é dificil por ela tem uma folha muito grande!
Vc tem que lembrar que ela tem folha composta, a folha é todo o galhos com um monte de "folhinhas"
Muito mais facil e mais bonito usar plantas com folhas simples ou folhas compostas pequenas (caliandra por exemplo)
Desafio: Achar um bonsai de tipuana no google (um descente)!! Duvido
Depois tenta um de caliandra,jabuticaba, pitanga, ulmus, serissa! Pq será????????? Pq estas plantas se prestam melhor ao cultivo do bonsai!
Abraço e boa sorte! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 27, 2010 9:55 am Assunto: |
|
|
Ehehe
Pois é...
Justamente por isso que não abri um topico sobre elas ainda. Não achei nada que me convença e tentar um bonsai com elas. O Arz tinha umas mudinhas, vou esperar ele se manifestar lá em um topico dele onde perguntei sobre o desenvolvimento.
De qualquer forma, você é a primeira pessoa com conhecimento de causa a me falar isso... Um motivo a mais para pegar minhas tipuanas e plantar em algum lugar. Meu filho que coletou as sememente e plantou elas..
Agora vou concentrar a atenção no que eu já tenho plantado e buscar em floriculturas ou viveiros algo já desenvolvido para ir experimentando e praticando. Quem sabe um ficus ou ligustro...
abs
Edit: Fui no google agora, procurar as ditas... Só aparecem fotos das minhas plantas... ehehe _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
Ganou uma baciazinha de presente pelo dia do amigo.
40% terra 40% areia e 20% caco de telha...
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 20, 2010 12:06 pm Assunto: |
|
|
Pessoal...
Se essa Romã ficar nessa baciazinha vai levar decadas para chegar em algum lugar... Não que eu tenha lá muita pressa, mas...
Estou pensando em plantar direto na megamamadeira (já que não tenho chão), o substrato ali dentro é extremamente fertil, muito abubado com esterco, NPK, TM+FO e por ai vai... O troço é bem forte mesmo, algumas sementes só de chegar perto já germinam
Agora vem a duvida... Posso fazer esse transplante nessa época? A idéia é tirar da bacia e colocar o torrão todo.
Isolada do resto da floreira
A ideia é tirar desta baciazinha e plantar diretamente na megamamadeira neste mesmo ponto. Como a macieira ali do lado
O que acham? _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 1:09 pm Assunto: |
|
|
Ola Marcio ...
Vc pode colocar com a bacia ... é justamente essa a tecnica denominada escorredor/mamadeira .. Plantamos num recipiente bem furado em baixo e nas laterais { escorredor ou bacia }, enterrando até a metade na mamadeira , que é o seu canteiro ...
Vc lembrou de furar este plastico grosso que forrou o fundo do canteiro ??? ou é uma tela fina ?? |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 20, 2010 2:06 pm Assunto: |
|
|
Sergio...
É um plástico bem grosso. Coloquei para isolar a mamadeira e as flores e temperos não competirem, porem no fundo dele fiz alguns furos sim, para drenar...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12514&postdays=0&postorder=asc&start=30
Se reparar bem a bacia onde ela esta não é propria pro escorredor + mamadeira. Ate semana passada ela as as duas pitangueiras que estão ao lado estavam em outro ambiente da casa. Agora coloquei elas ali para começarem a pegar o sol direto.
A intenção de fazer esta floreira/mamadeira foi exatamente esta, utilizar o escorredor direto, a exemplo daquela que o Elio tem em seu patio, porem agora eu estava me referindo a plantar direto, para simular um plantio direto no chão.
O que será mais benefico neste caso da Romã, planta direto como a macieira ali do lado ou colocar no escorredor?
Veranopolis RS
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 6:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Acho que tá faltando apenas um arame no tronco dessa romanzeira, para dar um movimento levemente sinuoso, de forma a valorar ainda mais a planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 5:12 pm Assunto: |
|
|
ainda não ganhou o arame, ela parece tão fragil que tenho medo de "quebrar"...
Fica para a proxima primavera, por enquanto deixo ela comer e crescer...
Veranopolis RS
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 10:24 pm Assunto: |
|
|
Marcio, mas quanto mais esperar, mais grosso o galho vai ficar e mais difícil de dobrar será, e mais fácil de quebrar. Então aproveita e passe arame nela logo, faça movimentos em todas as direções, não apenas um S num sentido só... Uma dica para evitar a quebra seria colocar ráfia ou câmara de ar ao redor antes de aramar, mas creio não ser necessário. Um cuidado ao dobrar é cuidar para que a volta da aramação fique no lado de fora da dobra do galho, assim o próprio arame ajuda a evitar a quebra...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 03, 2011 4:19 pm Assunto: |
|
|
abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS