FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minhoquinhas transparente e mosquitinhos dentro do substrato
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson A L



Registrado: 11/08/10
Mensagens: 4
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 11:47 pm    Assunto: Minhoquinhas transparente e mosquitinhos dentro do substrato Responder com citação

Olá pessoal, estive revirando uma camada fina e superficial do substrato dos meus bonsais e percebi que haviam várias ¨minhoquinhas¨ transparentes e minusculas isso é normal ? Eu nunca tinha visto esse espécime com todas as características de uma minhoca porém transparente, do tamanho e diâmetros aproximado de um cílio (de sombrancelha humana).
Também ví que tem alguns mosquitinhos ou mosquinhas saindo de dentro do substrato, acho que essas "minhoquinhas" são larvas que se transformam nesses "mosquitinhos ou mosquinhas", já tentei óleo de neem mais as larvas continuam vivas e as mosquinhas ou mosquitinhos insistem em ficar entrando no substrato, alguem sabe o que é isso ??? como acabar com esse problema ???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 9:16 am    Assunto: revivendo tópico! Responder com citação

Anderson, estou tendo o mesmo problema por aqui! Essas larvinhas me parece que surgiram nos pellets de adubo que eu coloquei em cima do substrato... Meus ecorredores estão com esses mosquitos também e não sei o que fazer!

Alguem com mais experiencia poderia nos dar uma ajuda?
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Anderson A L



Registrado: 11/08/10
Mensagens: 4
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 9:26 pm    Assunto: Re: revivendo tópico! Responder com citação

Rafael de Paiva Pontes escreveu:
Anderson, estou tendo o mesmo problema por aqui! Essas larvinhas me parece que surgiram nos pellets de adubo que eu coloquei em cima do substrato... Meus ecorredores estão com esses mosquitos também e não sei o que fazer!

Alguem com mais experiencia poderia nos dar uma ajuda?


Boa noite Rafael, logo de cara eu havia percebido que esse problema surgiu após eu usar "TORTA DE MAMONA" (não usarei mais), andei perguntando a bonsaistas aqui no Rio e a informção que obtive é que é muito comum aparecer esses "bichos" quando se usa torta de mamona ou farinha de osso.
A solussão que encontrei foi trocar todo o substrato (bonsai em vasos e também escorredor) já que com o óleo de "Neem" não obtive nenhum resultado, até o momento as larvas desapareceram mas os moquitinhos continuam...[/u]
_________________
"CARPE DIEM"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

ah entendi Anderson! Eu vou tentar uma calda que me indicaram, usando fumo de rolo caso queira dar uma conferida:
http://www.agroecologia.inf.br/conteudo.php?vidcont=162

se nao der certo eu vou trocar o substrato também!
mas valeu!!!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho que sei qual mosquitinho é esse, tive uma infestação braba deles após usar humus de minhoca, eles estavam me tirando do sério, usei SBP, até tentei mata-los com o aspirador de pó (pois é, olha o que o desespero faz com a gente Rolling Eyes), então, num belo dia, tive a idéia de usar terra arenosa (daquelas que não são areia, mas parecido, cheio de pedriscos) e então eles pararam de vir.
Eu fiz assim, diminui um pouco a quantidade de humus e depois, coloquei uma camada de um dedo de "areia" em todos os vasos. Depois, mais uma borrifada de SBP e já era Very Happy .
Tente fazer isso, dá um ótimo resultado!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 11:47 pm    Assunto: Responder com citação

nao a porque parar com a adubaçao so faça como pedro falou use o adubo FO + TM e depois coloque um pouco de areia sobre ...
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil