FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cambui com folhas queimadas na ponta
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaeltimbo



Registrado: 19/01/15
Idade: 42
Mensagens: 4
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Sáb Fev 21, 2015 10:11 pm    Assunto: Cambui com folhas queimadas na ponta Responder com citação

Olá a todos,

Preciso de apoio com meu Cambui de 12 anos que adquiri em dezembro do ano passado. Chegou aqui (moro em Fortaleza) verdinho e ficou assim até a aplicação de adubo orgânico (Torta de Algodão) no início de fevereiro. Após isso ele começou a apresentar queimaduras nas pontas das folhas, conforme fotos abaixo:




Pensei na possibilidade de ser excesso de adubo. Para tentar contornar isso, hoje retirei todo resto de adubo que ainda tinha na parte de cima do vaso e durante este procedimento encontrei alguns "bichinhos"...parecidos com umas formiguinhas brancas. Eram poucas, mas gostaria de saber se é normal ou se isso pode ser a causa das folhas queimadas. Seguem fotos deste bicho:




Por favor..
- Preciso saber se o possível excesso de adubo é a causa ou esse bichinho branco.

Desde já agradeço o apoio de todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2015 1:42 am    Assunto: Responder com citação

hum... muito bem vamos as tentativas...

a imagem do inseto esta meio turva dificultando um pouco, porem ele parece meio de longe com cupim de terra, ele seria parecido com o cupim de madeira mais costuma ficar na terra e ataca as raízes da planta, se esse se confirma tem boa chance de ser o causador desse seu sintoma.

porem vamos com calma pois adubos ORGÂNICOS em sua maioria por causa de mal odor acabam atraindo moscas e sucessivamente larvas (derivadas de ovos deixados no substrato), essas larvas são perfeitamente normal (existem métodos para evita-las) e não agridem a planta.

se o caso for mesmo cupim me lembro de um método contra formigas que não tenho certeza que funcione com cupim mais a tentativa e fácil. consiste em submergir a planta em água por x tempo, tipo sei la 2h, no caso somente o subtrato. para vários tipos de pragas funciona perfeitamente mais no caso do cupim teria uma certa duvida. porem a tentativa não vai causar dano a planta pois tipo pode esperar e ao invés de regar normalmente coloca ela numa bacia e deixa la, como falei por umas 2h, quem sabe ate com uma doze de enraizador na água né... mais num vai deixa muito tempo pois maioria das plantas num gosta do excesso, mais acho q ate umas 4h estaria de boa.

de qualquer forma vamos aguardar outras opiniões sobre o caso da galera.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rafaeltimbo



Registrado: 19/01/15
Idade: 42
Mensagens: 4
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2015 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Smart!
Encontrei pouquissimos desses insetos, portanto acredito que sejam larvas que apareceram após o adubo.
Vamos esperar mais apoio..vamos observando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2015 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

rafaeltimbo escreveu:
Obrigado Smart!
Encontrei pouquissimos desses insetos, portanto acredito que sejam larvas que apareceram após o adubo.
Vamos esperar mais apoio..vamos observando.


bem amigo, tenta dar uma conferida melhor na planta pois se for cupim de solo mesmo, eles estarão dentro do solo e muito poucos serão visto mais na superfície, tente ver detalhadamente o formato deles e pesquise imagens no Google mesmo sobre cupim e larva pois eles são bem diferentes. uma dica que pode tentar e caso seu vaso seja de fácil remoção tente remover o torrão completo do vaso em uma maioria ele nem fica muito grudado e só da uma mexidinha nas bordas e virar de cabeça para baixo que iria sair inteiro ae verificar mais as raízes do fundo, caso seja cupim eles vão estar meio em quantia grande mais no fundo...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rafaeltimbo



Registrado: 19/01/15
Idade: 42
Mensagens: 4
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Abr 05, 2015 4:14 pm    Assunto: Cambui com folhas queimadas na ponta Responder com citação

Olá amigos,

Ainda estou tendo problemas com meu cambui. Apliquei o inseticida (Forth Defender) uma vez e 15 dias após a primeira aplicação.
Evidenciei uma melhora. Pelo menos as folhas não queimaram por uns dias.
Mas agora voltaram a queimar, conforme fotos ao final do post.

Preciso de ajuda para saber os próximos passos:
- retiro as folhas queimadas?
- faço uma desfolha geral?
- retiro o bonsai do vaso para dar uma olhada nas raizes e envazo novamente?

Seguem as fotos:









Aguardo ajuda.[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Abr 05, 2015 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Vamos a outras possibilidades... Ele estava em local sombredo e foi para o sol? Ou será que de onde veio estava com pouco sol? Faltou água? Pode ter sido sim excesso de adubação... a panta não está bem, então suspenda adubação totalmente até ela se recuperar. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Seg Abr 06, 2015 9:36 am    Assunto: Responder com citação

ainda tenho a suspeita do cupim de solo...
porem o detalhe agora e o seguinte, quando os brotos novos muchão, meio que num geral o problema e na parte inferior (raízes). então teremos...

falta de água: como Elio disse, chego a faltar (a correção nesse ponto ae e só colocar água q ele volta novamente.
desidratação: muito sol com pouca água ou com dificuldades de absorção de água, tipica apos transplante onde raízes ainda não se fixaram.
queima de raízes: normalmente adubação
apodrecimento de raízes: normalmente causado por excesso de água
PH errado: esse não tenho certeza mais acredito que tb traria problemas semelhantes, porem teria que ser mudanças drásticas, normalmente o PH nem e tanto observado pois e natural, tipo se uma planta e do chão e so planta no chão, se e uma orquidia de arvore se planta em arvore ou substrato próprio e por ae vai.
pragas: por fim as pragas, podendo ser as temidas cochonilhas de raiz, cupim de solo.


oque não se deve fazer agora.

Adubação, transplante, sol pleno, Poda (no maximo os galhos mortos)


acredito que todas as pragas de folhagem deixam seus rastros, como lagartas cochonilhas, brocas, fungos. sempre deixam se num e uma bostinha (lagarta), pode ser um posinho (fungos), ou sinal de formigas (cochinilha)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil