FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JLTCER001 - Cerejeira do Rio Grande YAMADORI
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 5:41 pm    Assunto: JLTCER001 - Cerejeira do Rio Grande YAMADORI Responder com citação

Estou postando as modificações que irei realizar nesta cerejeira.
Ganhei de um amigo. Hoje ele está arrependido de ter me dado ela rsrs... só que é muito tarde!

MEDIDAS:
altura a partir da terra--> 45cm
grossura --> Garrafa pet de 2 litros
idade? vamos estimar
data da poda radical: 20/07/2010
altura antes da poda radical: 2,5 metros

FOTOS:



16/09/2010




Vou aguardar para fazer a segunda poda para dezembro, por esta época estarei coletando também.
Ela me surpreendeu, nao imaginei que voltaria com tanto vigor assim.
Hoje ela nao é mais a sombreira mas abriga-se debaixo da sombra de uma parreira. Parreira esta fruto de uma muda que eu dei para este meu amigo.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

24/10/2010
Seu Abílio precisava tirar a cerejeira do local por causa dum encanamento.
Coletamos! Foi muito fácil, mas somente postarei fotos amanha (segunda).
Minha internet ta muito lerda para fazer upload das fotos.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 11:24 am    Assunto: Responder com citação

25/10/2010
Conforme prometido em post anterior eis as fotos da nova novela da "REDE BOBO"

Para a retirada foi simples. A raiz pivotante estava dobrada e seguia para a lateral. As raízes que compõem o nebari eram as de sustentação da planta que antes da poda tinha uns 3 metros de altura.
Cavamos uns 20cm e eu simplesmente "arranquei" como se arranca uma mandioca do chão.


Não mexi muito no torrão. Mesmo porque era muito arenoso e perdi muito dele. Tem bastante raízes capilares.


Olha meu fornecedor. Homem simples e de uma grande amizade. De vez em quando eu vou lá na casa dele tomar chimarrão. Bom de prosa.


Vamos ensacar? Jogar um pouco da terra no saco, de onde estava plantada, é bom também.


Detalhe da unica raiz que tirei fora. Dista uns 10 ou 15 cm do nebari.


Olha o garoto... feliz da vida. Ahhh... Seu Abilio me deu uma jabuticabeira também. Pescoçuda mas nao desprezo.


Outra foto pra garantir


Mais uma para dar noção do tamanho da garotinha coletada.


Brisa, minha cadelinha, gosta de fotos e farinha de osso


Sai Brisa, a partir de hoje você tem que cuidar de mais estas duas


Este tijolo é usado para dar uma melhor aeração nos ambientes. Neste caso vai ajudar na drenagem da bacia.


Com a terra original de onde estava plantada.


Detalhe da conicidade que conquistei ao cortar fora a raiz superior.


Finalmente com cacos de tijolo e areia. Os cacos maiores só deixei na superfície pra evitar a perda do substrato nas regas.


É isso ae pessoal. Agora aguardo opiniões dos mais experientes com Cerejeira. Deixei toda a parte aerea, mas estou com medo... pode deixar deste jeito ou tenho que dar uma desfolha parcial?
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir


Editado pela última vez por Laudir em Seg Out 25, 2010 11:44 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Laudir,

Eu postei a imagem de uma cerejeira no tópico onde o Luiz Fernando está me arrebentando. Dê uma olhada.
Voltar ao topo
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Por isso eu solicitei suas opiniões aqui... dá uma olhada!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Laudir .. Very Happy
Belo tronco ...se minha fosse , reduziria a quantidade d massa verde , devido ao yamadori ...já eliminando alguns galhos que nascem juntos e cortando as folhas ao meio ... equilibrando as poucas raizes capilares com uma menor quantidade de massa verde ,,,

Eu não teria mantido aquela terra original no fundo da bacia porque pode compactar, enxarcar e atrapalhar as novaas raizes ... no lugar da terra colocaria areia ... mas agora já foi .. melhor não mexer ... Rolling Eyes

Parabens , boa sorte e .... oremos ... eheheh... Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Oi Laudir .. Very Happy
Belo tronco ...se minha fosse , reduziria a quantidade d massa verde , devido ao yamadori ...já eliminando alguns galhos que nascem juntos e cortando as folhas ao meio ... equilibrando as poucas raizes capilares com uma menor quantidade de massa verde ,,,

Eu não teria mantido aquela terra original no fundo da bacia porque pode compactar, enxarcar e atrapalhar as novaas raizes ... no lugar da terra colocaria areia ... mas agora já foi .. melhor não mexer ... Rolling Eyes

Parabens , boa sorte e .... oremos ... eheheh... Very Happy


Valeu Bonsérgio!
Meu receio em deixar muita massa verde era justamente uma desidratação acelerada e prejudicial à planta.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir,

Postei sua resposta no outro tópico. Me desculpe. Segue abaixo cópia.

Um abraço.

Amigo Laudir,

Conforme havia lhe prometido e, promessa é dívida, gostaria de participar de seu projeto com minhas opiniões.

1 – Pude notar que sua planta não apresenta muitas raízes, principalmente as capilares. Não sei se estou certo pelo que notei nas fotos, me corrija se estiver errado. Essas raízes são as responsáveis pela alimentação (de um modo geral) da planta. Então muito cuidado agora. Como toda mirtácea, a cerejeira tem um enraizamento um pouco difícil. Então, mantenha em areia grossa e vá regando com um enraizador. Pode usar o Biofert Raiz mesmo, que é muito bom. Porém, se tiver disponível o Superthrive, melhor ainda.

2 - Outra coisa, sempre que fizer uma poda de raiz procure fazer com que o corte fique o mais limpo possível, ou seja, reto, sem ferimentos. Depois sele com uma boa pasta cicatrizante. A pasta nacional, embora alguns não gostem, para raiz não deixa nada a desejar das pastas importadas.

3 - Como o Sérgio já sugeriu, faça a desfolha completa. Como já dissemos acima, lembre-se de que sua planta não tem raízes suficientes, não tem “boca”, então evite que ela perca água através da transpiração.

4 - Procure nesta fase inicial não deixar o solo encharcado. Isso pode provocar a podridão das raízes. É certo que, pelo carinho que temos com nossas plantas, procuramos o tempo todo dar-lhes atenção e, sem querer, acabamos por prejudicá-las. Tenha calma e paciência.

Vamos acompanhar para ver o resultado. Boa sorte.
Voltar ao topo
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza de planta hein Laudir que sorte...
Diminua a massa verde, ela pode até não desidratar, mas vai demorar mais a rebrotar...Abraços.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Edson Trevisan escreveu:
Laudir,

Postei sua resposta no outro tópico. Me desculpe. Segue abaixo cópia.

Um abraço.

Amigo Laudir,

Conforme havia lhe prometido e, promessa é dívida, gostaria de participar de seu projeto com minhas opiniões.

1 – Pude notar que sua planta não apresenta muitas raízes, principalmente as capilares. Não sei se estou certo pelo que notei nas fotos, me corrija se estiver errado. Essas raízes são as responsáveis pela alimentação (de um modo geral) da planta. Então muito cuidado agora. Como toda mirtácea, a cerejeira tem um enraizamento um pouco difícil. Então, mantenha em areia grossa e vá regando com um enraizador. Pode usar o Biofert Raiz mesmo, que é muito bom. Porém, se tiver disponível o Superthrive, melhor ainda.

2 - Outra coisa, sempre que fizer uma poda de raiz procure fazer com que o corte fique o mais limpo possível, ou seja, reto, sem ferimentos. Depois sele com uma boa pasta cicatrizante. A pasta nacional, embora alguns não gostem, para raiz não deixa nada a desejar das pastas importadas.

3 - Como o Sérgio já sugeriu, faça a desfolha completa. Como já dissemos acima, lembre-se de que sua planta não tem raízes suficientes, não tem “boca”, então evite que ela perca água através da transpiração.

4 - Procure nesta fase inicial não deixar o solo encharcado. Isso pode provocar a podridão das raízes. É certo que, pelo carinho que temos com nossas plantas, procuramos o tempo todo dar-lhes atenção e, sem querer, acabamos por prejudicá-las. Tenha calma e paciência.

Vamos acompanhar para ver o resultado. Boa sorte.

Obrigado pelas observações. Não desfolhei hoje pq deu uma chuva que enxarcou isopor... final da tarde se nao chover eu desfolho ela.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

hraphi escreveu:
Beleza de planta hein Laudir que sorte...
Diminua a massa verde, ela pode até não desidratar, mas vai demorar mais a rebrotar...Abraços.


Rapaz ... seu Abilio até tentou voltar atras da decisao em me dar ela...
mas ae lembrou que ela está no caminho de um encanamento de água...
foi obrigado a me dar a planta.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba, que vigor em.
Pelo visto ela gostou da adoção, agora é só atenção e uma boa educação para boa frutificação que sei não irão faltar a seu lado.
Grande abraço e ficarei acompanhando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked belo toco...

deixe descansar por um bom tempo...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Caramba, que vigor em.
Pelo visto ela gostou da adoção, agora é só atenção e uma boa educação para boa frutificação que sei não irão faltar a seu lado.
Grande abraço e ficarei acompanhando.


Obrigado!
Com certeza vou cuida-la com muito carinho.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro Ferraz escreveu:
Shocked belo toco...

deixe descansar por um bom tempo...

Bom tempo???
Só pretendo mexer com ela no fim do ano que vem! rsrs
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil