FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JLT - AMOREIRA FICHA TÉCNICA
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2010 10:15 am    Assunto: JLT - AMOREIRA FICHA TÉCNICA Responder com citação

Amoreira

Resolvi postar este tópico no intento de ajudar os novatos que queiram se aventurar pelo mundo do bonsai com esta espécie.

Ficha técnica:

Nomes Comuns: Amoreira Branca e Amoreira Negra
Nome cientifico: Morus Alba e Morus nigra
Origem: Ásia
Família: Moraceae
Factos Históricos: A amoreira branca cultiva-se desde a antiguidade (à 4000 anos), para alimentar os bichos-da-seda com as suas folhas. Foi introduzida na Europa pelos Gregos e Romanos, presumivelmente trazida da Pérsia.
Descrição: Árvore de crescimento lento que pode alcançar os 6-14 m de altura. A copa da árvore é muito densa e tem folha caduca.
Polinização/fecundação: As flores, masculinas e femininas encontra-se na mesma árvore (autofertil), não sendo necessário mais de uma árvore para ter frutos. A floração ocorre no Fim do Inverno-Primavera.
Ciclo Biológico: Espécie que pode durar entre 75-200 anos e frutifica no 8-10º ano, tendo o seu máximo produtivo entre o 20-25 anos de vida.
Variedades mais cultivadas: “Bellaire”, “Chaparral”, “Hempton”, “Stribling” e “Urban” (Amoreira branca); “Black Persian”, “Kaester”, “Riviera”, “Russian”, “Shangi-La” e “Wellington”, “Chelsea” (negra ou vermelho escuro) e “Collier” (roxa).
Parte Comestível: O fruto, que tem o comprimento de 3-4 cm.

Condições Ambientais

Tipo de Clima: Temperado quente, subtropical e tropical.
Solo: Prefere solos profundos, ricos, quentes, soltos, de natureza calcárea-argilosa e permeáveis. O pH deve situar-se entre os 5,5-7,0.
Temperaturas: Ótimas: 20-25ºC Min: -10 ºC Max: 30ºC Morte da planta: -29ºC
Exposição Solar: Sol pleno ou parcial.
Ventos: Muito sensível a ventos fortes
Altitude: 0-2000 m
Quantidade de água: Tolerante à seca

Fertilização

Exigências nutritivas: 1:1:1 (azoto: fósforo: potássio)
Adubação: Com estrume de cavalo, peru ou porco e composto.
Adubo Verde: Centeio, mostarda branca e fava.
Preparação do solo: Lavrar o solo superficialmente (máximo de15cm de profundidade) com uma ferramenta do tipo “actisol” ou uma fresa.


Minhas experiências com a amoreira na arte do bonsai:

Rega: O ideal é manter ela sempre bem regada com um substrato bem drenante. Fiz o teste com uma muda e mantive ela em condições de enxarcamento, respondeu bem, soltou uma verdadeira cabeleira de raízes.
Substrato: Sobrevive com qualquer substrato. Para bonsai, recomendo
Citação:
40+20+20+20:
40 % de areia grossa (de construção mesmo)
20% de cacos de tijolo na medida de 5mm
20% de pedriscos (aqueles peneirados da areia grossa)
20% de esterco bovino curtido. Lembre-se que deve ser bem curtido para que nao queime as raízes.

Desfolha: Aceita bem a desfolha total e parcial. Recomendo nao cortar a folha com o pecíolo junto (o talo da folha). Corte a folha bem rente ao fim do pecíolo. Para cada pecíolo que ficar, entre ele e o galho, irá brotar um novo galho.
Podas: Não trabalhei muito com podas. Porém ela aceita numa boa. Poda radical e parcial.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2010 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Eu to com um problema aqui com minhas amoras
Sempre que podo e faço desfolha seca algum galho.
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2010 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Eu costumo fazer a desfolha separada da poda
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Eu queria saber diferenciar elas.
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 10:41 am    Assunto: Responder com citação

primeiro 1 salve ao meu vizinho de cidade aki...

bom amigo, eu descordo com alguns argumentos ae.
tipo não conhesso planta melhor pra brotação q a amora, pra ter ideia plantei 1 dela e 1 de acerola (q tb num e lenta) quando os brotos da acerola apareceram com media de 0,05cm os 3 brotos q sairam da amora ja estavam com aprocimadamente 5cm, e quanto as raises realmente naceu uma cabeleira enorme q ate me assustei. minha muda atualmenteesta com aproximadamente 45 dias e tem raises saindo pra todo canto q no caso ja estou ageitando aki pra mudar pra 1 vaso maior.

quanto ao tempo de frutificação, eu numca cauculei sertinho mais acho q não e isso tudo não, eu jogaria numa media de 3 anos no maximo, tenho 1 em casa quando mudei pra la (1,5 anos) ela era uma muda de 2 metros de altura ( uns 3 ramos compridões) e no final do ano passado ela ja produziu e esse ano tb Incluse ta com frutus agora (num e muito mais tem).

e como vc disse elas adoram agua, a q plantei usei akele metodo da garafa pet virada com o fundo cheio de agua, e ela saiu tata raiz q num vejo mais a parte do troco q fico dentro da agua e o fundo onde ficava a agua a lotado de raiz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil