FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Não sei o que é isto! (Fotos)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eneascorrea



Registrado: 31/10/10
Idade: 56
Mensagens: 5
Localização: Araçatuba-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 8:16 am    Assunto: Não sei o que é isto! (Fotos) Responder com citação

Olá pessoal.
Adquiri um mini-jambo (Eugenia americana - Syzygium) / Bonsai. Há 3 meses atrás começou a secar uns galhos (parte inferior da planta). Levei à um Bonsaista que adotou os procedimentos de poda, desfoliamento e troca de substrao. Agora é a torcida e luta para recuperar a planta. (Já está brotando, legal!).
Enfim,

A questão é a seguinte:


Ontem 07nov2010, eu consegui enxergar e capturar em meu Bonsai - Eugenia americana - diversos "corpos estranhos" que não sei do que se trata. Seria algum tipo de praga? Talves está tal de Cochonilha?
Eu estou apostando que seja uma praga e que é a responsável pelo secamento do Bonsai. (Eu já observei "isto" tambem em minha jabuticabeira (Bonsai). Na minha ignorância eu descrevo como se fosse um pequeno caramujo que ao ser esmagado (utilizando as unhas dos dedos polegares), "expele" um material "melado", às vezes vermelho que lembra sangue.
Comecei então (ontem mesmo) a usar um produto inseticida da Forth (veja foto)

Peço sua ajuda

È praga ou não? Em caso afirmativo, quais as alternativas para combate e que tipo é isto?

Um grande abraço
As fotos:(Detalhe: Foram capturados (recolhidos) na noite anterior e agora colocados sobre uma superfície escura, para fotos. Aproximadamente 12 horas após captura)



Aqui eles estão virados (tipo de, "barriga para cima"). É esta parte que fica em contato com as folhas e galhos



Aqui eles estão virados (tipo de, "barriga para cima"). É esta parte que fica em contato com as folhas e galhos




Estou usando isto:

Forth defende Biodegradável



È praga ou não? Em caso afirmativo, quais as alternativas para combate e que tipo é isto?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
francisc
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/09/10
Idade: 62
Mensagens: 107
Localização: ELDORADO-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 30, 2010 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Eneas: não estou conseguindo abrir as fotos. Abraço.[/b]
_________________
francisc
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Henrique Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/09/08
Idade: 40
Mensagens: 145
Localização: Vitória da Conquista-BA

MensagemEnviada: Ter Nov 30, 2010 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Também não consigo visualizar as imagens!!! Rolling Eyes
_________________
"Bonsai, é uma arte em constante mutação que em verdade, expressa o interior de cada praticante"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo.. acho q estou com o mesmo problema..
me disseram q era cochonilha da carapaça dura... me pediram pra usar oleo mineral (comprado em pet shop), com k-otrine (comprado em pet shop tb) e o restante de água para preencher um borrifador. Me pediram pra passar umas duas vezes por semana durante 3 semanas... tá dando resultado mas o problema é q eles não saem nem mortos..... tem q tirar com alguma coisa, um palito, um pauzinho... qualquer coisa.... espero ter ajudado
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Agora me gerou uma dúvida: sulfato de cobre também serviria, nesse caso?
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2010 2:06 am    Assunto: Responder com citação

hummmmmmmmm.. me pegou em guilherme.... cara eu nunca ouvi falar disso... ouvi uma técnica do felipe de mergulhar a planta de cabeça pra baixo na água por duas horas para não ter q usar nenhum inseticida... acho q dá certo tb..... agora essa do cobre não sei mesmo.... essa técnica do oleo mineral quem me ensinou foi o marcio donegá, que inclusive teve o mesmo problema em outra planta e dissa q é tiro e queda.. e nem fica caro.. paguei 5,00 no potinho de óleo mineral e mais 5,00 no de k otrine.. completei com água e sobrou muito ainda.... vale mesmo a pena...
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2010 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

É que pelo o que eu sei daqui, o sulfato de cobre (CuSO4) serve para matar fungo, certo?

Bem, já trabalhei com Saccharomysces cerevisae e, quando fui pegá-la numa micoteca, me foi informado que óleo mineral diminuía ao máximo o metabolismo dela. No caso, não a matava (e eu realmente precisava dela viva xD).

Bom, talvez o óleo mineral, junto com esse outro ingrediente, realmente mate a Chochonilha...
^^ Então, gostaria de saber sobre o sulfato de cobre também, já que ela não deixa de ser um fungo...
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/01/11
Idade: 35
Mensagens: 189
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 10:39 am    Assunto: quando se percebe no começo Responder com citação

é só retirar as folhas onde elas de encontram, "controle natural"

nunca mais vi aqui em casa, mas acontece

me disseram que o sulfato de cobre é apenas preventivo, que depois do surgimento a eficácia diminui...mas acho q dá pra tentar

já vi k-otrine beeeem diluído e borrifar de leve as folhas, também funciona com pulgões e tals...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Isso é cochonilha (não de carapaça) Qualquer inseticida resolve. A principio parece que não matou os bichinhos mas, na realidade estão mortos.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2011 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oleo mineral as mata por asfixia, entope seus poros.Limpeza manual tb resolve...sulfato de cobre, dependendo da espécie, serve como estimulante do sistema imunológico, por que dependendo da espécie?Pois algumas espécies vegetais não toleram as substâncias, tipo, são alérgicas a algum dos minerais, veja bem a espécie antes de usar o sulfato de cobre
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

Como o amigo Bozó bem disse algumas plantas não gostam de sulfato de cobre, especialmente as da família Rosáceas.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, interessante...
Esqueci de pensar nessa variável...

Também é interessante saber que o Óleo Mineral não tem o mesmo efeito em todos os fungos...

Legal. Valeu! Smile
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Guilherme!
Em fungos aconselho, ou Fungicídas ou Enxofre (pode ser a calda sulfocálcica). Óleo Mineral não terá grande efeito. Vale lembrar ainda que a incidência de fungos se dá mais no inverno (excesso de umidade).

abração
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 11:22 pm    Assunto: Responder com citação

OK! Valeu, Elio!

Sugestão: por que não criamos um tópico com os fungicidas mais usados, explicando seus usos e efeitos em fungos e em plantas? Será como um guia rápido para a solução de problemas, embora seja melhor analisar cada um a fundo.

Bom, fica aí a dica! Wink

Abraços!
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil