FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mini Romã - Tem futuro?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Jun 20, 2010 10:58 am    Assunto: Mini Romã - Tem futuro? Responder com citação

No final do ano passado ganhei este mini romã do meu irmão no natal. Ele a comprou numa feira que estava de passagem por aqui, que veio do interior de SP. A plantinha estava bem debilitada, quando chegou, achei que pela longa viagem, daí deixei ela de molho por um bom tempo, pra ela se recuperar.O substrato, n parecia ideal, mas estava bem drenante, por isso n transplantei pra um escorredor, pois as raízes já me pareciam bem afetadas, a plantinha balançava toda no jarro... Por esses dias resolvi começar a mexer nela, fiz um poda, e essa semana devo tá transplantando ela pro escorredor finalmente. O problema é, outro dia vi aqui no tópico que o mini romã não engrossa o tronco, fiquei chocada! MAs nem por decreto? nem com reza brava? O meu tem uns 2 cm na base, n dá pra engrossar mais nem uns 2 cm? Queria q ele ficasse pelo menos com uns 5 cm... já q ele tem 30 de altura...

Aqui é ele quando chegou:




As folhas cairam todas, mas com o tempo ele ficou assim:




Há alguns dias fiz um poda nele e ele ficou assim:








Fiz um projetinho pra ele tb...








Pra alcançar meu projeto faltam surgirem dois galhos principais e condensar a copa. E claro, engrossar esse tronco. Será q n tem jeito?
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Jun 20, 2010 12:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

IanaMel, a desvantagem dessa variedade reside justamente na dificuldade de engrossar tronco. É a mais comercializada pelos "mausaistas" de plantão em supermercados e feiras, por considerarem os frutos pequenos um forte atrativo para os bonsaistas iniciantes e neófitos. Shocked

A bem da verdade, a melhor variedade de romanzeira, para cultivo, apresenta frutos médios, como a NEJIKAN:



Esta variedade apresenta como principal caracteristica o tronco retorcido naturalmente, como um parafuso:



No caso da sua, para vc não perder o investimento, aconselho usar um vasinho mais de acordo, com dimensões reduzidas, redondo, de cor ocre ou azul, para acondicionar a planta e esquecer, isto é, não se preocupar com grossura de tronco nem nada, vez que tal coisa é dificilima de ser conseguida, mesmo se plantada no solo. Rolling Eyes

É adubar, regar, plantadinha num vasinho, com os frutinhos intercalando-se a cada estação. Lembrando de deixar apenas um fruto por galho. Ou, então, deixar de produzir tantos e ater-se apenas às flores, que são lindas tambem e melhores, visualmente falando, que os frutos, na minha opinião, pois não comprometem os galhos. (os frutos ocasionam perdas de galhos, que secam. Por isso a recomendação de apenas um fruto por galho, para não perder estruturação aerea). O estilo, no caso da sua, o mais natural possível, evitando uso de arame, e podando apenas para reduzir o comprimento dos galhos, fazendo a triangulação a partir do primeiro galho para cima, isto é, até o apice. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 20, 2010 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa tenho uma mini romã aqui tb, já ia até plantar no escorredor essa primavera, para engrossar o tronco, mas pelo jeito vai continuar em vaso pequeno mesmo, Sad Sad Sad

Onde é que a gente encontra essa Nejikan???? Já tinha visto romã com o tronco retorcido, muito lindo por sinal, mas pensei que fosse obra de bonsaístas, não sabia que era naturalmente não...

Quero uma Nejikan Idea Idea Idea
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Com muito cuidado e sorte, ela chega à 12 anos, mas não engrossa.O ideal é conseguir uma muda de árvore de romã. Cool
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 11:46 am    Assunto: Responder com citação

Vive só 12 anos?
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

12 anos de vida só? Já providenciei 2 mudas de romã normal aqui, mas ainda quwero a Neijikan...
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 9:52 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não é verdade que a mini romã vive apenas 12 anos. Isso é balela!!! Laughing

A vida útil de uma romanzeira, qualquer que seja a variedade, é superior a 100 anos, conforme atestam lindos bonsai em sites japoneses e europeus. O que se tem que ter em mente é que a variedade mini não engrossa o tronco tanto quanto as demais variedades, apenas isso. O tronco chega no máximo a uns 5 ou 10cm de circunferencia, se plantada no solo e cultivada aí. A altura fica em torno de uns 80cm para 1,20m, no máximo. Shocked

A variedade NEJIKAN era comercializada no Brasil, em Atibaia/SP, no sitio Kadan. Há uns 5 anos atrás adquiri 4 mudas nesse local, pagando à época em torno de R$40 reais cada uma. As minhas estão todas no chão, para engrossar mais, enquanto mantenho a altura, exceto o galho apical, em torno de 60cm. Os frutos são de tamanho médio (mais ou menos do tamanho de um tomate. Very Happy

O sitio Kadan não vende pela net, apenas no local mesmo. Não sei se ainda tem muda de nejikan por lá, mas deve ter, pois não há muita saída dessa espécie, vez que a maioria dos bonsaistas nacionais não gostam de cultivar romanzeira. Very Happy

Atualmente estou desenvolvendo mudas novas a partir de galhos podados das minhas Nejikan, mas não estou comercializando ainda. Rolling Eyes

Embora o tronco retorcido seja uma caracteristica interessante e atrativa, plantas comuns tambem podem render lindos bonsai:

[img]http://travel.webshots.com/photo/1198158972015918565DjfxPS[/img]

A depender do tamanho da planta, uma boa estilização, um bom vaso, pode resolver metade do problema, resultando num ótimo bonsai de mini:

[img]ACDSee Photo Manager 2009 JPEG Image[/img]

Material comum, de viveiro ou yamadori em chacaras, sitios e fazendas, costumam render bem, com ótimos resultados:



Jonh Naka, grande mestre do bonsai, tinha a sua, com projeto desenhado por ele mesmo:



O pessoal lá fora dá preferencia a um bonsai com frutos, que com folhas, nas exibições:



NEJIKAN robusta:



A romanzeira tem um tronco bem resistente, duro, o que permite trabalho em shari. A planta abaixo, provavelmente resultado de um "quintaldori", renderá algo nesse sentido, futuramente:



Um dos melhores trabalhos em madeira morta (shari) em romanzeira, está nesse site:

http://kintall.blogspot.com/2009/12/punica-granatum-principio-de-um-projeto.html

Outro, show de bola tambem:

http://www.bonsaime.com/ficha/catalogo/2142

A romanzeira tambem é conhecida por: punica granatum, pomegranade, zakurô, melograno. Com esses nomes, acrescentando 'bonsai' à frente, pode-se visualizar na net um sem numero de bonsai dessa espécie.

Suas raízes, quando trabalhadas em garrafa pet, podem ser usadas para formar bonsai estilo ishitsuki (raiz sobre rocha):



Corrigindo trabalho alheio, podemos salientar que plantas de tronco fino jamais devem ser envasadas em vasos de bordas altas e grandes:



Outras, pedem vasos um pouco mais largos, mas ainda assim de bordas mais baixas:



Very Happy Very Happy Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Uma luz no fim do tunel!!!!!!!!!!!!!!! Obrigada Nicky!!! Já tava perdendo o gosto com a minha.... O que vc achou da minha? Tem algo que eu possa mudar? O que vc acho do projeto?? Eu imagino que pra essa espécie o ideal seria um hokidachi, mas como a minha n possuia o tronco ereto necessário ao estilo, resolvi por um moyogi. Eu ia transplantá-la pra um escorredor, faz o mesmo efeito que na terra? Tenho algumas plantas na terra já, e to meio sem espaço pra mais, pra colocar o roma eu teria q tirar alguma.
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Eu ficava satisfeita se o meu ficasse com uns 5 cm... não dá pra conseguir isso com alguns anos no escorredor?
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 5:12 am    Assunto: Responder com citação

Opa me animei de novo tb, valeu Nick...
Já vou colocar no escorredor, he,he,he.
Iana se eu fosse vc faria Hokidashi mesmo, a romã costuma secar galhos do nada, e secar um galho quando estamos estilizando em hokidashi é tranquilo, mas quando o estilo é moyogi faz uma falta, não tem nada pior do que ver secar aquele galho que vínhamos trabalhando a tempos, e vc não vai querer arrancar os frutos do seu bonsai toda hora para evitar que os galhos sequem, pq são o principal atrativo da planta, minha humilde opinião é claro, abraço.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

mini romã não é uma variedade que aceite na boa tudo que se faça com ela dentro do vaso, planta ela no chão e ela se vira sozinha por longos anos, mas no vaso não é bem assim não, todas condições em harmonia ok, um desviu, deu!Estas de supermercado então...

Nick! Tem bastante Romã diferente, a mini é modificada pelo homem para produzir frutos precocemente, está sequência de frutificações, duas vezes ao ano, gera um desgaste muito grande, sem os cuidados, não passa do terceiro ano

o clima no Brasil é muito variado, aqui no RS já perdi várias, a que mais longe foi, 12 anos.Enquanto a romazeira comum(árvore) entra ano e sai ano e blz

existe bastante planta legal, a míni romã tem que ser apenas uma na coleção, não morro de amores por ela.Minha opinião
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Jun 28, 2010 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Nesse caso ainda bem aqui no ceará só tem duas variações climáticas.... calor e mormaço!!! De frio a minha roma n morre...
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Seg Jun 28, 2010 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Mel tenho dois romãs iguais ao teu e não engrossa o tronco, fica sempre fino, como o Niki falou, a gente compra por causa dos frutos, mas para bonsai já desisti, apesar do teu já ter um tronco bem razoável. Os dois meus são galhos muitos finos, vou desistir e partir para uma muda de Romã com tronco mais grosso.
_________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Leao

Planta no chão e deixa à vontade. Daqui uns anos terás o prazer de praticar um ótimo yamadori!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Hehehe, n posso desistir da minha, foi presente. E tb tem que de todas as plantas q eu tenho, é a única que a minha mãe mostra pras visitas, só por causa dos frutinhos. Ela já brigou comigo pq eu podei, disse q eu ia matar a planta...
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil