FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cacos de Tijolo - Assim está bom?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2010 2:33 pm    Assunto: Cacos de Tijolo - Assim está bom? Responder com citação

Olá pessoal, precisando de um substrato drenante eu aproveitei 3 tijolos que encontrei na rua e de dois fiz um substrato drenante, quebrando-os em cacos pequenos. Vou colocá-lo no escorredor.



Gostaria então de saber se a granulometria está muito alta ou assim já pode ser usado (eu particularmente já acho que está bom... ^^").

Estavam assim...


E diminuí mais... Existem cacos menores no conjunto.


Gostaria também de saber se o pó de tijolo pode ser usado para alguma coisa relacionada ao bonsai.



Aguardo os esclarecimentos. =P
Agradeço desde já! o/
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2010 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme, a meu ver, se a imagem não me engana a visão, tem cacos muito grossos ainda aí. A granulometria adequada seria de 2 a 4 mm. Me parece que aí a maioria dos cacos tem bem mais do que isso.
A poeira tem que ser descartada. Se for usada em bonsai ela compacta o substrato deixando um verdadeiro "tijolo" (literalmente)..
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2010 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho grão pequenos mas, como você viu, os grandes são em maioria.
Tentarei quebrá-los em menores.
(e a cansativa aventura do menininho com um martelo continua...)
Obrigado pela dica! =D
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Set 19, 2010 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Guilherme,

Depois de quebrar os tijolos, procure usar peneiras de medidas diferentes. Em lojas de construção vc pode comprar peneiras que eles vendem como peneira p/ arroz que te dará uma granulometria de 2 a 3mm e a de feijão que te dará uma granulometria de 4 a 5mm. Vc deverá usar as 2 medidas, eu procuro misturar 50% de cada. O pó vc deve descartar, cm o amigo Elio mencionou ele irá compactar o solo. Uma utilidade p/ o pó pode ser sua utilização na confecção de vasos em uma mistura com cimento, ou seja, vc irá substituir a areia em parte. Outra coisa que deve usar p/ a formação do solo é a areia grossa na mesma granulometria do tijolo, essa vc encontrará com mais facilidade em lojas especializadas p/ em áquários, porém seu preço ñ é mt camarada por se tratar de pedra (areia de rio ou seixo rolado são os outros nomes). Costumo pegar minha peneiras e ir ao depósito e pedir ao dono se posso peneirar p/ retirar a parte que me interessa. Costuma sair por uma média de R$ 2,00 a lata.

Dê uma olhada nessa apostila sobre substrato p/ bonsai: http://bonsai.idealgratis.com/substrato_para_o_bonsai_p01.html

Espero que ajude,

T+
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Set 19, 2010 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado, Donegá! Darei uma olhada! =D
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil