FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu primeiro trabalho c/ junípero
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 11:35 am    Assunto: Meu primeiro trabalho c/ junípero Responder com citação

Aceito opinião, crítica, sugestão, só não pode dar risada Laughing Laughing Laughing








Aguardando

SFilipi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2004 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá SergioFilipi Very Happy ,

Bom trabalho, há sempre uma primeira vez.. Smile Very Happy,

Na minha opinião uma das coisas que salta á vista é os arames, existem formas definidas de executar e com diferentes espessuras de acordo com os ramos a aramar, até porque pode não estar a fazer efeito, dado que o tronco deve ser começar a dobrar numa determinada zona do arame para evitar que se quebre.
Shocked Uma das Regras neste estilo, é que o Olhar deve percorrer o Tronco, neste caso prende-se no novelo de arames
Estes não devem ficar nem muito apertados, nem muito largos e na maioria das vezes consegue-se o mesmo efeito com 2 medidas diferentes.

(Se tiver dificuldade em Adquirir essa informação, mande uma "msg" logo verei o que se pode arranjar Smile )

Quando se pretende que os ramos que fiquem virados para baixo, regra geral é para simular a exposição a que as "Coniferas" estão sujeitas no Inverno com o peso da neve, como tal um dos erros que nós cometemos é haver uns virados para cima.

Conforme já fiz anteriormente noutra "Msg" de Junipero, criei esta "imagem virtual" na tentativa exprimir o meu ponto vista na tentativa de ajudar a simplificar o Bonsai.



Seria importante colocar uma foto "vista de cima" para se poder analizar convinientemente a profundidade e distribuição dos ramos.


Bom trabalho Smile
Cptos,

Castro


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 6:06 am    Assunto: Responder com citação

Bons dias,

Shocked Sergiofilipi, a foto do seu Bonsai desapareceu Confused


Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 9:43 am    Assunto: Responder com citação

Olá Castro, não sei o que aconteceu com a foto, é a segunda vêz que isso ocorre?
Quanto ao seu comentário a respeito do bonsai, eu já tinha pensado em simplificar eliminando alguns galhos, mais fiquei com receio, a respeito do arame não entendi bem o seu comentário.




Abraço

SFilipi


Editado pela última vez por sergiofilipi em Sex Dez 17, 2004 8:06 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá SergioFilipi Smile ,

Citação:
" a respeito do arame não entendi bem o seu comentário. "

Atenção que é apenas a minha opinião Shocked , a meu ver deve-se ao facto de na fotografia aparentar que por vezes está entrelaçado e resulta de uma aramagem um pouco confusa (na parte superior).
No tronco principal existem 4 arames do mesmo tipo, não sei qual a força necessária, mas parecem-me demasiados, dado que tenho visto algumas fotos de arvores mais robustas e não têm necessidade de levar tantos.
Ex: na Zona da terceira volta de arames grossos do tronco principal, junto da inclinação para a esquerda, devia ter sido dobrada pelos arames (que deveriam estar na parte inferior da dobra) e ele está com os arames na parte frontal, este tipo de dobragem no acto da execução é meio caminho para quebrar o tronco ou os ramos.

Nos Ramos superiores consegue-se o mesmo efeito utilizando arames (+ Finos ) de duas espessuras diferentes se for caso disso, ou até através de "tensores" ou da gravidade com pesos, mesmo quando está aramado temos de ter em atenção o factor estéctico do "bonsai" e continua a ser para contemplar Smile

De qualquer forma interessa é começar e o como vai ficar o trabalho final,
alem disso agarrando as palavras do "Mestre" Mário A G Leal,
"essa é a sua árvore, Está contente com ela. Ótimo! Continue trabalhando e buscando o seu caminho"

Cptos Very Happy ,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá Castro,

Entendi perfeitamente, vou tentar ser mais caprichoso da proxima vez, escolher melhor a espessura do arame e estudar um jeito de não
deixar o arame se entrelaçar.
Obrigado pela ajuda, vou continuar sim, mesmo porque não poderia parar pois sou um apaixonado pela arte.


Um grande abraço ao amigo.


SFilipi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil