FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caco de telha entr 1,5- 4,5 mm
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/06/10
Mensagens: 179
Localização: Rio Claro-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 7:45 pm    Assunto: Caco de telha entr 1,5- 4,5 mm Responder com citação

Olá, pessoal!
Venho compartilhar a forma que eu faço meu substrato.
Adquiri 2 peneiras com 17 polegadas. Uma com 1,5mm (conhecida como peneira de arroz) e outra com 4,5mm.
Além disso comprei uma marretinha para quebrar os tijolos/telhas.

Depois de quebrar a matéria bruta em cima de uma tábua de concreto, passo pela peneira de 4,5mm ja com a peneira de 1,5mm em baixo. O que ficar na peneira de 4,5mm eu pego e quebro novamente ou uso como auxilio na drenagem em vasos grandes.
O que ficar na de 1,5mm eu uso como parte do composto.
Como tenho aproximadamente 250 exemplares entra bonsai/pre-bonsai e mudas esse procedimento acaba sendo muito trabalhoso (faço 1kg por hora mais ou menos).

Alguém conhece algo que possa quebrar os tijolos/ telhas com mais efetividade?
Seguem as fotos:

[img]<script></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script></script><noscript></noscript>[/img]

[img]<script></script><noscript></noscript>[/img]

E o resultado: muito econômico, mesmo papel que a Akadama.

[img]<script></script><noscript></noscript>[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 40
Mensagens: 102
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Cara eu quebro com um paralelepípedo de calçamento ou uma pedra de granito. É fácil e rápido.
_________________
"Tudo quanto é velocidade não será mais do que passado, porque só aquilo que demora nos inicia."
Rainer Maria Rilke (1875-1926)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
andrebervig



Registrado: 05/05/09
Idade: 43
Mensagens: 34
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Em outro topico o pessoal cita o triturador eletrico e o um triturador de milho.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14427&postdays=0&postorder=asc&highlight=tijolo&start=0
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

É o uso de triturador de milho, ou "desintegrador" é um bom caminho. No entanto a aquisição individual deste equipamento pode ser considerada cara. Então nós da Associação Amigos do Bonsai estamos comprando, nesta semana, um desintegrador que será utilizado em conjunto. Aliás já marcamos uma reunião extra, no último sábado do mês para produzir uma quantidade razoável para que todos tenham acesso.
Para quem quiser comprar um sozinho, a dica é procurar lojas que vende máquinas agrícolas que muitas vezes tem desintegradores usados a preços bem interessantes. Em muitas propriedades rurais existem máquinas destas paradas pois as pessoas pararam de criar animais e deixaram de usar.
Ah! tem ainda a dica do Luciano, que dependendo da rua onde a pessoa mora, pode largar uma quantiade de cacos menores na rua, deixar uns dias os carros passando em cima para quebrar, depois recolher e peneirar. Um método bem "Tabajara", mas como dizem: funcionô, tá Bão.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/06/10
Mensagens: 179
Localização: Rio Claro-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 7:00 pm    Assunto: Com certeza! Responder com citação

Sim!
Eu sei que existem esses trituradores. Mas para um estudante de biologia isso não é nada barato! hahaha
Vou tentar com o paralelepipedo mesmo!
Tive a idéia de fazer um pilão com cabo de pau ferro (Caesalpinia ferrea) e a extremidade de concreto mas não sei se é uma boa idéia!
Será gente?


Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luciano Pessoa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/07/10
Idade: 43
Mensagens: 194
Localização: Curitba-PR

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Acho a idéia do pilão uma boa, pois voce vai conseguir triturar ele inteiro e bem mais fácil do que ficar amontoando os cacos maiores para moer de volta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivan



Registrado: 29/08/10
Mensagens: 2
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 2:49 pm    Assunto: Compre Responder com citação

Eu compro esses cascacalhos de cerâmica, custam aqui em Ribeirão o saco de 20 kilos cerca de R$ 10,00. Rende muito, más é complicado achar em outros lugares do Brasil, eu presumo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Sáb Set 11, 2010 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

gpsabino
Eu costumo ir aos depósitos de material de construção de minha região e nos lugares onde ficam os tijolos, telhas ou lajotinhas tem muito material que se quebra e acaba ficando por ali mesmo.
Sempre que peço, os donos me deixam pegar esse material sem eu pagar nada por isso e até agradecem pela limpeza que faço.
Depois é só coar nas peneiras.
Abraço,
Rogério.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/08/09
Mensagens: 133
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 2:49 pm    Assunto: Cerâmica moída barata e sem trabalho Responder com citação

Olá amigos,
Sou de SP e encontrei uma empresa que fornece diversos materiais para construção e paisagismo. Eles fabricam pedriscos "seixo" de rio, cerâmica moída e argila expandida em granulações variadas.
Como não são ligados a bonsai e são fabricantes de grandes quantidades, eles tem um preço mto bom e o frete é gratuíto para SP.

O unico problema é que a compra mínima é de 200 reais. Onde é muito material para uma pessoa apenas.
Então se alguem de SP Capital interessar, podemos nos organizar e comprar os R$200, dividindo o material e o custo.

Para ter uma idéia, um saco de cerâmica moída 3 a 5 mm de 20l / 10kg sai por R$10,20 , os periscos "seixo de rio" 4mm saco 20kg sai por R$8,40 , areia lavada especial de 25kg por R$11,40 , entre outros produtos que eles possuem, como casca de pinus, pedriscos em diverson tons de cores, etc....

Quem interessar e for de SP Capital podem me mandar mp ou respoder por aqui, deixando contato. Ai juntamos uma turma para compra.

Abraço a todos..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil