FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda de Ficus benjamina
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 8:06 pm    Assunto: Poda de Ficus benjamina Responder com citação

Olá pessoal...
Gostaria de pedir uma opinião sobre esse ficus benjamina que ganhei...sei que ele não tem a melhor forma afinal o caule não tem ndada a ver com a arte em si...então acho que apenas vou podá-lo...nos últimos dois meses ele tem aparecido com uma folhagem "enferrujada". Isso se deve a rega em demasia? Eu rego ele de manhã. e no fim da tarde, poius minha região nessa época alcança acima dos 30 graus brincando...minha idéia é desfolhá-lo e após efetuar uma poda nos galhos mais afoitos...o que acham?
Aguardo sugestões...

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911266637

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911353917

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911456559

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911378880
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

só pra ajudar... sempre q for postar fotos coloque o link entre as tags [img]link da foto[/img]




_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 12:15 am    Assunto: Responder com citação

Ah! Valeu...tô pegando as manhas do fórum ainda...ainda não consegui colocar minha foto no perfil também...sempre dah um aviso que ela deve ser menor que 9kb mas cheguei a diminuir pra 4 e não deu certo igual...mas não me entrego rsrs falou!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 4:58 am    Assunto: Responder com citação

cara quando vc descobrir como colocar foto no perfil me avisa... não consegui até agora.... abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 7:43 am    Assunto: Responder com citação

so consegui colocar foto no perfil hospedadas na net. as do pc consegui não
e hospedar em algum site e colocar la link
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 7:53 am    Assunto: Responder com citação

Olá...eu cheguei a diminuir a imagem à 100bites (o que é muuuuito pequeno!) e aí wualahhh!!! Deu erro!!! rsrs acho que só hospedando mesmo...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 11:41 am    Assunto: Responder com citação

Mas voltando ao assunto do ficus...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

pedrojorge escreveu:
Mas voltando ao assunto do ficus...


Pois eh...a gente quase esquece...rs. Esse tipo de tronco entrelaçado não tem a ver com a técnica, então deixei ele crescer...minha idéia era efetuar uma desfolha nela, deixando algumas folhas. Esse fato devido à uma quantidade de folhas que ficaram "enferrujadas". Tipo assim, com as bordas cor laranja. Achei que esse fato devia estar ligado à rega...massss caso fosse algum tipo de fungo a desfolha ajudaria...
Outra coisa que devem ter percebido é que tem um "sobrevaso"...esse sobrevaso interno eu furei todo e deixei sobre o vaso de argila. Estou planejando fazer o reenvazamento também... tenho ele a uns dois anos e percebo que as raízes estão superlotando o vaso. Eu não queria podar e reenvazar no mesmo embalo pra não forçar a planta...
Não sei se é esse o caminho...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Cara como você comentou as raizes estão coitadas apertadissimas, na minha opinião a primeira coisa a ser feita e colocar esta planta em um escorredor para que ela tenha mais espaço e engrosse este tronco e estes nós sumam e quando ela tiver bem você faz sua desfolha.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 12:14 am    Assunto: Responder com citação

pedrojorge escreveu:
Cara como você comentou as raizes estão coitadas apertadissimas, na minha opinião a primeira coisa a ser feita e colocar esta planta em um escorredor para que ela tenha mais espaço e engrosse este tronco e estes nós sumam e quando ela tiver bem você faz sua desfolha.


Tudo bem...mas na sua opinião, ela não está com uma altura muito alta? Eu queria engrossar o tronco mas sem aumentar muito a altura dela...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 9:08 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa variedade ficus é chamada benjamin variegada, por causa da cor esbranquiçada das folhas. Não é muito bem vista pela maioria dos bonsaistas, que evita seu cultivo por achar ela muito vistosa, muito chamativa, o que dificulta inclusive a escolha de um vaso adequado para isso. Very Happy

Mas, como costumo dizer, gôsto é igual pescoço: cada qual tem o seu. Então, vamos as dicas:

O tronco dessa planta foi trançado pelo cultivador, visando primeiro criar uma artificialidade que atrai muito a atenção. Aliás, além das folhas vistosas, a mulherada que adora jardim fica histérica quando vê planta com os troncos entrelaçados assim. Geralmente, desaconselho seu cultivo com a finalidade de formar um bonsa a partir dele, mas....

O certo então é tentar minimizar o que consideramos um defeito sério, ou seja, esse tipo de entrelaçamento dos troncos. A melhor forma é por adição. Adição, significa soma. Voce procede a uma poda nos galhos, visando reduzir a altura da planta. Com os galhos cortados, faz estacas e planta em areia grossa de rio, o que irá render novas mudas. Essas mudas é que irão ajudar a melhorar o tronco, via enxertia por encosto.

Parece algo dificil, mas é bem simples na verdade. Toda e qualquer muda nova, tirando um pedacinho da casca, é encostada ao tronco, numa parte tambem sem um pedacinho de casca. Nesse local, irá ocorrer a fusão, ou enxerto por encostia, de maneira que, tendo várias mudas em toda a volta do tronco, este acaba por obter um visual melhor ao cabo de alguns anos.

Se deixado como está, mesmo plantando no chão, irá levar uns dez a doze anos para essa mistureba desaparecer parcialmente. Com o enxerto, plantando em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo material drenante como substrato (caco de telha, pedrisco, casca de pinheiro e carvão vegetal), a planta poderá melhorar o aspecto em até 5 anos.

Opção de corte sugerida, visando reduzir a altura e melhorar a estruturação aerea:




_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 9:39 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Olá...nickyfury. Realmente esse ficus tem bastante vigor. Foi presente da minha noiva...o tipo de tronco caso queira deixá-lo mais com aspecto natural realmente precisa ser engrossado...fiz a poda mas não tão radical...deixei uns três cm maior...como estou iniciando na arte, preferi podar inicialmente para depois colocar em vaso maior...o ficus está com dois a três anos, então ja tem muita raiz. Eu preciso podar isso também...masss como disse anteriormente não quero correr o risco de fazer as duas coisas juntas. Primeiro faço a poda aérea, depois a poda das raízes e coloco em escorredor. Aí vou partir para os enxertos...
Muito esclarecedor agradeço de coração...
Caso escrevi algo de errado me dê um toque... vou colocar foto assim que puder...valeu!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 10:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ao invés de replantar em escorredor, prefira uma bacia plastica grande, com uns 15cm de borda, bem perfurada no fundo e na lateral. Ela possibilita um trabalho melhor de reformulação do tronco, conforme minhas sugestões, além de agilizar o engrossamento e desenvolvimento da planta como um todo. Very Happy

O escorredor, no caso do ficus, não é muito utilizado. A não ser na formação bem inicial, com mudinhas novas, geralmente obtidas via sementes ou estacas para mini bonsai. Very Happy Claro que essa espécie, pelo tamanho que suas folhas atingem, não se presta a mini bonsai. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 10:44 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Ok, Nick.
Assim que eu tiver as fotos coloco aqui (minha máquina tah pifada rs!)
Abraço e mais uma vezvaleu a dica...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/03/05
Idade: 54
Mensagens: 271
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos este tipo de ficus, é melhor não desfolhar (tem uma forte tendência a secar os galhos desfolhados) tire apenas as folhas mais velhas ou deixe pelo menos duas na estremidade do galho desfolhado ou vc vai perder muitos galhos, eu tenho um a pelo menos 4 anos em estilo Kengai e pra fixar o formato tive que ir trocando os arames por mais de um ano, a tendência dele é sempre voltar à posição antiga, só agora ele ficou no lugar, então tenha paciência com o bixinho tá?
_________________
Abraços

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil