FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Videira Bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2010 11:41 am    Assunto: Videira Bonsai Responder com citação

Yamadori realizado há seis anos, juntamente com o bonsaista Duilio Maciel (forista conhecido como Newbe), essa videira foi envasada em um vaso artesanal, confeccionado pelo bonsaista Francisco Lustosa, adequando-se bem a ele. Este ano, emite sua primeira frutificação, a qual apresento aos nobres colegas foristas para apreciação e opiniões. O substrato é constituido de caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão vegetal e casca de pinus:

Detalhe do tronco, seco e escavado, mas bem vivo e nutrido:

Substrato, descrito inicialmente, apresenta-se bem composto e firme, prendendo bem as raízes:

Parte traseira da planta, mostrando um nódulo no centro do tronco, denunciando sua curvatura nesse ponto:

Sabamiki no tronco, caracteristica peculiar dessa planta, mostrando seu interior, morto na aparencia, mas bem vivo, como mostram seus frutos:

No inicio do mes de julho foi feita uma desfolha total, bem como aramação visando estruturar melhor os galhos. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2010 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked Sensacional Nickyfury,que inspiração hem,trabalho digno de mestre,parabénsss..... Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2010 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns pela planta Nick, não deixe de colocar fotos quando as uvas estiverem maduras ok?
Adoro videiras, tenho uma mas está muito fina ainda, foi obtida através da raiz de uma videira com mais de 20 anos, com quanto tempo vc acha que ela deve frutificar?

E as podas como devemos realizar para favorecer a frutificação?

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2010 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza, véio!
Eu ando atrás de algumas mudas de porte e parece que meu genro vai me arrumar algumas.
Ah, bem acertado o substrato.

Vamos acompanhar a maturação da fruta, heim!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2010 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Lindo, lindo, fiquei com inveja.. Twisted Evil
Nickfury, sugiro que remova alguns dos cachos. Assim a planta não irá se exaurir, e os cachos restantes serão maiores e mais vistosos.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2010 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Que beleza Nicky, parabéns.
O conjunto está muito harmônico.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 9:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Agradeço aos nobres colegas e amigos pela calorosa acolhida a esse meu trabalho. Infelizmente, porém, não sei se terei a oportunidade de colher qualquer desses frutos. O clima da região em que moro não é dos mais propícios para a maturação de uvas, tanto é assim que, no local em que foi retirada essa planta existia um parreiral, plantado por um fazendeiro aqui da area, que investiu muito e perdeu tudo, pois não logrou exito em produzir nem um cacho sequer. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

De qualquer maneira, ficarei atento aos detalhes, incluso no sentido de retirar alguns dos cachos, aleatoriamente, para tentar, quem sabe, que apenas um vingue o bastante para mostrar oportunamente a voces. Se forem no mesmo caminho das uvas japonesas (Parthenocissus tricuspidata) que tenho e que, vez ou outra, emitem um ou dois cachinhos de uvas que secam e caem, então nada feito. Sad Sad

É o que dá não morar em Curitiba ou qualquer outra cidade sulista, né? rss Laughing Laughing Em todo caso, ao menos resta o bonsai da videira (sem frutos maduros) com a floração inicial e os cachos iniciais para admirar. Very Happy Wink

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Belo, molto belo Nicky.
Sem dúvida uma grande aventura, manter e frutificar uma videira num espaço tão reduzido e ainda aí neste clima. Espero que consiga salvar ao menos um destes cachos.
Sua planta me inspira a fazer o mesmo, já tenho o material, só falta tirar do chão e trabalhar no vaso, e a nossa época de retirada está quase no fim...
Parabéns, eplo trabalho.

abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 6:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, agradeço seus comentários elogiosos ao meu trabalho. Realmente, é gratificante vermos os frutos, literalmente falando, resultantes do nosso esforço diário no trato com nossas plantas. Very Happy

Infelizmente, sei por experiência própria que nenhum desses cachos irão maturar. Mas, ainda assim, sinto-me gratificado por esse resultado, razão mais que justificável para, se não perduram as uvas, ao menos eu possa então fazê-las durar nas fotos que tirei. Laughing Laughing Laughing

Quanto ao espaço reduzido, não é essa mesma a intenção e finalidade de sermos bonsaistas? Produzir flores ou frutos em espaços diminutos como vasos de bonsai, ou bandejas feitas de lajes de pedra é, em ultima analise, o objetivo maior que, apaixonadamente, todos nós almejamos atingir. Very Happy Oxalá, então, vira e mexe consigamos chegar perto disso, alguma vez, como agora. Very Happy

Marcos Jose Hereck
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, gostaria da ajuda do amigo com a minha videira, é minha primeira experiencia com esta especie:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=198548#198548
att.
Marcos Hereck
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Alôôô !!!!
Grande amigo Nicky.....que beleza de post....
Infelizmente o clima de sua região não favorece a videira.
Que peninha.
Como a planta está agora ?
Angela Fernandes
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 6:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Angela, minha dileta amiga, minha vitis está assaz bem. Estou mais que satisfeito com ela, apesar da certeza de que seus frutos, por mais que eu me esforce, venham a algum dia crescer e ficarem ótimos, como nas vitis que vemos na net, ou nos parreirais do sul. rsssss Paciência, né? o importante e cuidar da parte aerea, melhorar o nebari e manter o tronco sempre bem trabalhado e protegido.

Por isso, posso dizer a voce que minha vitis se mantem tal e qual como nas imagens acima, exceto talvez por uma ou duas correções minimas na parte aerea, visando apenas alguma melhoria na estruturação aerea. Tirante isso, seguimos, eu e ela, em bom acordo. rssss

Marcos, quanto a sua colocação, creio que fiz recentemente uma boa resposta num desses post a respeito de videira, talvez até mesmo no seu, nem me recordo mais. De qualquer forma, indiquei alguns ótimos links para quem se interessar em pesquisar modelos de trabalho com essa espécie. Bis in idem, nem pensar.

Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Alô !
Grata pela pronta resposta amigo Nicky.
Continue tratando muito bem a videira.
E sua CALLIANDRINHA ????
Como está ?
Torço para que esteja tudo bem.
Angela Fernandes
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2012 8:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Angela, minha Caliandra está sempre ótimo, pois o cuidado que mantenho ela é constante, diário, exclusivo e excludente a tudo o mais, pois apenas ela é, de tudo o que tenho hoje, o que mais me importa realmente. rssss

Obrigado por perguntar, aliás. Um grande e terno abraço, minha amiga, e tudo de bom para voce, sempre.

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2012 4:47 pm    Assunto: Videira Responder com citação

Ola meu amigo e mestre,como sempre seus trabalhos sao lindo e excelentes e uma aula cadda vez que acompam=nho seus trabalhos.Ando meio sumido em virtude de muito trabalho mas nao parado tenho feito otimas colheitas e estou esperando o momento certo de posta-las aqui.Sua videira e linda tenho duas e estou tentando cultiva-las .Mais uma vez PARABENS pelo trabalho.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: