FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiros desde a semente
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/09/05
Idade: 41
Mensagens: 451
Localização: Maringá - Pr.

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Fala galeraaaaa!

tava a procura de um topico sobre sementes de pinheiro memso, tava quase fazendo outro..

hj chegaram algumas sementes pra mim, importei dos EUA sementes de pinheiro negro, vermelho e branco, e de presente veio um bucado de sementes de picea "sei la oque" hahahahhaa

sei que o pinehiro branco vai ser dificil de sobreviver no meu clima aqui ja, mas ja que o frete ia ser o memso mandei ver...

minha duvida é:
existe epoca melhor pra germinar essas sementes? tipo primavera ou pode ser em qualquer outra epoca????

alguem sabe se é melhor plantar logo depopis de deixar de molho por 24 hs ou se precisa memso a estratificaçao fria (geladeira) por 30 dias??

abraçao!
_________________
http://morenopavezzi.wordpress.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/09
Idade: 41
Mensagens: 235
Localização: Vargem Grande Paulista-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

cara muito legal fazer um Misho, (Mudas obtidas a partir de sementes)
eu comprei no ano passado 15 sementes de PN plantei direto na areia conforme me instruiram aqui nasceram todas mas por un descuido deixei alguns dias sem molhar e morreram todas, já estavão com uns 5cm de altura. parabens essa sua planta parece esta muito saudavel !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 8:10 am    Assunto: Responder com citação

Moreno, quanto a época não sei... eu assim que recebi elas, coloquei na água por 24h selecionei as boas e plantei... fiz sem hormônio enraizador... mesmo tendo lendo para colocar no hormônio que daria um percentual maior de brotação e maior crescimento das raizes...
Estas que vc adquiriu foi através de site? se sim, pode nos indicar?

ADN, que pena a morte das suas... mas sobre a areia eu tinha lido q tinha q misturar 50% areia mais 50% terra com humus... vou tentar fazer as próximas só com areia...

no mais vamos ver se aparece mais gente detalhando estas dúvidas do Moreno...

abraços e valeu!!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/09/05
Idade: 41
Mensagens: 451
Localização: Maringá - Pr.

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 9:54 am    Assunto: Responder com citação

entao, comprei de um vendedor no e-bay "fix1break2" acho que era o
apelido dele, tem uma loja virtual com muita coisa la...

oque gostei foi que eu comprei 30 sementes de cada e vieram quase 60....

ontem coloquei na agua e estao de molho...
vou fazer como nas intruções que vieram junto
que eram o seguinte:

24 hs de molho em agua quente...
colocar as sementes que afundarem em vermiculita umida (tipo num tupperware) na geladeira por 30 dias...
e na hora de plantar nao separar elas da vermiculita, plantar td junto...

proibido o têrmo que quando germinarem vai virar uma zona, mas depois de germinadas commais ou menos 3 meses faço o sashiki na primavera e planto individualmente..

esse é o link do pinus densiflora (vermelho):
http://cgi.ebay.com/Japanese-Red-Pine-Pinus-densiflora-Bonsai-Tree-Seeds-/270672868241?pt=LH_DefaultDomain_0&var=&hash=item84b7c16e48

abração
_________________
http://morenopavezzi.wordpress.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2011 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Vasculhando e acompanhando este bendito fórum,
encontrei nosso amigo Nickyfury postando uns mames...

Citação:
Mini penjing de kuromatsu (pinheiro negro):



Pinheiro negro:


post By Nickyfury (link)


me deu muita vontade de ter algo assim com meus pinheiros... visto que para se tornarem um bonsai eu teria q esperar... talvez algumas dezenas de anos... agora me confirmem, estes mames são considerados minis bonsais? Há possibilidade de eu fazer com minhas mudinhas algo deste tipo?? passo agora a pesquisar e esperar opiniões...

sobre meus pequenos pinheiros, vou tentar postar uma foto atual deles, estão crescendo bem...

e pergunto, existe e/ou qual a melhor época para plantar pinheiros negros??

abraços!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 5:11 pm    Assunto: trabalhos de inverno - começo de julho Responder com citação

E aí pessoas!
tudo certo?

Venho pedir dicas para oq fazer neste período com meus 3 pinheiros-negros!
Segunda a tabela de cuidados:

Link

E também vendo esta tabela dos ciclos:

Ciclo de crescimento de pinheiros

Vamos as dúvidas:
1- Na tabela indica-se aramar... vale para mudas pequenas de 1 ano? Mas nem sei qual ruma dar a elas...
2- devo manter as agulhas curtas, isso vai fazer o desenvolvimento dela como um todo ficar mais lento?
3- As velas também estão marcadas para se cortar no mês 4, não cortei por medo que isso fizesse a plantar crescer mais devagar... estou certo? ou já devo cortar as velas para ir duplicando os crescimento...
4- Na tabela dos ciclos este mês indica-se cortar o novo crescimento... acredito que eu possa fazer, posso proceder sem medo?

faço muitas perguntas?? mas é para não errar, ou pelo menos errar menos =D
depois destas intervenções mostro novas fotos... elas estão empolgadas com o crescimento!! =D

abraços e até!!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/09/05
Idade: 41
Mensagens: 451
Localização: Maringá - Pr.

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Fala lucas!!!

boas perguntas na minha opiniao, tb estou aprendendo sobre pinheiros...
minhas sementes germinaram quase todas...

40 p negros
40 p vermenhos
e uns 15 p branco...

vou esperar a primavera pra fazer o sashiki,...

grande abraço
_________________
http://morenopavezzi.wordpress.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/05/11
Idade: 45
Mensagens: 104
Localização: São Luis-MA

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Lrgullo, muito boa tua esperiencia.

Estou aconpanhando seu tópico e gostaria de fazer algo parecido que voce, dá para me passar o link do vendedor que vc comprou.

Desde já obrigado e boa sorte. Very Happy
_________________
"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."

Isaac Newton
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 9:45 pm    Assunto: Tabela de cultivo do PN para região sul do Brasil Responder com citação

em outro post conversamos sobre esta tabela... com a ajuda do amigo Elio ele falou sobre as características de cada mês para a região Sul do Brasil...
segue ela ajustada:


É apenas uma ideia do que pode ser feito, para cultivo desta espécie é preciso muito mais que esta "tabelinha" Cool

Caso você saiba se para outras regiões estas informações mudam, avise-nos que faremos outra tabela específica desta região.
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 9:53 pm    Assunto: depois de 38 dias de plantadas... Responder com citação

Agora segue uma foto das 27 sementes que plantei este ano... 38 dias depois de plantadas:


Germinaram 18 mudinhas... a primeira germinou com 10 dias só! Deu uma boa dose de animo Very Happy

Logo logo vou fazer a estaquia que é indicada aos pinheiros negros neste estágio, para corrigir as raízes, que tem a tendência de crescerem muito para baixo. então com a estaquia nesta fase corrigirá o futuro nebari.

Quem tiver chão e morar aqui próximo a minha cidade, estou procurando para plantar elas mais para frente. Precisarei de espaço.

Abraços!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/09/05
Idade: 41
Mensagens: 451
Localização: Maringá - Pr.

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

as minhas estao no mesmo estagio, tanto as de PN quanto de PV
estou esperando tb para fazer o sashiki....
_________________
http://morenopavezzi.wordpress.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael Pontes escreveu:
Olá Nicky!
Como eu disse ao Lrgullo, tenho duas "murtas" que eu plantei a semene e elas germinaram. ficaram algum tempo num vaso juntas pra desenvolver, depois eu passei pro escorredor, pelo visto muito cedo...
aí vão fotos delas:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Eu tenho que proceder com o sashiki também, ou já é tarde demais?
mantenho elas no escorredor?

Obrigado!

Abraço!


Achei uma mudinha de murta muito bonita na fazenda do meu avô depois vou postar fotos dela
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

LR... tudo bem?!
De onde pegou as sementes?! tem o contato ainda!... quanto pagou?

pelo menos sabemos que as sementes deste fornecedor geminam...!
Agradeço a dica!

abçs!
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 8:12 am    Assunto: Responder com citação

Olá Carlo!

ano passado comprei 15, este ano 30. em lugares diferentes segue os nomes:
a deste ano foi neste link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184457238-sementes-de-pinheiro-negro-ideal-para-bonsai-frete-gratis-_JM a loja é esta: http://perfil.mercadolivre.com.br/CASA.DA.SEMENTE
vc ve um alto índice de qualificação

no ano passado foi neste:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194061295-sementes-de-pinheiro-negro-japons-p-mudas-bonsai-ou-arvore-_JM a loja é esta:
http://perfil.mercadolivre.com.br/ILHABONSAI
este ja vi pessoas reclamando que não germinaram ou que pessoas foram prejudicadas por algum tipo de falha, segundo elas, do vendedor.

Comigo foi tudo normal. Vi que vc é de sp, em Atibaia/SP tem um senhor bem famoso com pinheiros negro, o Hidaka, talvez se vc conseguir ir ou falar com alguém de lá, eles te enviam sementes...

Como dizem, mercadolivre é arriscado. Mas comigo por enquanto, 100% de compras bem realizadas, até com outras coisas, o lance é achar uma boa pessoa e conversar o bastante suficiente por email. que faz da compra ser mais por email do que pelo mercado livre.

Das sementes deste ano, esta semana mais duas pularam para fora da areia.. \o/

Abraço e boa sorte!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2011 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ao procurar um substrato bom para meu pinheiros-negros encontrei 3 indicações próximas:

1: 80% de areia peneirada, 10% de condicionador de solo industrial e 10% de argila refratária de boa procedência peneirada, vaso profundo.
2: 80% de areia peneirada e 20% de Plantax (oq é plantax: "material vendido pronto onde contém dentre outras coisas por: vermiculita, fibra de coco e de pinus queimadas. Muito rico em humus, permite boa drenagem e favorece a emissão de novas raizes, cuidando de sua proteção e manutenção.") ou seja algo bem organico
3: 100% de areia grossa de rio, sem peneirar, dessas usadas pela construção civil.

O fato comum é ser bem drenante...

o problema da primeira que citei é que não sei oq é nem onde encontro condicionador de solo industrial e argila refratária, pelo nome deve ser caro, rsrsrs.
A segunda pensei em trocar o tal do plantax por um solo que compro em lojas que é terra misturada com varias coisas q vem bem escura quase preta.
e a terceira tenho receio de testar por parecer mto simples... mas foi esta que usei para germinar minha safra 2011 =D

minha pergunta é alguém que teve experiencia onde o pinheiro mais gostou... oq vc usou?

abraço!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil