FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticabeira com folhas queimadas.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/05
Mensagens: 153
Localização: Natal/RN

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2005 10:59 pm    Assunto: Jaboticabeira com folhas queimadas. Responder com citação

Oi, amigos foristas. gostaria que se alguém pudesse respondesse a duas questões:

1 - estou com uma jaboticabeira que está com as pontas das folhas queimando (ficandopretas). o que significa,como resolver?

2 - apata fazer um vaso retangular quais as proporções? altura, largura e comprimento? Sei que a altura é mais ou menos o diâmetro do tronco da planta. Mas a largura e o comprimentodo vaso comrelação à altura?

itamar nobre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2005 9:52 am    Assunto: Re: Jaboticabeira com folhas queimadas. Responder com citação

Itamar Nobre escreveu:
Oi, amigos foristas. gostaria que se alguém pudesse respondesse a duas questões:

1 - estou com uma jaboticabeira que está com as pontas das folhas queimando (ficandopretas). o que significa,como resolver?

2 - apata fazer um vaso retangular quais as proporções? altura, largura e comprimento? Sei que a altura é mais ou menos o diâmetro do tronco da planta. Mas a largura e o comprimentodo vaso comrelação à altura?

itamar nobre


Olá Itamar,

Esse talvez seja o grande problema no cultivo das jabuticabeiras. Há duas causas prováveis: presença de fungos e queimaduras do sol.

Eu recomendaria fazer o seguinte:

1 - Desfolhar todas as folhas queimadas;
2 - Aplicar um fungicida sitêmico, tipo Benlate;
3 - Colocar a planta em local protegido da incidência solar direta, preferenciamente, sob um sombrite 80%, já que Natal é bastante quente.

Outro detalhe importante: a jabuticabeira adora água, muita água.

Em relação às dimensões do vaso, excluindo-se os destinados aos estilos cascata, semi-cascata e literati:

1 - A altura deve ser mesmo aproximadamente igual ao diâmetro do tronco da planta;
2 - O comprimento deve ser aproximadamente igual a 2/3 da altura da planta;
3 - A largura deve ser menor que o comprimento, no caso dos vasos retangulares.

Certamente, irão surgir muitos casos em que estes parâmetros não se adequam. O mais importante é que resulte num conjunto, vaso + planta, harmonioso, ou seja, que o vaso não fique muito grande para a planta nem tampouco muito pequeno.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/05
Mensagens: 153
Localização: Natal/RN

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2005 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, Sergivaldo, mt obrigado pelas orientações. Vou segui-las e ver o resultado.
abçs
itaamr nobre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/03/05
Idade: 62
Mensagens: 397
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2005 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Itamar, tb acho que seja excesso de sol, a Jabuticaba se dá muito bem com pouco sol.
As minhas tb passaram por isso e quando as tirei do sol direto, se recuperaram rapidamente...
Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/05
Mensagens: 153
Localização: Natal/RN

MensagemEnviada: Dom Out 16, 2005 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, Marco, Muito obrigado. Já estou providenciando as medidas necessárias para recuperá-las.
abçs para todos
itama rnobre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil