Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 10:04 am Assunto: Encontro ABOP em Assis Chateaubriand - PR |
|
|
Olá amigos,
aí estão mais algumas fotos do último encontro da ABOP em Assis Chateaubriand - PR no domingo 17/OUTUBRO/2010. Vai lá:
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 2:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ótimas fotos, os trabalhos parecem ter rendido bem, resultando em qualidade das plantas. Parabens e obrigado por compartilhar.
O João Carlos atacou com vontade essa jabu. Espero que ele não tenha quebrado muitos galhos nela. rss. Brincadeira, é um grande amigo e um ótimo bonsaista, a meu ver.
Essa jabu mostrada na quarta foto, a contar de cima, foi estilizada?
Fiquei curioso em saber o que fizeram com ela. Se tiver fotos, mostre por gentileza. O tronco é muito horrível, o nebari estranho. Mas, costumo dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu, então.... rss  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:00 am Assunto: |
|
|
Nicky,
a Jabu a que você se refere não foi trabalhada. O dono desta planta que aparece junto na foto, é irmão de um associado que esperamos, continue conosco. Ele tem muitas plantas que ficaram esquecidas por anos e agora está tentando melhorá-las. Eu concordo com você que é uma planta no mínimo difícil. Se minha fosse, eu passaria a foice e passaria para um vaso bem maior; mas...
Eu tenho algumas plantas que considero foram um equívoco... É aquela história de fazer bonsai como auto-didata!! Depois de mais de 4 anos frequentando este Fórum é que as coisas começaram a engrenar...
O bom destes eventos, além de bastante gente pra dar pitacos, é a possibilidade de ver a planta em 3D. Rapaz, tem um pessoal ninja participando!! Veja o caso da serissa semi-cascata. Quando eu olhei pra ela, enxerguei uma planta difícil de ser trabalhada, pelo menos para mim com meus parcos recursos:
Uma idéia do que era ANTES
DEPOIS
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Edson, é por isso que ouvimos ou lemos tantos dizerem que não se aprende fazer bonsai apenas olhando ou ouvindo o que a planta quer dizer. É necessário buscar o conhecimento fora, se quisermos desenvolver nossa aptidão artistica nesse contexto do bonsai. E a visão de outros bonsaistas, principalmente mais experientes que nós, ou no minimo, mais arrojados, é que permite esse avanço.
Por vezes, olhamos para a mesma planta inumeras vezes sem conseguir enxergar nada além do costumeiro. Eis que chega alguem então, vê a mesma planta e dá a ela um arranjo totalmente inusitado, novo para nós, a ponto de ficarmos pensando seriamente na razão de sermos tão obtusos.
Mas é assim que funciona a coisa. Eu sempre oriento no sentido de que o candidato a bonsaista deva procurar fora de casa o conhecimento que precisa para aprender a lidar melhor com suas plantas. Buscar eventos, workshops, feiras e exposições inclusive em outras cidades, outros estados, outro país, possibilita um aprendizado mais completo, mais amplo. Ficar adstrito ao mesmo lugar, ainda que haja um grupo, nem sempre é tão proveitoso.
A arte funciiona dessa forma. É preciso vermos pelos olhos dos outros para descobrirmos nuances, alterações, modificações que até então passaram ao largo da nossa curta visão. A net, aliás, possibilita algo nesse sentido. Gosto de frequentar o forum, por esse motivo, mas gosto de visitar outras comunidades tambem, outros foruns além mar, como se diz: forum da luso bonsai, português; forum da Parlons bonsai, francês; sites japoneses e chineses, escritos no idioma deles, é claro. O caminho educadivo é arduo e passa por percalços, mas temos que insistir sempre em renovar, não ficar estagnados nem parados, esperando cair do céu.
Mas vc está no bom caminho. Continue assim, que chegará lá.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson
Parabéns pelas fotos, minha colaboração:
Uploaded with ImageShack.us[/img]
 _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:19 pm Assunto: |
|
|
Uploaded with ImageShack.us[/img] _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:25 pm Assunto: |
|
|
[/img]
Edson está sua jabuticaba promete, pense nas possibilidades planta bastante interessante.
É uma pena não termos registrados os trabalhos finalizados.
Um abraço a todos
Gerson Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 10:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Grande Araldi, bons ventos o trazem até nós, garoto. Como vai voce? Espero que esteja bem. Faltou vc mostrar o que foi que fez nesse encontro. Cadê a planta que trabalhou, meu chapa? Ou tava só de curioso? Poste mais fotos, inclusive suas mostrando o que foi que andou destruindo por lá, que eu quero ver. Abraços e cordiais saudações, garoto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 4:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson!
É uma alegria rever os amigos, Araldi, João Carlos!!
Você..............você eu vi ha pouco tempo..........rsrsrsrs!
Não tem coisa melhor que reunir os amigos e fazer bonsai, falar de bonsai.......!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 29, 2010 8:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando, quem sumiu foi vc, não deu mais notícia, hehehe
Quanto aos trabalhos nada que mereça destaque, trabalhei essa cereja
que um dia talvez vai virar um pré-bonsai, desculpe como comentei não lembramos de fotografar os trabalhos executados, mas vamos aprendendo.....
[/img]
Elio saudades de conversar como amigo.
Esperro que já esteja recuperado.
Um abraço a todos.
Gerson Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
|