FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

GOIABEIRA 01 - Atualizado 08/01/2012
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 8:07 am    Assunto: GOIABEIRA 01 - Atualizado 08/01/2012 Responder com citação

Olá amigos,

Estou com esta goiabeira há uns 3 anos na mamadeira e pretendo passar ela para um vaso de treinamento. Como não tenho muita experiência com transplante desta espécie estou com um pouco de medo de perdê-la. Alguém tem alguma dica que pode ajudar?



Editado pela última vez por EZEQUIEL JUNIOR em Dom Jan 08, 2012 5:18 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 8:31 am    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL JUNIOR,
ta show de bola sua goiabeira!
muito bacana mesmo, até animei de mexer em uma que uns passarinhos deixaram no vaso de uma buganvillea grande que tenho aqui.
quanto aos cuidados de cultivo não tenho a minima ideia de como proceder, vou ficar de olho aqui pra manusiar a minha dak a pouco.
Agora quanto a estilisação, não iria atrazar um pouco o trabalho tirar a planta da mamadeira agora?
pelo potencial da planta acho que vale a pena esperar um pouco mais e conseguir um material TOP de linha em cada detalhe.
acho q ainda ha uma diferença um pouco visivel no calibre do tronco para o calibre dos galhos. Acho que se fosse minha esperaria mais um ou dois anos pra fazer esses ajustes finos que o vaso de treinamento facilita.
só uma opniçao brother...
parabens pela condução!

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá Filipe,

Com certeza deixar ela na mamadeira facilita muito o desenvolvimento.
O que me leva a pensar em um vaso de treinamento é o fato de aproveitar e dar uma corrigida no nebari, já que ela têm duas raízes curvas e deixar ela se desenvolver mais as raízes engrosam muito e eu não consigo corrigir com arame...
Outra coisa é que no vaso de treinamento os brotos saem com menos vigor, então eles se lignificam mais finos, favorecendo a aramação e a conicidade... entende?

Não quero tomar decisão precipitada... quero ter um bom embasamento pra não errar em nada...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09
Idade: 48
Mensagens: 1056
Localização: BELÉM-PA

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 10:31 am    Assunto: É Responder com citação

DIFICILMENTE VEMOS GOIABEIRAS ASSIM POR AQUI,,,MATERIAL EXCELENTE,,,VAMOS ACOMPANHAR.
_________________
O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 10:48 am    Assunto: Responder com citação

É, SE É ASSIM .. SIM!
RS

como disse antes, é so uma opnião, não conheço da especie e sua condução até agora foi impecavel, ninguem melhor doque vc pra saber a hora certa de fazer o procedimento!
obrigado pela aula ai, vou anotar tudo e continuar no aguardo dos cuidados de cultivo que algum amigo ira postar!


abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 12:43 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ezequiel, o Filipi tocou num ponto crucial: ainda falta muito para considerar sua planta otimizada o bastante para um envase em recipiente de treinamento. Como ele, eu tambem aconselho a manutenção e continuidade dos trabalhos no recipiente atual. Ocorre que, sendo vc o proprietário e cultivador, certamente sabe quais sãos as necessidades mais prementes para sua planta. Shocked

Sendo assim, considerando a necessidade de melhorar o nebari, aconselho então retirar a planta do conjunto escorredor/bacia e, após melhorar o raizame, retorna-la para uma bacia plastica, sem o uso do escorredor. Very Happy

Claro que a bacia deve ser repensada: altura máxima de 10cm e circunferencia menor que a atual. Com isso, vc fica com boas condições de estabilizar e melhorar o nebari, formando-o com maior critério. Além, é claro, de a planta ganhar espaço para desenvolver raizes finas, o que redunda em mais material com que formar os galhos secundários e terciários, possibilitando a formação de uma estruturação de ramas finas. Very Happy

Esse trabalho pode ser levado avante nesse momento, sem nenhum problema. O corte de raizes grossas é até aconselhável, mas não o de raízes finas, que devem ser mantidas na maior quantidade possível. A correção do nebari é por etapas então: elimine as raizes grossas que houver, inclusive as que tiverem o mínimo de grossura possível de atrapalhar (algo como uma caneta bic, por exemplo). Mantenha as raizes grossas que forem fazer parte do nebari, apenas. E, claro, preserve as capilares de alimentação, cuidando de que elas devem suprir a planta por todos os lados do tronco. Very Happy

Ao trocar os recipientes atuais pela bacia que indico, deixe a planta com as raizes trabalhadas imersas em solução contendo hormonio enraizante. Prepare um bom substrato, o mais drenante possível. Aconselho algo como terra de cupinzeiro queimada, caco ceramico, pedrisco, alguns granulos de carvão vegetal e bioplant (este ultimo é vendido pronto, usado em horticulturas para germinar sementes). Very Happy

Com esse substrato pronto, forre o fundo da bacia, depois espalhe um pouco de bioplant, deposite a planta, fixando-a com arames, cobrindo as raizes capilares com mais bioplant, para em seguida cobrir tudo com o substrato composto e previamente preparado. Regue bem, usando a mesma agua contendo hormonio enraizante, deposite a planta em local ensolarado, cuidando da rega diária. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Ezequiel, o meu primeiro bonsai foi uma goiabeira, que tenho até hoje. No início, não sabendo da arte, quase a matei por umas 3 vezes. Resistiu!
Assim, fique tranquilo quanto às intervenções. Ela aguenta bem. O trabalho de transplante, poda de raízes, substrato, etc, não tem nada de diferente do que fazemos normalmente.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/10/10
Idade: 26
Mensagens: 244
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2011 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

ta da hora essa goiaba sendo que nunca tive esperiencia com a especie Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 8:54 am    Assunto: Responder com citação

Gabriel e Rogério, obrigado pelas colocações.

Nicky,

O meu medo era deixar ela se desenvolver demais e depois, na hora do transplante, perder a planta. Mas como o Élio (obrigado pela dica, importantíssima) colocou, ela aguenta bem, então acho que devo realmente esperar mais um pouco e deidar ela ganhar mais ramificação.
Sobre o nebari, como foi misho, ela já não tem mais a pivotante, e o que incomoda são suas raízes que estão um pouco tortas, mas na hora do transplante para a bacia acho que dá pra resolver com arames...

Então vamos deixar ela mamando mais um tempo...

Obrigado amigos
Abraço a todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Ezequiel, postando para acompanhar mais este grande trabalho de condução.

Abração.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Iniciando o 4° nível de ramificação...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Ezequiel , parabens pela otima goiabeira , realmente vemos pouquissimas aqui no forum ...

Vc a esta conduzindo sem arames ??? apenas com podas ??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 4:17 pm    Assunto: goiabeira Responder com citação

Ola Ezequiel,otimo este seu trabalho ando atras de uma goiabeira para minha coleção ainda vou achar pois aqui nao se encontra para comprar mas enquanto isso vou aprendendo com este otimo trabalho.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Sergio, até hoje ela não foi aramada, nem tracionamento nem nada do tipo... só podas mesmo...

Andre, é uma planta que cresce muito rápido, por que não tenta semear algumas por aí? Misho é muito interessante...


Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2011 1:25 pm    Assunto: Goiabeira Responder com citação

Pois é ja tentei de tudo somente fico admirando as goiabeiras que tem nos canteiros da rua ou no quintal dos vizinhos e por incrivel que pareça ja tentei ate comprar algumas mudas em quintais de terrenos vazios e nao consegui nada,mas nao desisto ainda vou ter uma.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil