FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Identificação de espécie e sugestão de poda...
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
willian_wcz



Registrado: 01/12/10
Idade: 47
Mensagens: 14
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 4:24 pm    Assunto: Identificação de espécie e sugestão de poda... Responder com citação

Pessoal, adquiri uma muda e gostaria da preciosa ajuda de vocês em alguns pontos. Primeiro ponto, gostaria que alguém me ajudasse a identificar a espécie pois a mulher da floricultura não soube me precisar o nome.
A segunda ajuda é com relação aos pontos de poda aérea. Pensei nestes dois pontos que estão marcados na foto 2. Gostaria da opinião e sugestão de vocês..
Mais uma coisa, eu devo fazer a poda das raízes(radical) ao transplantar a muda para o vaso de bonsai ou seria melhor deixar as raízes como estão por enquanto, apenas transplantar a muda e realizar somente a poda aérea?
Obrigado e segue as fotos. Feliz Natal!!



[
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 4:32 pm    Assunto: Responder com citação

Deixo a espécie, é uma Tuia Aurea pelo que sei, vamos ver se estou certo.

Abraços!!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
antoniobeux



Registrado: 08/12/10
Idade: 39
Mensagens: 23
Localização: Caxias do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

não querendo contrariar o colega... mas fiquei em duvida entre a Tuia Nana e uma Tuia Pavão...
ambos são Ciprestes


Tuia Nana

Tuia Pavão
_________________
Dizem que um homem só seria realizado após fazer um filho, escrever um livro e plantar uma árvore...

Talvez, ensinar um filho a escrever um livro de como plantar árvores seja a melhor opção...
___________

Plante esta idéia!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 8:52 am    Assunto: Responder com citação

conheço muito de cipestres não
mais ta mais pra nana
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Conheço por tuia nana... cara meio complicadinha esta espécie, principalemente para iniciantes como nós. já matei uma só por causa do substrato.. tem q ser muuuuuuuuito drenante senão ela morre... poda? somente no inverno pelo que já pesquisei sobre ela... se fizer alguma intervenção fora de época costuma morrer. O pessoal vai te dar mais informações.. mas se fosse eu no seu lugar colocaria num vaso maior no inverno e deixaria até adquirir mais conhecimento.. é uma planta muito termperamental.... mas quando bem encaminhada fica muito bonita....
espero ter ajudado
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
willian_wcz



Registrado: 01/12/10
Idade: 47
Mensagens: 14
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pô pessoal, brigadão pela ajuda...McDonald me ajudando em vários tópicos meus...hehe

Bom, ok, mas então pelo que entendi, nem a poda aerea é recomendada?? Mexer em raíz então nem pensar né??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olha willian... como te disse eu sou novo no assunto tenho apenas um ano, mas a minha primeira mudinha foi uma nana q assassinei com a poda de apenas um galhinho fora de época... depois com outra muda usei um substrato com uns 40% de caco de tijolo, fiz o transplante na época certa (inverno) mas o solo compactou e morreu tb... só sobrou uma mudinha q vou colocar em um vaso maior no inverno.. nem me arrisco em fazer nada com ela agora.... estou te falando isso pq sua muda já parece ter uns bons aninhos e por experiência própria estou te dizendo isso... e como sei q nossos primeiros bonsais são extremamente valiosos estou te dando a dica....
abração meu véi...
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Willian, a tua planta é uma Chamaecyparis obtusa nana gracilis, conhecida como falso cipreste anão, ou simplemente, para os íntimos: Nana.

Depois de matar umas 3, aprendi a lidar com ela com os amigos que a cultivam ha mais tempo.

Embora seja uma conífera, o cultivo contraria o gênero.

Ela requer:

1. Substrato mais orgânico
2. Sol moderado
3. Intervenções moderadas e por partes
4. Quanto menos mexer, melhor
5. desfolha parcial interna para o acesso do sol na parte interna
6. Aramação, menos no verão
7. Aceita bem madeira morta (Shari e jin)


É por aí........

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:56 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O grande e nobre amigo Elio esqueceu um detalhe precioso: depois de fazer tudo isso que ele aconselha, pode ainda acontecer da planta simplesmente secar e morrer. Laughing Laughing Laughing Laughing

Acho que essa espécie é bem como algumas outras de origem japonesa, só vão bem como bonsai no Japão, e dificilmente fora dele. A exemplo, temos a criptoméria japonica, explorada no viveiro Belvedere, pelo bonsaista Carlos Tramujas. Fora do viveiro, dificilmente vemos um bonsai de criptoméria em outra região brasileira. O mesmo vale para a nana. Rolling Eyes Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Nicky, esse detalhe não era pra contar.................rsrsrsrs!
Realmente, a Nana é uma espécie que, se não atentar para esses detalhes, de repente, seca e morre.
Mas, já fazem 3 anos que não mato nenhuma e meu amigo Renato, bonsaísta aqui de Curitiba, deve ter umas 30, todas gozando de boa saúde. Foi com ele que aprendi a cuidar dessa "raça" muito melindrosa.
Olha aí a melhor que tenho:

abraço


_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 11:40 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Elio, dois fatores preponderantes para esse teu sucesso: a experiencia do cultivador, aliada ao clima favorável de Curitiba. Somando a tudo isso as valiosas dicas, com conhecimento de causa sobre como aplicá-las corretamente, rende bem, pelo que podemos apreciar. Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, vc completou com uma informação muito importante: o clima.
A região sul tem um clima propício à espécie!

abraço, véio!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
willian_wcz



Registrado: 01/12/10
Idade: 47
Mensagens: 14
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 1:59 am    Assunto: Responder com citação

Elio, se um dia eu chegar a um nível de ter "feito" um bonsai com esse padrão de beleza do seu, da foto aí em cima, me darei por satisfeito neste hobby. Parabéns!! Tá linda!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Willian, primeiramente obrigado pelas gentis palavras.
Outra coisa,não tem segredo nenhum, agora, vou te dar um conselho que, para mim, serviu muito bem e sigo ainda hoje, ou melhor, muito mais, hoje:

Veja fotos! Muitas fotos! Arquive fotos! Fotografe cada passo da tua planta! Compare a evolução! Reveja fotos! Busque fotos na Net e crie arquivos por espécies, estilos. Estude com detalhe cada foto.
Se pergunte porque aquele galho está ali. Porque não é mais longo ou mais curto. Porque a planta não é mais alta ou mais baixa. Enfim, uma avaliação bem criteriosa.
Com o tempo vc irá assimilando essas imagens que te servirão de modelo na hora de vc avaliar e decidir o que fazer com a tua planta.
Em bonsai, copiar não é pecado..............é necessário!
Mesmo copiando, a tua planta será única pois terá o teu toque pessoal.

abração
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
willian_wcz



Registrado: 01/12/10
Idade: 47
Mensagens: 14
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 03, 2011 6:55 am    Assunto: Responder com citação

Elio, não há nada que agradecer. São palavras sinceras, esteja certo. Muito obrigado pelas dicas. Já comecei a reunir as fotos.

Forte abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil