FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pé de Sombreiro: Clitoria fairchildiana
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 8:55 pm    Assunto: Pé de Sombreiro: Clitoria fairchildiana Responder com citação

Por aqui em Recife existem diversos "pés de sombreiro" ou "sombreiro", como alguns chamam a árvore Clitoria fairchildiana.

Existem vários na minha escola e sempre, sempre, sempre mesmo tem várias sementes brotando no chão. Lá existem centenas de mudas, de pequenas às mais grandinhas, mas não posso trazê-las para casa pois corro o riso de sujar a minha bolsa de areia xD, o que demonstra que não sei como fazer isso, nesse caso.

Mas as sementes já valem, e como disse, são muitas.

Hoje eu trouxe 3 para casa e estou plantando uma. Basta esperar germinar, se estiver em condições ideais.

Então, tal qual o propósito desse tópico, gostaria de saber se o Clitoria fairchildiana (sombreiro) é uma boa espécie para se trabalhar como bonsai.


Agradeço desde já ^_^
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2010 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, pelo o que estive visualizando nos últimos dias, as sementes de Clitoria fairchildiana gostam de muito sol, se possível exposição direta direto e acho que quanto mais umidade melhor.

De acordo com o Seed Germination Database (http://www.backyardgardener.com/tm.html) deve-se romper uma pequena parte da casca no lado oposto à posição do embrião para a penetração de água e colocá-lo de molho por 24 horas, se não estou enganado.

Considerando as condições de germinação que vi no colégio não as coloquei de molho mas, realizei o processo de rompimento da caca conforme indicado.

3 sementes foram coletadas nessa quarta-feira e apenas uma delas foi posta para germinar. Hoje notei o rompimento do outro lado a casca (lado do embrião) pela raiz (que é a parte que se desenvolve, "nasce" primeiro), ou seja, 3 dias até a germinação, sem contar o tempo em que a semente ficou exposta, no solo, na escola.

Além disso, reguei-a todos os dias para a absorção de água (repetindo, aquele rompimento na casca foi realizado justo para facilitar esse processo).



Bom, espero poder ajudar alguém com isso ^_^
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje, 3 dias após a germinação, notei o início da ramificação da raiz.
O futuro tronco ainda não saiu de dentro da semente, mas em breve romperá a casca e emergirá com seus dois cotilédones.

O Pé de Sombreiro é uma angiosperma dicotiledônia, tendo assim, raízes pivotantes.

Espero fazer dela um bom bonsai =D
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2010 11:14 am    Assunto: Responder com citação

A gema apical já saiu e suas duas folhas já estão abertas, em atividade.

Eu não gostaria de mexer na "forma primária" do tronco desta futura árvore, mas não sei se manterei isso.. Preciso de espaço aqui em casa, mais ainda para usar escorredores e mamadeiras.

Também estou plnatando uma Leucena, do mesmo jeito, desde a semente. A danada germinou em 2 dias, pulando para fora da casca xD
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

O Pé de Sombreiro continua firme e forte!
Ontem ele fez aniversário de 1 mês e já está com 15 cm. Espero conduzí-lo bem, muito bem! =D

A propósito... vi num tópcio sobre Jatobá, alguém falado que existem ainda diversas plantas do Brasil que ainda não foram trabalhadas como bonsai...
Bem, não encontrei nenhuma imagem sobre algum bonsai de Pé de Sombreiro no Google Imagens... Será que sou pioneiro nisso? xDDD
E ainda fazendo desde a semente... ;D xD

Acima de tudo, sendo pioneiro ou não, espero estar contribuindo para o desenvolvimento do bonsai nacional com isso. =D
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 12:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Guilherme,
Poste as fotos para nós, eu gostaria de saber como é esse "sombreiro".
Very Happy
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

Postarei sim! =D
Só ando meio sem tempo, muito ocupado... Mas espero poder upá-las nesse fim de semana.

Tenho fotos da semente até o estágio atual ;D


Ps.: é "Pé de Sombreiro" porque produz muita sombra xD É muito usado em estacionamentos de veículos.... ^_^
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Será Amendoeira? Rolling Eyes
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Set 01, 2010 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Não, não, é Pé de Sombreiro mesmo... ^_^
Agiosperma dicotiledônea com frutos indeiscentes do tipo vagem...
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 1:13 am    Assunto: Responder com citação

posta fotos ... vou acompanhar sua aventura nesta maravilhosa trajetória!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui estão as fotos:

Álbum no Flickr: http://www.flickr.com/photos/52687928@N05/sets/72157624759625381/

Eu preciso confessar que amarrei a planta apenas para garantir que sua estrutura ficasse bem, já que na minha varanda venta muito.
(Meu objetivo não foi e não é moldar a planta, mas consideremos que isso aconteceu "naturalmente" enquanto eu fazia as amarrações, mesmo tentando colocá-la na forma original.)

"Então por que você colocou-a na varanda?" A janela do meu quarto é o único local onda o sol pode bater diretamente nas plantas... mas as folhas do Pé de Sombreiro estavam ficando queimadas, daí ele foi passado para a varanda, onde a média de iluminação diária é mais forte, mas é onde o sol não bate diretamente.

Mas para ser sincero, acho que vou retirar parte da amarração...
O topo está ficando inclinado porque o arame é fino e bem flexível.

Sobre o trasnplante, coloquei-a num substrato hiper-drenante: areia de praia, de parquinho (que peguei do parquinho aqui do condomínio ;D xD).
Isso vai forçar um melhor desenvolvimento das raízes e, por consequencia, forçar um melhor desenvolvimento dos ramos.
Aprendi que ela já deveria ter nascido em substrato drenante... Mas é assim mesmo xD
Fazendo e aprendendo.... =P

--- Caso não vejam as fotos, aqui estão elas:


























Transplante:




















Uma tentativa frustrada de aramação: coisa de aprendiz teimoso =P




_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)


Editado pela última vez por Guilherme Cahú em Dom Jan 30, 2011 6:50 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Guilherme! Você comentou que não tem condições de pegar as mudas do sombreiro porque tem medo de sujar a mochila, eu tinha a mesma preocupação na minha escola porque era louco pelas mudas de leucena que havia por lá, até que um dia arranjei coragem e peguei minhas ferramentas xD
Levei uma pá de jardim, uma tesourinha de poda e meu borrifador, a, e dois saquinhos daqueles de colocar miçanga (aqueles que a maioria das mães tem).
Peguei as mudas na aula de Educação Física (já que as aulas são apenas de futebol e eu odeio futebol... Confused). Coloquei terra do local mesmo dentro do saquinho, peguei a muda, podei no lugar mesmo coloquei no saquinho e completei com terra.
A partir daí para voltar para a sala e também para ir embora eu levei as mudas na mão mesmo.
Foi muito fácil (a não ser pelas risadinhas e provocações de "amigos") e prático, e as mudas estão perfeitas!
De tão gostoso que foi peguei mais um monte delas e agora estou com 11 mudas aqui em casa O.o
Vá atrás do que você quer, não ligue para balelas e boa sorte!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

xD Acho que você é como eu... Bom achar alguém assim! ^_^ Então, em questões de comportamento, não estou sozinho -lol xD

Bom, eu tava pensando em pegar umas mudas lá da escola mesmo, em especial uma, que devia ter uns 40 cm, mas...
TT__TT Limparam o chão, e arrancaram todas as plantinhas que tinha ali, recentemente.
Acho que aproveitaram o tempo em que fiquei 3 dias em uma feira de ciências, fora da escola, para colocarem em prática o plano de sabotagem do projeto bonsai/pé de sombreiro ò.Ó

Resta agora pegar terra pobre, bem pobre, plantar um...

... De certo modo, já tenho um, mas verei se consigo trabalhar em outro também.

Citação:
Vá atrás do que você quer, não ligue para balelas e boa sorte!

É isso aí! Very Happy
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Digo a mesma coisa a respeito de você! É ótimo encontrar outra pessoa com o mesmo gosto que o meu ;D
Putz cara... também teve uma época que estava de olho em uma "leuceninha" mas... limpeza... POR QUE FAZER ISSO MEU DEUS???!!!
Mas a minha sorte é que tem um cantinho que eles não limpam (cantinho mesmo, no meio do nada) então dei a sorte de achar várias mudas lá.
Mas sua escola deve ser grande, há áreas que eles não limpam, fuça bem que você acha!
Abração e boa sorte!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

xD Valeu!
Ficarei de olho lá! ;D
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil