FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda - Tuia Azul Secando (Fotos)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jomar



Registrado: 10/11/10
Idade: 42
Mensagens: 12
Localização: Nova Prata-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 4:41 pm    Assunto: Ajuda - Tuia Azul Secando (Fotos) Responder com citação

Gente, seguinte:

Ganhei de minha esposa esse exemplar das fotos.
Logo no primeiro dia, busquei informações e me aprofundei no cuidado desta espécie. Logo percebi que meu Tuia iria precisar de sol, e não deixar seu substrato encharcado, pois podem aprodrecer suas raízes.

No começo a rega era diária, e tinha medo de colocá-lo no sol. Depois percebi que seu substrato ficava sempre úmido e comecei a colocá-lo no sol pela manhã das 07:30 às 10:00 e a tárde das 18:00 às 19:30.
Depois de uma semana percebi que ele tinha galhinhos/folhas secas embaixo dele, e isso começou a piorar durante os dias. Temendo ser excesso de rega, comecei a dar mais sol a ele e menos água, cerca de 100ml dia sim, dia não. Mas a situação só piora. No entanto, percebo que ao mesmo tempo que ele está secando, estão vindo galhinhos novos.
Seguem imagens:







Essas pedrinhas, eu já removi de cima dele. E afinal terra úmida ou não?
Posso fazer mais algo, para cuidar e deixar meu exemplar vistoso e bonito, claro sei que demora tempo. Gostaria de algumas dicas para ver o que posso fazer.

Obrigado, amigos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

olá.. como experiência própria... sol pleno.. quanto mais melhor... e só regue quando o substrato estiver seco. (ao tocar com o dedo, observe se o dedo sai molhado, se sair seco regue até a água sair por debaixo do vaso)
quando entrarmos no inverno poderia trocar o substrato por algo mais drenante. pesquise mais sobre isso pois os juníperos não aceitam transplante fora de época.
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

quando chegar no inverno(eu to esperando pra um jacare meu tbm)planta num escorredor com substrato drenante,esses vasinhos plasticos sao horriveis
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jomar



Registrado: 10/11/10
Idade: 42
Mensagens: 12
Localização: Nova Prata-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 8:23 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
olá.. como experiência própria... sol pleno.. quanto mais melhor... e só regue quando o substrato estiver seco. (ao tocar com o dedo, observe se o dedo sai molhado, se sair seco regue até a água sair por debaixo do vaso)
quando entrarmos no inverno poderia trocar o substrato por algo mais drenante. pesquise mais sobre isso pois os juníperos não aceitam transplante fora de época.
abraço


Mcdonald, obrigado amigo sua ajuda é simples e de fácil compreensão. Desde que percebi o que estava ocorrendo, comecei a deixar ele mais exposto ao sol e também depois que removi os pedriscos que estavam acima do substrato, comecei a atentar mais para a quantidade de água em seu substrato, assim consigo medir melhor se é ou não necessária a rega. Seria interessante remover os galhinhos, mais secos?

Citação:
quando chegar no inverno(eu to esperando pra um jacare meu tbm)planta num escorredor com substrato drenante,esses vasinhos plasticos sao horriveis



Hudson, Também pensei nisso, mas como sou meio desconfiado e principiante ainda, resolvi deixá-lo onde está. Mas até quando chegar o inverno ( e faz frio aqui no sul) aí sim, terei que transplantá-lo, claro, se conseguir recuperá-lo até lá.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 8:30 am    Assunto: Re: Ajuda - Tuia Azul Secando (Fotos) Responder com citação

Olá...
Também estou tentando resolver problema parecido com um junípero... não tenho muita experiência mas pelo que vc disse, ganhou a pouco tempo. É provável que a sua planta estivesse no viveiro ou floricultura. A mudança através da exposição ao sol pode ter sido muito grande pra planta...Se vc procurar, vai ver que os pinheiros curtem uma boa quantia de sol, tipo cinco a sete horas conforme a região...Isso não quer dizer que vc deve deixar durante o meio dia, por exemplo...a planta não estará acostumada. O Macdonald foi muito feliz na colocação...a combinação substrato+vaso não é a ideal.
Abraço e bem vindo ao fórum.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jomar



Registrado: 10/11/10
Idade: 42
Mensagens: 12
Localização: Nova Prata-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 8:40 am    Assunto: Re: Ajuda - Tuia Azul Secando (Fotos) Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Olá...
Também estou tentando resolver problema parecido com um junípero... não tenho muita experiência mas pelo que vc disse, ganhou a pouco tempo. É provável que a sua planta estivesse no viveiro ou floricultura. A mudança através da exposição ao sol pode ter sido muito grande pra planta...Se vc procurar, vai ver que os pinheiros curtem uma boa quantia de sol, tipo cinco a sete horas conforme a região...Isso não quer dizer que vc deve deixar durante o meio dia, por exemplo...a planta não estará acostumada. O Macdonald foi muito feliz na colocação...a combinação substrato+vaso não é a ideal.
Abraço e bem vindo ao fórum.


Hehehe, Seph, estava lendo seu post também agora.
Já me despertei para 3 novos horizontes através da leitura dele:
1) O meu exemplar é um pré-bonsai e não um Bonsai ainda
2) Preciso olhar debaixo do vasinho dele mesmo, para ver o que ocorre.
3) Eu creio que o substrato dele esteja muito compactado, preciso tentar arejar ele mais.

E agora sim, sol a pleno no "bixinho". Vamos mantendo contato. E o seu como está atualmente?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 4:15 pm    Assunto: Re: Ajuda - Tuia Azul Secando (Fotos) Responder com citação

Jomar escreveu:
Hehehe, Seph, estava lendo seu post também agora.
Já me despertei para 3 novos horizontes através da leitura dele:
1) O meu exemplar é um pré-bonsai e não um Bonsai ainda
2) Preciso olhar debaixo do vasinho dele mesmo, para ver o que ocorre.
3) Eu creio que o substrato dele esteja muito compactado, preciso tentar arejar ele mais.

E agora sim, sol a pleno no "bixinho". Vamos mantendo contato. E o seu como está atualmente?


Opa...
O fórum tem muitas situações que a gente se depara facilmente...quando vi teu post lembrei que há umas duas semanas namoro uma tui azul muito gata aqui de um viveiro...rs... mas como estou peleando com três juníperos, um fícus e algumas azaléias, resolvi adquirir mais conhecimento antes de adquiri-la...se conseguir recuperar bem os juníperos colocarei as fotos no fórum...agora vou ver se consigo bater ulgumas fotos do fundo dele pra ilustrar o problema...
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Jomar escreveu:
Mcdonald escreveu:
olá.. como experiência própria... sol pleno.. quanto mais melhor... e só regue quando o substrato estiver seco. (ao tocar com o dedo, observe se o dedo sai molhado, se sair seco regue até a água sair por debaixo do vaso)
quando entrarmos no inverno poderia trocar o substrato por algo mais drenante. pesquise mais sobre isso pois os juníperos não aceitam transplante fora de época.
abraço


Mcdonald, obrigado amigo sua ajuda é simples e de fácil compreensão. Desde que percebi o que estava ocorrendo, comecei a deixar ele mais exposto ao sol e também depois que removi os pedriscos que estavam acima do substrato, comecei a atentar mais para a quantidade de água em seu substrato, assim consigo medir melhor se é ou não necessária a rega. Seria interessante remover os galhinhos, mais secos?

Citação:
quando chegar no inverno(eu to esperando pra um jacare meu tbm)planta num escorredor com substrato drenante,esses vasinhos plasticos sao horriveis



Hudson, Também pensei nisso, mas como sou meio desconfiado e principiante ainda, resolvi deixá-lo onde está. Mas até quando chegar o inverno ( e faz frio aqui no sul) aí sim, terei que transplantá-lo, claro, se conseguir recuperá-lo até lá.

Olá Jomar... os galhinhos q já estiverem secos podem ser retirados sim. até porque já não servem mais para nada e vai ajudar na circulação de ar dentro da planta impedindo q mais galhos se sequem....
abração e vá postando fotos para nos do forum irmos acompanhando a evolução da planta....
boa sorte e abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 12, 2010 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

bom vamos la
oqiue me parece e que esta planta esta recebendo muita agua e pouco sol...
e depois que ela se recuperar o que vai demorar um pouco mais tenha paciencia
depois da recuperaçao troque de vaso ponha em uma bacia bem furada com substrato drenante e ai e so ter mais paciencia...
rsrsrs
boa sorte
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Sáb Nov 13, 2010 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Jomar boa tarde, tenho uma tuia prata que tambem veio nestes vasinhos de plastico. Uma coisa que ninguem disse é coniferas tem a infelizmenia de morrer de dentro para fora, assim sendo, quando vemos galhos secos eles ja morreram a muito tempo.
Tome muito cuidado com dua tuia, de a ela como o pessoal disse muito sol e controle a rega.
Att Pedro Reimão
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jomar



Registrado: 10/11/10
Idade: 42
Mensagens: 12
Localização: Nova Prata-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 8:15 am    Assunto: Responder com citação

neiluis escreveu:
bom vamos la
oqiue me parece e que esta planta esta recebendo muita agua e pouco sol...
e depois que ela se recuperar o que vai demorar um pouco mais tenha paciencia
depois da recuperaçao troque de vaso ponha em uma bacia bem furada com substrato drenante e ai e so ter mais paciencia...
rsrsrs
boa sorte


Nei, Obrigado.
Estou controlando mais a rega sim e agora ele aparentemente está começando a se avivar mais, me parece.
Percebi que no Post do Seph, você sugeriu a ele "arrancar" a planta do vasinho para ver como estão as raízes. Esse procedimento é tipo "arrancar" mesmo, visualizar as raízes e depois colocá-lo novamente no vasinho? Isso seria aconselhável fazer no meu caso também?


Citação:
Jomar boa tarde, tenho uma tuia prata que tambem veio nestes vasinhos de plastico. Uma coisa que ninguem disse é coniferas tem a infelizmenia de morrer de dentro para fora, assim sendo, quando vemos galhos secos eles ja morreram a muito tempo.
Tome muito cuidado com dua tuia, de a ela como o pessoal disse muito sol e controle a rega.
Att Pedro Reimão


Pedro, eu também percebi isso tarde. Mas ainda há tempo de salvar meu Tuia sim. Estou seguindo o conselho do pessoal aqui. Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 10:40 am    Assunto: Responder com citação

pode fazer isso pois esses vazinhos sao pequenos e a terra dento vira em nada fica so raiz
logo q ele melhorar deve providenciar a troca desse vazinho por uma bacia maior bem furada com um bom substrato...
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Jomar



Registrado: 10/11/10
Idade: 42
Mensagens: 12
Localização: Nova Prata-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 10:53 am    Assunto: Responder com citação

neiluis escreveu:
pode fazer isso pois esses vazinhos sao pequenos e a terra dento vira em nada fica so raiz
logo q ele melhorar deve providenciar a troca desse vazinho por uma bacia maior bem furada com um bom substrato...


Vai ser uma missão bastante radical, mas vou tentar. Embora tenha muito medo de tipo arrancar ele ali de dentro hehehehehe. Mas vou tentar e depois posto aqui o que ocorreu. E se no caso ele tiver como o do Seph embaixo (oco, sem substrato), não convém eu colocar uma terrinha e tal? Ou Apenas levantar ele e colocá-lo novamente?

Obrigadão, Nei.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Opa Jomar...
Sabe como fiz Jomar? Segui o conselho do Elio:
1 - Tirei os galhos secos;
2 - Reduzi a água para 1 vez ao dia no fim da tarde;
3 - Tirei uns 15% da terra, deixando um pouco de raiz sobrando...;
4 - Coloquei na areia pura, sem mexer muito nas raízes. A areia coloquei com de 1 a 1,5mm pra não secar fácil. Bacia furada maior do que tava.
5 - Uns oito meses assim agora a partir de trinta dias comecarei com doses pequenas de adubação.
Agora é só torcer...
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jomar



Registrado: 10/11/10
Idade: 42
Mensagens: 12
Localização: Nova Prata-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2010 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

Seph, eu tô fazendo da seguinte forma:


Seph1903 escreveu:
Opa Jomar...
Sabe como fiz Jomar? Segui o conselho do Elio:
1 - Tirei os galhos secos; Ok, tirei também.
2 - Reduzi a água para 1 vez ao dia no fim da tarde; Estou regando a cada 2 dias
3 - Tirei uns 15% da terra, deixando um pouco de raiz sobrando...; Não fiz
, vou fazer assim que tirei coragem de Levantar ele para ver as raízes.

4 - Coloquei na areia pura, sem mexer muito nas raízes. A areia coloquei com de 1 a 1,5mm pra não secar fácil. Bacia furada maior do que tava. Tenho que "levantar" ele mas me falta coragem. Hehehehe. O Nei me sugeriu isso, farei no final de semana provavelmente.
5 - Uns oito meses assim agora a partir de trinta dias comecarei com doses pequenas de adubação.
Agora é só torcer...
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil