FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que medidas tomar ao comprar um bonsai de supermercado?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 11:12 pm    Assunto: Que medidas tomar ao comprar um bonsai de supermercado? Responder com citação

Olá, pessoal, gostaria de saber que medidas tomar ao comprar um bonsai de supermercado.

Hoje encontrei uns bonsais pequenos, que ainda podem ser melhorados, e me interessei em uma Pitanga ou uma Duranta.

Como sei, são diversos os casos de compra de plantas em locais assim, e da morte delas pouco tempo depois da aquisição.
Gostaria, então de saber se devo reenvasar, transplantar, como e com qual substrato, se devo expor ao sol direto e com que frequência a planta deve ser regada.

Obrigado dese já. ^_^
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Cahú, quando compro bonsais de supermercado (mausai) eu não dou nem um tratamento especial. Só não aconselho comprar tuias e afins porque estas são complicadas de se recuperar.

Aqui vão algumas coisas que faço quando chegam plantas desse tipo (mausais) em casa:

1º - Reenvaso, não mexo em nada de raízes, mas, independentemente da espécie, eu sempre a reenvaso. As plantas chegam sufocadas naquele vaso, com aquela terra pobre e cheia de ervas daninhas (matinhos Very Happy ), então, arranjo um vaso com mais espaço, troco o substrato por um bem mais rico, e faço o procedimento comum de qualquer troca de vaso. Mas tome cuidado para não machucar as raízes.

2º - Retiro todas ou quase todas as folhas da planta (de acordo com a espécie). Depois de no mínimo 2 semanas ela já está brotando vigorosamente.

3º - Rego, rego bastante! Todo dia pelo menos uma vez ao dia durante no mínimo uma semana.

4º - Deixo a planta na sombra também por pelo menos uma semana (para ir se acostumando com o novo ambiente). Depois, vou pondo-a aos poucos no sol.

5º - Começo a adubar somente depois de 30/40 dias.

6º - Depois disso, comece a cuidar da planta normalmente, de acordo com sua espécie é claro.


Exemplo: Eu tenho uma jabuticabeira que comprei faz mais ou menos 2 meses. Ela é um mausai, veio bem verdinha, mas naquele vaso apertado, com um substrato pobre e seco. Cheguei em casa de noite mas, mesmo assim, estendi o jornal no chão do meu quarto e comecei a trabalhá-la.

Reenvasei, troquei substrato (coloquei bastante terra preta porque jabuticaba adora), desfolhei ela parcialmente e reguei até encharcar.

Durante a semana regava bastante ela todo dia, sempre a deixando na sombra.

Depois de uma semana os primeiros brotos apareceram. Depois de duas, já tinham aberto e mais um monte de novos brotos apareceram.

Agora, ela já toma basntate sol todo dia, já é adubada e já se enquadrou ao ritmo das outras plantas.


Sei que são um pouco drásticos os procedimentos que eu tomo, mas, sempre tenho resultados satisfatórios, mesmo se tratando de um mausai.


Espero ter ajudado Cahú! Very Happy

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho mais interessante visitar e procurar em tudo que é canto de um viveiro de mudas ou floricultura uma muda bruta, você vai estar adquirindo uma planta para podar, aramar, plantar num vaso de condução/trocar o substrato, descobrir o nebari que esta coberto de terra...etc.Isso alem de ser muito satisfatório, vai aumentar em muito suas técnicas na arte, e sem falar que nos viveiros/floriculturas mais antigos, você corre o risco de encontrar uma velharia jogada pelos cantos...bem baratinho, porque planta defeituosa(Ex:torta, copa vazia...galhos secos).Sem falar que você vai estar pagando aproximadamente ou ate mais caro em um “”bonsai”” de supermercado, que você irar adquirir somente uma mudinha num vasinho.
Umas fotos tiradas da net, só pra você ter uma idéia quando eu falo muda bruta.



Abração Guilherme, e sorte na procura!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Também tem esse caminho que eu apoio. Procurar em um viveiro é muito mais legal e tem também a garantia de achar um material muito melhor que o mausai.

Tem vários pontos positivos em comprar uma planta de um viveiro do que de um supermercado:

1º - Variedade.
2º - Qualidade.
3º - Preço.
4º - Trabalho.
5º - Orgulho.

Abraços!!!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

tambem sou a favor das floriculturas e viveiros
mais vamos a sua pergunta...
procure monitorar os supermercados da sua redondesa e ver quando os "bonsais" chegarem assim vc vai pegar eles ainda no inicio antes deles começarem a sofrerem com a iluminaçao fraca e pouca ou nenhuma rega assim vc pode pegar ate as dificeis tuias ...rsrsrsr
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Parece que, todo dia 15 vem um carregamento novo de bonsais nos supermercados. Pelo menos no Carrefour é assim.

Guilherme, você tem certeza de que eram Durantas que você viu para vender? Se for, amanhã vou fazer umas comprinhas... Laughing

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, André e neiluis, antes de tudo, obrigado por toda a ajuda.

A minha ideia inicial era comprar um "bonsai" de supermercado e também dar uma olhada em mudas em uma floricultura/viveiro perto da minha casa.
Estou bem interessado em Pitanga e Duranta, embora tenha plantado umas sementes delas e feito umas estaquias...
Fiquei pensando também no que vocês falaram de Variedade, Qualidade, Preço, Trabalho e Orgulho... São pontos importantes a se considerar.

Acho que vou desistir mesmo de comprar um "Mausai" e partir pras mudas, mesmo...

Então, no caso da compra de mudas, posso passá-las imediatamente para um escorredor?
E no caso de comprar mudas muito grandes (e finas - como umas Casuarinas que vi certa vez), como proceder?
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/10/10
Idade: 26
Mensagens: 244
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2011 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

sei lá eu nao compraria um musai uma vez eu paguei 9 reais num musai de tuia ele esta vivo , mas outro dia fui a floricultura e achei plantas do mesmo preço e com um melhor desenvolvimento. Very Happy

Editado pela última vez por gabriel strucker em Dom Jan 23, 2011 9:38 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 9:08 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, se vc comprar um "mausai" e seguir direitinho as excelentes dicas do nobre colega Pedro Catarin, não terá nenhum problema e ainda poderá, em um tempo menor, ter um excelente pré bonsai para formar um lindo bonsai. Very Happy

Meu conselho nesse sentido se prende ao fato de que vc adquire uma boa muda na compra de um mausai, visto que o tronco e o sistema de raiz condicionado ao recipiente, isto é, o vaso em que está plantada e que serve de contenção para o crescimento da planta, suplanta em muito as mudas adquiridas em viveiro. Rolling Eyes

Tendo uma muda com um tronco com um pouco de movimento e raízes condicionadas, vc tem em mãos um ótimo pré bonsai, com que trabalhar, ao passo que com uma muda de viveiro, por mais otimizada que seja, isso ainda está bem longe e fora de alcance de ser atingido em pouco tempo. Shocked

No mausai, porém, o que geralmente falta é apenas a formação estrutural aerea. Fácil de ser conseguida com um bom cultivo, é, por outro lado, mais dificil numa muda de viveiro, a não ser, claro, quando o viveiro for no estilo da Floricultura Kadan, em Atibaia/SP, onde é possível comprar mudas de pré bonsai aos mondes, dentro das condições otimizadas necessárias. As mudas desse local estão quase todas precisando apenas da formação estrutural para serem definidas. Muitas, incluso, podem ser conseguidas com a planta já envasada num recipiente de treinamento. Rolling Eyes

Então, minha orientação é no sentido de comprar o mausai, seguir as dicas do Pedro quanto ao reenvase e cultivo inicial, para, em pouco tempo, poder reiniciar a construção da estrutura aerea. Quando muito, talvez haja necessidade de reposicionar as raízes, para formar um nebari mais radial, ou próximo disso. Mas o mais importante é que a planta estará devidamente condicionada a ser cultivada num espaço reduzido, o que é muito importante, em se tratando de um pré bonsai. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 9:50 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado gabriel e nicky! Very Happy

Agora fiquei com uma dúvida: quando vocês falam de reenavar, falam de um vaso qualquer que seja mais espaçoso, certo? E.. fiquei curioso com o fato de colocar terra fértil... é isso mesmo..? Shocked

Agora estou saindo para uma loja com meus pais e aproveitarei que lá tem um viveiro/floricultura. Verei que material posso arrumar. ^_^

Obrigado pelas orientações, pessoal! Very Happy
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 2:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, não use terra fertil, para reenvase, em hipotese alguma. O substrato inicial para qualquer planta deve ser sempre esteril. O ideal, de uma maneira geral, exceto para azalea e rododendro, é que contenha algo como: terra granulada, pedrisco, caco ceramico e carvão. Dependendo da espécie, como pinheiro e junipero, pode acrescentar na mistura um pouco de casca de pinheiro e fibra de coco queimadas, mas só nesse caso. Very Happy

Quanto ao vaso: se o recipiente em que a planta estiver for ceramica, mantenha ele mesmo, bastanto apenas dar uma boa lavada com agua, sabão e uma escova, por dentro e por fora, secando bem antes de reutilizar. Se for de plastico, descarte e use outro, tambem de plastico e do mesmo tamanho, porém novo.

Se tiver interesse em aumentar o tamanho da planta ou engrossar o tronco, apele para bacia plastica ou escorredor, a critério. Very Happy

Lembre-se sempre: não use, nunca, esterco ou qualquer outro tipo de adubo ou similar na composição inicial de qualquer substrato, se a finalidade for cultivo voltado para formação da planta e sua conversão em bonsai. Sempre substrato esteril, livre desses compostos, como esterco de gado, de cavalo, humus de minhoca, terra preta, e por aí vai. Passa longe desse tipo de recomendação. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, OK! Valeu, nicky! Very Happy
Voltei da loja mas não achei nada que queria, embora fiquei curioso com uma amoeira... (porque nunca vi uma amoeira aqui Shocked )
De quaquer modo, infelizmente nã havia nada de interessante, sem contar oatendimento que... Confused Bom, enfim...

Talvez amanhã à tarde eu vá ao viveiro/floricultura que fica perto da minha casa. Lá devo achar boas opções, mas talvez apenas mudas.
Amanhã veremos. Wink

Obrigado pela ajuda, pessoal! Very Happy
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Estranho, quando reenvasei a jaboticaba mensionada no meu primeiro post, eu usei 30% areia, 20% terra argilosa (barro... Very Happy ) e 50% de terra vegetal. O resultado foi ótimo!

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 8:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Pedro, nas minhas orientações eu costumo observar de onde os demais colegas estão postando, antes de escrever ou ministrar dicas de cultivo ou de composição de substrato ou qualquer outra informação. Veja por exemplo que voce está no estado de São Paulo, onde o clima é bem mais tranquilo para o cultivo de algumas espécies que em Pernambuco, onde está o nobre colega Guilherme. Shocked

A idade do cultivador tambem deve ser considerada, bem como o tempo que ele frequenta o forum e conseguiu assimilar os conselhos, dicas e informações aqui prestadas por todos nós. Isso por que a diversidade climática, por vezes, é um fator altamente influenciável na maneira com que lidamos com nossas plantas. Rolling Eyes Rolling Eyes

Para voce ter uma idéia, aqui no cerrado de Brasilia, onde moro, cultivo determinadas espécies que têm um ótimo crescimento no solo, enquanto outras não. A uns meros 35 km reside outro bonsaista/forista, o Paulo Ventura. As espécies que aqui em casa não vão bem no chão, no solo do viveiro dele, por outro lado, engrossam e crescem que é uma maravilha. E olha que, como frequentamos muito a casa uns dos outros, temos mantido o mesmo metodo de trabalho e de cultivo, bem como de adubação e rega, o que não influi em nada nesse resultado adverso. Evil or Very Mad

Isso ocorre em função do clima, que é ligeiramente diferente aqui e lá. E do solo, tambem, apesar das correções que fiz, seguindo os mesmos padrões que o Paulo fez tambem. Então, o que dizer do cultvio em Sorocaba e em Recife? As respostas que voce obteve com o tipo de substrato utilizado, porém, serão bem diferentes das que o Guilherme iria obter cultivado a mesma espécie e usando o mesmo substrato lá na cidade dele. Shocked

Eu sempre escrevo a respeito dessas diferenças mas poucos levam isso em consideração antes de indicar ou fornecer dicas de cultivo. Claro, posso estar enganado e frequentemente costumo errar, como todo bonsaista. Perdi inumeras plantas e vez ou outra ainda mato alguma, como todo mundo, Hidaka inclusive, já fez. Mas é preciso estar atento e ir aprendendo com isso, ao invés de apenas repetir o mesmo processo e passar adiante, como se isso valesse igual para todos os foristas que participam em nosso forum. Rolling Eyes

Infelizmente, para alguns, não há disponibilidade de determinado tipo de materia prima para formar um substrato adequado ao cultivo das espécies que cada um cultiva. Em muitas regiões do país, por exemplo, não há cupinzeiros, que é de onde eu retiro minha terra granulada. Pedrisco há uma infinidade de variedades: alguns de rio, outros tipo brita zero, outros de aquario, e por aí vai. A areia grossa que menciono é retirada de rios e usada em construções. Porém, em areas próximas do mar, deve ser considerado o alto risco de areia contaminada por sal ou excesso de calcario. O que acaba por prejudicar as plantas. Rolling Eyes

A terra vegetal de que fala é bem diferente da que o Guilherme poderia encontrar em Recife. Por isso, não sigo muito a risca as informações sobre cultivo fornecidas pelo pessoal da Bonsai Kai, por exemplo. Eles produzem plantas em grande quantidade, mas a maioria delas é cultivada sob sombrite, longe da luz do sol direto. Com isso, ao serem replantadas e colocadas no sol, acabam por secar e morrer, pois não tem resistencia nenhuma para isso. É preciso fazer uma adaptação bem gradativa, antes de mais nada. Shocked

Terra argilosa não é o mesmo que barro, lamento dizer. A argila geralmente encontrada é umida, mas seca rapído e fica dura depressa, o que acaba por prejudicar, vez que prende as raizes finas, as capilares, dificultando seu desenvolvimento e prejudicando sua captação de nutrientes para a planta. Usar argila, então, seria adequado se fosse na forma de granulos pequenos, queimados em baixa temperatura (400 graus, no minimo). Dessa forma, não iriam causar o estrago que citei acima, mas por outro lado, poderiam contribuir para uma maior aeração, isto é, oxigenação nas raízes. Rolling Eyes

O barro, depois de seco, fica endurecido, se compactando muito rapidamente. Por isso descarto seu uso, a não ser como indiquei acima: queimando em baixa temperatura. Eu uso queimar a terra granulada de cupinzeiro, pelas mesmas razões e para eliminar impurezas, como sementes e larvas de insetos, antes de usa-la combinada a outros componentes, na formação de um substrato. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Caminho longo que ainda há pela frente para mim...

Obrigado pelas dicas Nick!

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil