FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato - mais um tópico!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2010 1:59 pm    Assunto: Substrato - mais um tópico! Responder com citação

Vem chegando a primavera... todos ávidos para botar a mão na massa, ou melhor, nas árvores...

Estava consolidando meus conhecimentos, ainda básicos, para substratos e a medida que fui lendo, mais fui ficando com dúvidas.

Hoje eu uso como substrato 1/3 de caco de ceramica (2 a 5 mm), 1/3 de areia de rio peneirada (2 a 5 mm) e 1/3 de terra e tem-se mostrado adequado, apesar de compactar o substrato com o tempo.

Sei que não existe um substrato ideal, único para todas espécies e para todas regiões do país, porém gostaria de usar a experiência dos demais para chegar em uma fórmula ótima.

Lendo cheguei a um resumo:
50 a 60% de caco cerâmico ou argila expandida (2 a 5 mm)
10 a 20% de areia grossa de rio (2 a 5 mm)
20 a 30% de condicionador de solo industrial (PlantMax)
"um pouco" de carvão vegetal

O que acham desta fórmula?

Dúvidas:
1) Onde conseguir argila expandida moida?
2) Como obter areia grossa de rio? Ficar horas peneirando não tão divertido assim...
3) O que posso entender por "pedrisco"? Em construção civil é pedra moída (brita) em granulometria pequena, usada para assentar calçadas/pavers... é isso?
4) O que posso entender por "terra granulada"? É o mesmo terra de cupinzeiro? É recomendado o uso?
5) O uso de humus é recomendado? Sim, não, pq?
6) Casca de pinus moida é recomendado?
7) E a fibra em pó de coco, dá para usar? (Eu tenho obtido bastante sucesso em alporquias)

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

1) Onde conseguir argila expandida moida? Não é necessário o uso específico desta argila.

2) Como obter areia grossa de rio? Ficar horas peneirando não tão divertido assim... Primeiro precisa encontrar o rio e peneirar faz parte das tarefas.

3) O que posso entender por "pedrisco"? Em construção civil é pedra moída (brita) em granulometria pequena, usada para assentar calçadas/pavers... é isso? Geralmente se usa brita no fundo do vaso pra drenagem, pedrisco pode-se entender por areia grossa.Estradas de chão batido, acumula nos cantos areia fofa, grossa, perfeita, quem anda de moto sabe qual estou falando, é a que te leva pro chão.

4) O que posso entender por "terra granulada"? É o mesmo terra de cupinzeiro? É recomendado o uso? Terra granulada é toda terra livre de partículas finas, é leve, fofa, drenante e de preferência nutritiva.Ex: Turfa(matéria orgânica de fundo de rio).Terra de cupinzeiro pode se usar sim, mas sem garantias nutricionais, deverá ser acompanhada de um plano de dubação e é recomendada pela capacidade de drenagem e por manter a umidade.

5) O uso de humus é recomendado? Sim, não, pq?Sim, em plantas frutíferas e floríferas, em outras plantas seu uso se reduz à uns 30%

6) Casca de pinus moida é recomendado? Mantem umidade, em algumas é interessante, tipo o próprio pínus.

7) E a fibra em pó de coco, dá para usar? (Eu tenho obtido bastante sucesso em alporquias) Nunca usei, mas se fez sucesso com alporquias é porque mantem bem a umidade e acredito que seja bem drenante.

Esse é meu ponto de vista, não devemos levar à risca tudo, temos sim que fazer nossas próprias experiências, mesclando informações daqui, dalí, tentando, anotando, observando resultados.
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Prumodeg!

Antes de mais nada , a Eucatex não fabrica mais o Plantmax. Achei um similar (Top garden ) na loja CDA, no Ceasa. 25 kg a 10,00 reais.

Vamos à tuas dúvidas:

1) Onde conseguir argila expandida moida?

Eu compro em saco de 40 litros, no distribuidor, em Colombo/PR. Uso a base de 30% nas minhas misturas. Tem ótima retenção de umidade sem encharcar. Inerte e estéril.
Distribuidor Qualivida
Terezinha Caetano
3621-2695 / 9196-4285


2) Como obter areia grossa de rio? Ficar horas peneirando não tão divertido assim...

Só uso areia grossa para estacas. Uso de construção e peneiro. Não preciso muito.

3) O que posso entender por "pedrisco"? Em construção civil é pedra moída (brita) em granulometria pequena, usada para assentar calçadas/pavers... é isso?

O pedrisco que uso varia de 1 mm a 5 mm, conforme a planta. Parte peneiro de construção, parte compro em sacos de 30 kg na loja O Bonsai.

4) O que posso entender por "terra granulada"? É o mesmo terra de cupinzeiro? É recomendado o uso?

Não uso terra granulada. Uso Condicionador de solo.
Neste ano irei usar um pouco de terra vermelha (rica em ferro)


5) O uso de humus é recomendado? Sim, não, pq?

Não uso Humus.


6) Casca de pinus moida é recomendado?

Sim, mas veja que seja bem seco.

7) E a fibra em pó de coco, dá para usar? (Eu tenho obtido bastante sucesso em alporquias)

Também não uso fibra de coco. Uso palha de cana triturada para algumas orquídeas e Flor de Maio. Para alporquia uso esfagno picado e agora comecei a usar vermiculita.

É isso aí!

Prumo quando é que vamos com o Ricardo Hentz fazer Yamadori de branquilho?

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2010 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas de substrato, sei que não é um assunto conclusivo e também não existe uma fórmula definitiva, mas agora tenho mais informações para os futuros testes e experimentos.

Elio, desde semana passada estava a pensar no Yamadori, pois pelo que tenho visto as plantas já estão saindo da hibernação... se este final de semana a chuva deixar, eu vou começar a dar uma investigada na região...

Tenho também vários pés de um tipo de ligustro lá em casa que minha esposa quer remover, alguns dão um bom material para yamadori.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2010 10:24 am    Assunto: Responder com citação

cacos de tijolo e ou telha






turfa






pedrisco e ou areia grossa






terra vegetal







Com a combinação desses quatro elementos eu componho meus substratos, tenho tido êxito e um custo bem baixo



Abç! Idea
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2010 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Sempre tive uma dúvida.
Ao particionar o tijolo ou telha, temos que tomar um cuidado extremo para nao provocar ferimentos com eles em nossas mãos.
Ou seja, em pedacos pequenos eles se tornam cortantes. Minha dúvida é:
Isso não pode ser prejudicial contra as raízes capilares da planta/bonsai?

eu uso sim porém com muito medo.
meus cacos de tijolo ou telha sao quebrados na base da "PORRADA" é martelo ou marreta. Cansativo mas nem tanto, ainda tenho poucas plantas.


Espero nao estar exagerando na minha dúvida.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2010 9:33 am    Assunto: Responder com citação

Laudir

Eu nunca me cortei com os cacos de telha, e olha que sou meio desastrado... mas consegui martelar o dedo Sad

Acho que enquanto não se mexer no substrato não se tem este risco, pois por mais que acha compactação do substrato, não há um "choque" físico para talvez provocar a ruptura das raízes mais finas

E quanto ao carvão vegetal? Tem gente que defende tem gente que diz não precisa...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/02/10
Idade: 43
Mensagens: 413
Localização: Garanhuns-PE

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2010 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde a todos, eu uso como pedrisco o Chamote, encontrei detalhes em http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7301&highlight=&sid=4a6c82755609d3e5acf96c6ca22c40e3 , uso terra vegetal, Casca de pinus para as Azaléias, Areia lavada eu compro areia de filtro de piscina, parece açúcar, húmus e fibra de côco eu não uso, dá muito certo comigo para a maioria das plantas.
_________________
Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ampporto



Registrado: 17/08/10
Mensagens: 22
Localização: Campo Grande -MS

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2010 5:04 pm    Assunto: compostagem Responder com citação

essa compostagem serve pra qual tipo de planta?

abraços
_________________
Cuidado com o stress porque : ' Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2010 9:57 am    Assunto: Responder com citação

Descobri que o PlantMax foi descontinuado pela Eucatex.

O que eu encontrei foi o Garden Plus, da Florestal, o que acham:

"SUBSTRATO PARA PLANTAS GARDEN PLUS TURFA FÉRTIL é um produto a base de turfa, desenvolvido para substituir as terras de vasos, floreiras e jardins. Este produto é registrado no Ministério da Agricultura, tendo pH = 5,8±0,2 (...)"


http://www.florestalsa.com.br/index.php/produtos/ver/garden-plus-19
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil