FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiros desde a semente
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Qui Dez 09, 2010 10:11 pm    Assunto: Pinheiros desde a semente Responder com citação

Eu já havia postado em "Quem Sou Eu", mas acho q o local certo é aqui... pois sou principiante... vamos ao meu pequeno relatório

Comprei 15 sementes de Pinheiro Negro no mercado livre, segui um tutorial onde ensinava deixa-las por 12h na agua e descartar as que boiarem... pois bem sobraram 7...

Preparei o solo como indicado tbm no tutorial... se não me engano 50% areia 50% terra vegetal... e plantei as 7 sementes mas brotaram 5, segue as fotos...




dos cinco que brotaram sobreviveram 3...
1 cresceu bastante depois q coloquei no vaso, outros 2 parece q estagnaram no crescimento...


este acima tem uma curva bem na base dele... lembro q quando germinou a semente pq saiu ao regar, dai enterrei ela de volta, devo te colocado de ponta cabeça, por isso, fez a curva... espero q este não morra esta sendo meu preferido...


este é o q mais cresceu...


este não evoluiu muito no vaso...

tenho dúvida se já posso adubar eles... já posso? e a mamadeira elas são muito novas(6 meses) né?

Ao ler durante este tempo eu já faria bem diferente do que fiz, mas vamos aprendendo...
a uma semana plantei mais 15 sementes de Pinheiro Italiano (pinus Pinea), quando tiver um tamanho bacana fotografo e posto aqui...

Quero continuar a comprar sementes e fazer este loooongo processo... gosto mto de ver uma simples semente brotar... germinar e crescer.. a pena ver umas morrerem no processo vira meio pessoal.. mas isso também nos ensina muito né... =D

E para pular este processo e ter logo algo... semana passada comprei uma muda de jabuticabeira com 2 anos... posto em outro tópico no local certo fotos para pedir opiniões...

Eu gostaria de comprar uma muda de pinheiro de 2 anos assim como comprei a de jabuticaba, mas é mais dificil e caro... =D

abraços a todos...
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qui Dez 09, 2010 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante...
Vamos acompanhar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Dez 10, 2010 7:35 pm    Assunto: Re: Pinheiros desde a semente Responder com citação

Olá...
Apesar de ter brotado neste substrato, é o correto?
Vamos aguardar o pessoal...parece pinus...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 4:23 pm    Assunto: atualizando fotos Responder com citação

E ae pessoas!

segue atualização das fotos dos meus pinheiros negros, tirei hoje (9/5/2011)
como disse antes, plantei 7 sobraram estas 3...

Mês que vem completarão 1 ano da germinação Very Happy





Gostaria de ter lugar para elas crescerem ao chão, mas não é possível pra mim. Caso alguém queira comentar algo, como por exemplo... faça o substrato tal e adube com tal coisa que elas vão crescer mais, ou, já comece a pensar em arama-las... seria legal Very Happy

volto a postar mais fotos em 6 meses
abraçoss
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Lrgullo, não sou experiente, principalmente com pinehiros... eles tem algum problema comigo Crying or Very sad
Mas vc está de parabens, muito legal acompanhar o crescimento das plantas desde as sementes!
Tenho 2 "murtas" ou "dama da noite" que plantei desde a semente também e tem dado certo, algum dia faço um topico pra elas hehehe abraço!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

Opa! faz sim cara!
é legal ver elas crescendo, as vezes morre e desanima... eu queria ter as 15 sementes q comprei, mas tenho só 3 delas... mas ta bom =D

abraços
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 8:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lrgullo, vermos nossos primeiros pinheiros germinando a partir de sementes que plantamos é sempre uma alegria só. Os primeiros que plantei foram sementes que comprei no site da Bonsai Mizuno, e usei técnica e dicas de cultivo fornecidas pelo site da Nipon Bonsai, inclusive, para ter sucesso na empresa. Após plantar há uns oito anos, ainda estão se desenvolvendo gradativamente, em escorredores.

Adianto a voce que uma das técnicas necessárias para obter ótimas plantas começa pela estaquia. Ela é chamada pelos japoneses de sashiki e consiste em arrancar as mudinhas novas e cortar o talinho delas, um pouco acima das raizes. Com isso feito, enterramos as estacas na areia, mantendo-as em local semi sombreado, com rega sem encharcar. Essa técnica tem por finalidade formar raízes mais adequadas ao bonsai, ao invés de permitir seu crescimento o que geralmente leva a raizes compridas, pivotantes, sem serventia num vaso de bonsai.

As mudas não devem ser adubadas antes do segundo ano, e até nesse ponto, só irão receber adubo liquido, nada de sólido, a cada mes. O adubo liquido deve ser bem diluido em agua e jogado no solo, na borda do vaso, longe do caule da plantinha, para não queimar as raizes e matar a planta. Após o terceiro ano, começa o processo de adubação organica lenta, com material curtido, da mesma forma que na primeira fase.

Bem, veja no site da Nipon Bonsai como proceder a escolha/seleção das melhores sementes, plantio e sashiki de Pinheiro Negro:

http://www.niponbonsai.com.br/

Outro ponto interessante, vc pode assistir um video sobre a espécie, ministrado pelo mestre Hidaka:

http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=171

Outras Dicas - Espécies e seus cuidados: no mesmo site, sobre PN:

http://www.niponbonsai.com.br/
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Opa!
Muito bom! vou fazer o possível para seguir os conselhos... ver os vídeos, e tentar as estaquias...

Citação:
Adianto a voce que uma das técnicas necessárias para obter ótimas plantas começa pela estaquia. Ela é chamada pelos japoneses de sashiki e consiste em arrancar as mudinhas novas e cortar o talinho delas, um pouco acima das raizes. Com isso feito, enterramos as estacas na areia, mantendo-as em local semi sombreado, com rega sem encharcar. Essa técnica tem por finalidade formar raízes mais adequadas ao bonsai, ao invés de permitir seu crescimento o que geralmente leva a raizes compridas, pivotantes, sem serventia num vaso de bonsai.


Sobre isto que você falou, este corte são em plantas novas? tipo estas minhas? e eu enterraria a parte de cima do corte? e a debaixo que restou com as raízes continuaria a crescer? enfim vou pesquisar mais em cima do termo sashiki. Muito obrigado =D

Abraços e até a próxima postagem =D
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2011 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Eu apliquei a técnica sashiki em alguns PN q tinha, alguns não resistiram, e sobraram apenas 3. O que chateia é q o crescimento, pelo menos inicial, q era vigoroso, fica muito lento. Os meus estão mais ou menos do tamanho do PN da ultima foto e não apresentam forte crescimento apical e sim tendencias às ramificações laterais, o que, a meu ver, é o objetivo da técnica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 7:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Basicamente a técnica sashiki consiste na formação de uma nova planta a partir da realização de estaquia de um galho. Ao cortarmos as raízes iniciais das novas mudas de pinheiro, estamos transformando a muda numa estaca, e as raizes advindas nesse processo é que irão permitir a formação de um nebari correto, vez que irão se subdividir desde o ponto inicial existente na estaca, e não a partir do final da raiz longa que nasce e cresce tão logo a germinação da semente tenha inicio.

É sabido que uma muda oriunda de uma estaca possui raízes que partem do ponto de corte inicialmente feito na base da estaca a ter contato com o solo. Essas raízes, em razão disso, podem ser controladas, favorecendo um nebari mais radial. Por isso, adotou-se o procedimento nas tenras mudinhas de PN, visando corrigir seu nebari, que de outra forma seria dificultoso, pois a tendencia nas novas mudas é que a raiz se torne longa, bifurcando-se ou não.

Se não fizermos a estaquia com as mudinhas ainda novas, o próximo passo será mais complexo no que toca à correção do nebari: teremos então que usar arame e "amarrar" as raízes, enrolando-as, para que o nebari não fique tão profundo que, no futuro, dificulte ainda mais construir um bonsai a partir daquela planta.

Nas mudinhas de pinheiro negro, até 30 dias depois da germinação, portanto ainda quando estão bem "verdes" e iniciais, faremos um corte linear evitando mascar a haste, o local do corte pode ser imediatamente após a saída das raízes, ou se preferir pode ser feita mais próxima da copa. Ou se preferir pode ser feita mais próxima da copa. Sem as raízes, colocamos em banho com o hormônio enraizador por alguns minutos.

Após o surgimento de novo enraizamento, que ocorrerá por volta de três meses do corte das raízes antigas, no início da primavera, faça o transplante para um vaso maior, que pode ser tipo vaso plastico preto, de tamanho médio ou similar. A planta ficará nesse vaso por uns tres anos, quando então poderá ser transplantada para um escorredor, onde o controle do cultivo pode ser realizado mais adequadamente. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky!
Como eu disse ao Lrgullo, tenho duas "murtas" que eu plantei a semene e elas germinaram. ficaram algum tempo num vaso juntas pra desenvolver, depois eu passei pro escorredor, pelo visto muito cedo...
aí vão fotos delas:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Eu tenho que proceder com o sashiki também, ou já é tarde demais?
mantenho elas no escorredor?

Obrigado!
Abraço!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 3:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafael, infelizmente a época do sashiki ficou para trás, em relação às suas murtas (murraya paniculata). Mantenha nos escorredores, onde irão desenvolver melhor seu sistema radicular (raizes), preeenchendo bem todo o espaço. Acredito que dentro de dois anos poderá acrescentar uma bacia plastica, como "mamadeira", sob os escorredores, para favorecer o engrossamento do tronco, ao mesmo tempo que o desenvolvimento da planta de uma maneira geral. Very Happy

Em meu viveiro, utilizei seis mudas como essas que vc tem, amarrando-as firmemente com arame, todas juntas, e dando um movimento levemente sinuoso a seus troncos. Fiz isso com várias, replantando em vasos plasticos medios, de forma a obter uma fusao de seus caules, o que deve ocorrer totalmente dentro de tres anos. A murta é ótima nesse aspecto, e é bem comum encontrá-la em viveiros com multiplos troncos, mas sem a fusão.

Em parques e jardins tambem é comum ve-la em multiplos troncos sem fusão, por isso tive a idéia de juntá-las enquanto novas, para obter esse resultado mais técnico. Suas plantas estão entrando num primeiro estágio em seu desenvolvimento. Sugiro que vc faça uso de arame, agora, para dar um pouco de movimento ao caule delas, tornando-o mais atrativo. O arame deve ser fino, porém firme o bastante para moldar e fixar o movimento. Fique atento para retirar o arame dentro de um ano após colocar, ou antes, se observar que começa a marcar em demasia.

O substrato parece ser bom, bem drenante. Acrescente adubação organica, para estimular mais a planta, enriquecendo-a com micro e macro nutrientes. Exposição solar minima, de preferencia apenas no período da manhã. De resto, regue bem, para manter o solo levemente umido, pois nessa fase a planta precisa de mais agua.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Muitíssimo obrigado Nicky!
Vou fazer isso que você disse, aramar e nutrir, amanha mesmo vou fazer uns copinhos com TM+FO+Cinzas pra colocar nelas!
Aqui em Juiz de Fora temos muitas delas nas ruas, inclusive essas sementes vieram da rua também hehehehe
Na época de floração delas vou pegar mais um punhado e plantas pra fazer o que você disse com relação a fusão de caules, deve ser interessante!!!

Vou aproveitar pra plantar algumas também pra fazer um bosque que eu tinha vontade de tentar algum dia, com essas folinhas miudinhas deve dar pra fazer legal!

Depois que eu arama-las eu faço um topico pras duas e a gente acompanha com o tempo!

Muito obrigado!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Opa!! ficamos esperando pelo tópico, quando vc fizer coloca o link aqui!!

Abraços e até!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

aí está o tópico!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=167372#167372

valeu!!!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil