FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira (JUNHO/2011)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2010 11:23 pm    Assunto: Pitangueira (JUNHO/2011) Responder com citação

Olá Pessoal !!
Estive afastando desta fantastica arte e consequentemente do forum por algum tempo pois estive meio enrolado em minha vida e nao pude, INFELIZMENTE, dedicar o tempo e atenção necessarios e que essas plantas merecem!!

Com isso, meu projeto de Bonsai de Pitangueira plantada desde semente e cultivada com atencao até seus 5-6 anos está, atualmente, num estilo meio "selvagem" e com 8-9 anos de idade... estou postando fotos e gostaria de receber comentários sobre quais medidas devo tomar, cuidados, criticas e sugestoes, pois estou meio perdido de como retomar um modelo!!

Em seguida posto uma foto de um bonsai que considero o mais bonito q ja vi desta especie...

Agradeço d+ a atenção que todos voces nos dão, e principalmente agradecer a oportunidade e aprendizado que me proporcionam nesse forum.

Abraços Pedro

FOTOS:

ACIMA: FRENTE DA ARVORE

ACIMA: 46cm de LARGURA

ACIMA: 55cm de ALTURA

ACIMA: Tronco 2cm na Base
DIMENSÕES DO VASO:
28 (comp) x 20 (larg) x 8 (prof)

BONZAI QUE ADMIRO:
http://www.bonsaikai.com.br/BonsaiEmEstoque/Medidas/01204m.htm

GRANDE ABRAÇO PARA TODOS(AS) !!!!!!!!

Editado pela última vez por Drop13 em Ter Jun 14, 2011 8:25 pm; num total de 4 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 12:12 am    Assunto: Responder com citação

Bem ao meu ver acho que deveria planta-la em uma bacia bem grande para que possa crescer bem mais rapido e tbem para engrossar mais o tronco e deixa-la crescendo naturalmente por mais 2 anos.

Mas caso queira um bonsai pequeno, voce pode ir aramando esses galhos mais grossos agora e espera a primavera para podar todos os galhos seguindo a regra de deixar um par de folhas em cada galho para poder ramificar mais e ficar com uma copa mais cheia e maior.

deixe os galhos no sentido horizontal usando os arames e depois na primavera faca uma poda meio que drastica para ramificar esses galhos ja aramados.

Bem vamos esperar a opiniao do pessoal mais esperiente do que eu para ver.

abracos
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 12:48 am    Assunto: Responder com citação

Olá Drop13, legal ver uma planta desde semente. É recompensador.
Bem, pela planta que você colocou como referência, percebe-se que você quer uma planta robusta e de porte médio.
Assim, sugiro:
1 - plantar no chão ou numa bacia bem grande e caprichar na adubação
2 - definir o estilo, que pelo tronco reto sugere um hokidashi
3 - fazer uma seleção dos galhos para começar a estruturar a copa
4 - aramar os galhos e posicioná-los
5 - deixar crescer livre por um tempo e fazer sucessivas desfolhas, podas e assim por diante para obter uma copa ramificada e densa.

Sugiro que você pode fazer um falso transplante, passar para o chão ou bacia sem mexer nas raízes, agora e ir aplicando os demais procedimentos a medida que a planta for respondendo. Apenas a desfolha, mesmo que ai não faça tanto frio como aqui no sul, sugiro que espere pelo final do inverno.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Primeiramente gostaria de agradecer a atenção !!

Bom,
Pelo visto a transplantacao para um recipiente maior seria o mais indicado, porem nao conto com espaço amplo aqui... neste caso acho q vou terq dar forma sem transplantar para um recipiente muito grande (posso até botar num vaso maior). Contudo, gostaria de saber sobre a Poda das Raízes e seu efeito no engrossamento do tronco, e se esse procedimento pode ser acompanhado de: Poda dos galhos indesejaveis, Desfolha (deixanado apenas 2 folhas por galho), Aramação de alguns galhos e se é necessario adubação?. Caso possa, qual seria a epoca indicada para realizar esses procedimentos?

MUITISSIMO GRATO ! UM BOM FERIADO A TODOS E BOM CULTIVO !!

Abraços
PEDRO
Wink

Editado pela última vez por Drop13 em Qui Jun 03, 2010 10:28 am; num total de 1 vez
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Drop, a primeira coisa a se fazer acho que seria o falso transplante. Retire a planta do vaso, coisa que vai ser muito fácil pois deve vir um "bloco" duro com terra e muitas raízes enroladas. Entenda que a penetração da água neste torrão é um pouco difícil, e a oxigenação das raízes aí dentro também...Provavelmente quando rega este vaso, a água tem muita dificuldade para atingir todo o substrato da planta (muito compacto) Sad
Quando retirar a planta, não quebre o torrão, coloque-o inteiro em uma bacia maior que permita ela crescer novas raízes. (isso é pra ontem)
As podas e transplantes são mais indicadas (alguém me corrige se eu estiver falando besteira), no final do inverno (setembro). Assim a planta emite rapidamente novas brotações e responde melhor. Very Happy
Planta-la na bacia ou no chão vai permitir que o tronco engrosse mais rápido.
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:

Quando retirar a planta, não quebre o torrão, coloque-o inteiro em uma bacia maior que permita ela crescer novas raízes. (isso é pra ontem)
As podas e transplantes são mais indicadas (alguém me corrige se eu estiver falando besteira), no final do inverno (setembro). Assim a planta emite rapidamente novas brotações e responde melhor. Very Happy
Planta-la na bacia ou no chão vai permitir que o tronco engrosse mais rápido.

Muito obrigado pela atencao Nikkei, mas estou sem saber se espero agora pelo final do inverno para mexer na planta ou se é posso ir tomando algumas atitudes como bota-la em um vaso maior e podar alguns galhos e entao esperar pelo final do inverno para desfolha? O Q ACHAM??
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Drop!

Algumas informações complementares:

1. Poda de raiz não engrossa tronco; muito pelo contrário.
2. Transplante, só no final do inverno. Se fizer agora, mesmo com o torrão, não terá utilidade a não ser que as raízes tenham tomado todo o fundo do vaso. Para tanto é só levantar a planta. Se estiver tomado de raízes no fundo, então cabe fazer o falso transplante, ou seja, apenas colocar em um vaso maior. Se tiver poucas raízes no fundo, deixe como está.
3. Desfolha total só se faz quando se quer diminuir o tamanho das folhas o que não é o teu caso que, na realidade, o momento é de desenvolver a planta.
4. Poda dos galhos que vc não irá utilizar, pode fazer agora.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 11:06 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Drop13, o melhor a fazer, agora, é retirar todas as folhas de todos os galhos, ok? Faça uma desfolha completa. Com isso, vc poderá fotografar a estrutura aerea da planta, e depois postar mostrando para todos como é, de forma a permitir opiniões mais acertadas sobre como proceder, para melhorar essa parte da planta. Very Happy

Não faça transplante nem reenvase agora. A pitangueira é uma planta extremamente sensível a mudanças de local nesse período. O ideal é aguardar até a primavera, no final do mes de setembro, para fazer um replantio, ainda que não pode nem corte raízes. Deixe onde está mesmo, por enquanto. Tenha paciência e não irá perder sua planta. Very Happy

Em relação ao solo degradadado, vc deverá manter uma rega intercaladas, isto é, molhe dia sim, dia não, sempre ao final da tarde, evitando encharcamento. Deixe secar bem o solo, antes de irrigar novamente. Após a desfolha, poderá repor adubação. Use adubo organico, tipo pastilhas que são vendidas em floriculturas, indicadas para frutiferas. Deposite no solo, próximo da borda do vaso, em toda a volta da planta (umas seis ou oito devem bastar). Very Happy

A tonalidade da cor das folhas mostram que sua planta não recebe calor e luz solar o dia todo, como deveria. Após a desfolha, então, coloque a planta em local onde possa estar recebendo isso, caso seja possível. Alguns cultivadores, por exemplo, que moram em apartamento, costumam conversar com os sindicos e demais funcionarios do condominio, para liberar a area da cobertura ou jardim, para depositar a planta durante o período do dia, recolhendo ao final. Very Happy

Se residir em casa, e não tiver quintal, deixe sobre o telhado. Wink É importante que sua planta receba luz e calor solar intenso, para melhorar a brotação e permitir uma recuperação mais acelerada, inclusive. Very Happy
Quanto à desfolha: vc pode puxar as folhas de um galho, arrancando-as ou cortar o talinho com uma tesoura, fica a critério. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal! Não sei como agradecer a dedicacao e o carinho que estao tendo com o meu caso! estou mto grato

Bom, achei mais aconcelhavel fazer as seguintes coisas de imediato:

1-Falso transplante (uma vez que as raizes estao ocupando todo o torrao)
2-Podar e aramar alguns galhos indesejáveis
3- Esperar a primavera para tomar atitudes mais drásticas.

Quando eu fizer o falso transplante há indicação de algum tipo de adubo/terra para esse estagio da planta e/ou alguma especificação para o solo? Estou pensando em cobrir o fundo da bacia com pequenas pedrinhas para melhorar a drenagem, oq acham?

MUITO GRATO PELA ATENÇÃO !!!
Até breve
Pedro. Wink
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2010 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,
Estou aguardando ansiosamente a chegada da primavera para retomar o tratamento com minha pitangueira. A questao é: O que fazer primeiro e qual ordem seguir??

Preciso podar drásticamente, cortar as raízes, diminuir o tamanho das folhas, definir alguns galhos e coloca-la na mamadeira.

Como sempre,
Muit obrigado!!!! Wink

Abraçoooos!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2010 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

Não pense no tamnho das folhas agora, não é o momento ainda. Como ele está hoje?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 20, 2010 12:52 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui em Porto Alegre a temperatura anda variando entre 12° e 25° está semana. Semana passada as mín. andavam abaixo de 10°. Estou fazendo de tudo com elas já, com critérios é claro. As pitangueiras estão brotando, isso mostra que não terei problemas com suas recuperações. Se quiser fazer a desfolha total e podar alguns galhos mais altos ou mal colocados associado à poda de raízes e mistura de 60% terra adubada e 40% areia no seu mesmo vaso, ok! Sem problemas! Só não faça mais nada, principalmente adubação, sem que as folhas novas atijam a maturação.Sol da manhã por alguns dias, depois vai aumentando e deixe crescer de 6 a 8 pares de folha e reduza para 1 ou 2 pares. Adoram torta de mamona e farinha de ossos, pode intercalar com o um NPK 04-14-08.Se não tiver muito tempo para ela, use Osmocote aí só vai precisar não matar de sede a criatura.
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 4:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Após ouvir muitas sugestoes e tomar algumas medidas que julguei serem as ideais para a planta volto a postar fotos tiradas hoje (nov/2010) e pedir novos comentarios e novas sugestoes.

Mas antes de tudo gostaria de dizer algumas palavras: nao utilizei o método do plantio num vaso maior, mamadeira, etc pois esta planta significa muito para mim e sempre quero te-la por perto.. e tomar essas medidas significaria deixa-la longe do meu convivio..acredito que, sim, a parte estética deve ser levada em consideração... mas neste caso preferi optar pela compania dessa plantinha hehehe... acho q ela está bem melhor agora mas ainda precisando evoluir, assim como eu.

agradeço desde já a colaboração dos amigos!

VÍDEO: VIDEO DA PLANTA

Fotos:

ESTRUTURA DA PLANTA:

Nesta última foto marco um galho que, ao retirar o arame (que começava a marcar o galho), partiu na base. Nele há ramos ainda vivos e saudáveis.... porém perdi o formato e o galho ficou para cima como podem ver. Sugestoes?

Grande abraço e até a próxima !

Editado pela última vez por Drop13 em Seg Nov 15, 2010 5:07 pm; num total de 2 vezes
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

obs: Bozó, estou usando o osmocote como vc sugeriu...comecei semana passada e as recomendaçoes do vendedor foram para utilizar quinzenalmente uma colher de chá diretamente no solo. Oq acha?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Drop13, Osmocote, por ser de liberação lenta, não se usa quinzenalmente.
Há várias formulações de Osmocote quanto ao tempo de esgotamento da "bolinha". O tempo MÍNIMO é de 3 meses.
Só recoloque novo osmocote quando vc apertar uma dessas bolinhas e dentro não houver mais SAL (nutrientes).

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: