 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 11:41 am Assunto: Videira Bonsai |
|
|
Yamadori realizado há seis anos, juntamente com o bonsaista Duilio Maciel (forista conhecido como Newbe), essa videira foi envasada em um vaso artesanal, confeccionado pelo bonsaista Francisco Lustosa, adequando-se bem a ele. Este ano, emite sua primeira frutificação, a qual apresento aos nobres colegas foristas para apreciação e opiniões. O substrato é constituido de caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão vegetal e casca de pinus:
Detalhe do tronco, seco e escavado, mas bem vivo e nutrido:
Substrato, descrito inicialmente, apresenta-se bem composto e firme, prendendo bem as raízes:
Parte traseira da planta, mostrando um nódulo no centro do tronco, denunciando sua curvatura nesse ponto:
Sabamiki no tronco, caracteristica peculiar dessa planta, mostrando seu interior, morto na aparencia, mas bem vivo, como mostram seus frutos:
No inicio do mes de julho foi feita uma desfolha total, bem como aramação visando estruturar melhor os galhos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Becker 3.o PASSO


Registrado: 24/03/10 Mensagens: 575 Localização: Caçador-SC
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 1:09 pm Assunto: |
|
|
Sensacional Nickyfury,que inspiração hem,trabalho digno de mestre,parabénsss.....  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
hraphi 4.o PASSO


Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 2:41 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pela planta Nick, não deixe de colocar fotos quando as uvas estiverem maduras ok?
Adoro videiras, tenho uma mas está muito fina ainda, foi obtida através da raiz de uma videira com mais de 20 anos, com quanto tempo vc acha que ela deve frutificar?
E as podas como devemos realizar para favorecer a frutificação?
Abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 6:03 pm Assunto: |
|
|
Beleza, véio!
Eu ando atrás de algumas mudas de porte e parece que meu genro vai me arrumar algumas.
Ah, bem acertado o substrato.
Vamos acompanhar a maturação da fruta, heim!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
Lindo, lindo, fiquei com inveja..
Nickfury, sugiro que remova alguns dos cachos. Assim a planta não irá se exaurir, e os cachos restantes serão maiores e mais vistosos. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 9:07 pm Assunto: |
|
|
Que beleza Nicky, parabéns.
O conjunto está muito harmônico. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 13, 2010 9:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Agradeço aos nobres colegas e amigos pela calorosa acolhida a esse meu trabalho. Infelizmente, porém, não sei se terei a oportunidade de colher qualquer desses frutos. O clima da região em que moro não é dos mais propícios para a maturação de uvas, tanto é assim que, no local em que foi retirada essa planta existia um parreiral, plantado por um fazendeiro aqui da area, que investiu muito e perdeu tudo, pois não logrou exito em produzir nem um cacho sequer.
De qualquer maneira, ficarei atento aos detalhes, incluso no sentido de retirar alguns dos cachos, aleatoriamente, para tentar, quem sabe, que apenas um vingue o bastante para mostrar oportunamente a voces. Se forem no mesmo caminho das uvas japonesas (Parthenocissus tricuspidata) que tenho e que, vez ou outra, emitem um ou dois cachinhos de uvas que secam e caem, então nada feito.
É o que dá não morar em Curitiba ou qualquer outra cidade sulista, né? rss Em todo caso, ao menos resta o bonsai da videira (sem frutos maduros) com a floração inicial e os cachos iniciais para admirar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Set 13, 2010 6:17 pm Assunto: |
|
|
Belo, molto belo Nicky.
Sem dúvida uma grande aventura, manter e frutificar uma videira num espaço tão reduzido e ainda aí neste clima. Espero que consiga salvar ao menos um destes cachos.
Sua planta me inspira a fazer o mesmo, já tenho o material, só falta tirar do chão e trabalhar no vaso, e a nossa época de retirada está quase no fim...
Parabéns, eplo trabalho.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 13, 2010 6:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, agradeço seus comentários elogiosos ao meu trabalho. Realmente, é gratificante vermos os frutos, literalmente falando, resultantes do nosso esforço diário no trato com nossas plantas.
Infelizmente, sei por experiência própria que nenhum desses cachos irão maturar. Mas, ainda assim, sinto-me gratificado por esse resultado, razão mais que justificável para, se não perduram as uvas, ao menos eu possa então fazê-las durar nas fotos que tirei.
Quanto ao espaço reduzido, não é essa mesma a intenção e finalidade de sermos bonsaistas? Produzir flores ou frutos em espaços diminutos como vasos de bonsai, ou bandejas feitas de lajes de pedra é, em ultima analise, o objetivo maior que, apaixonadamente, todos nós almejamos atingir. Oxalá, então, vira e mexe consigamos chegar perto disso, alguma vez, como agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Abr 23, 2012 6:22 pm Assunto: |
|
|
Alôôô !!!!
Grande amigo Nicky.....que beleza de post....
Infelizmente o clima de sua região não favorece a videira.
Que peninha.
Como a planta está agora ? _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 6:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Angela, minha dileta amiga, minha vitis está assaz bem. Estou mais que satisfeito com ela, apesar da certeza de que seus frutos, por mais que eu me esforce, venham a algum dia crescer e ficarem ótimos, como nas vitis que vemos na net, ou nos parreirais do sul. rsssss Paciência, né? o importante e cuidar da parte aerea, melhorar o nebari e manter o tronco sempre bem trabalhado e protegido.
Por isso, posso dizer a voce que minha vitis se mantem tal e qual como nas imagens acima, exceto talvez por uma ou duas correções minimas na parte aerea, visando apenas alguma melhoria na estruturação aerea. Tirante isso, seguimos, eu e ela, em bom acordo. rssss
Marcos, quanto a sua colocação, creio que fiz recentemente uma boa resposta num desses post a respeito de videira, talvez até mesmo no seu, nem me recordo mais. De qualquer forma, indiquei alguns ótimos links para quem se interessar em pesquisar modelos de trabalho com essa espécie. Bis in idem, nem pensar. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 10:55 pm Assunto: |
|
|
Alô !
Grata pela pronta resposta amigo Nicky.
Continue tratando muito bem a videira.
E sua CALLIANDRINHA ????
Como está ?
Torço para que esteja tudo bem. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 8:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Angela, minha Caliandra está sempre ótimo, pois o cuidado que mantenho ela é constante, diário, exclusivo e excludente a tudo o mais, pois apenas ela é, de tudo o que tenho hoje, o que mais me importa realmente. rssss
Obrigado por perguntar, aliás. Um grande e terno abraço, minha amiga, e tudo de bom para voce, sempre. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 4:47 pm Assunto: Videira |
|
|
Ola meu amigo e mestre,como sempre seus trabalhos sao lindo e excelentes e uma aula cadda vez que acompam=nho seus trabalhos.Ando meio sumido em virtude de muito trabalho mas nao parado tenho feito otimas colheitas e estou esperando o momento certo de posta-las aqui.Sua videira e linda tenho duas e estou tentando cultiva-las .Mais uma vez PARABENS pelo trabalho.
Abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|