FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Enraizamento de estacas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 5:27 pm    Assunto: Enraizamento de estacas Responder com citação

Amigos, não sabia em qual item colocar, e nem sequer como perguntar exatamente... tá ruim eih! Mas, lá vai. Como aluno aplicado deste forum fiz plantio de estacas de resedá, jabuticabeira, acer e manacá, todas entre um mês e vinte dias atras (portanto no verão) em areia de construção, apliquei enraizador e fertilizante com pouco nitrogênio, tudo em garrafa pet cortada no 1/3 do tamanho, bem furada com ferro de solda, mantive na sombra e com boa rega. Maravilha, a brotação é tão forte que parece que se ficar olhado vejo as folhas explodirem e crescerem... a gema da manhã é folhinha à noite! Feliz e preocupado... e as raízes? Essa é a pergunta: como estarão as raízes? Meu plano: manter assim na garrafa pet, na areia, com fertilizante, na sombra (um pouquinho de sol), sereno e chuva até a primavera. Em começo de setembro, passo tudo para o escorredor (uns vinte!), e aí? E as raízes estarão lá? Uma das minhas estacas de acer tem uns 8 cm de diâmetro (logo coloco as fotos) não quero tirar da areia e perde-la por falta de raízes. Peço-lhe, muitos, mas muitos palpites, por favor. Edgard de Vinhedo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Minha mulher disse que eu fui grosseiro com a palavra "palpites". Bem, conselhos, sugestões, recomendações, ordens expressas, também serão bem-vindos. Mas, palpite tem conotação de "sem responsabilidade" assim mais gente pode opinar. Obrigado. Edgard de Vinhedo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Edgard de Vinhedo, realmente são palpites, não esquenta muito com o liguajar, quanto mais simples mais facil de entender tuas duvidas.
Quanto ao procedimento, acho que devria mante-los nestas garrafas pet ate a primavera, por mais que elas precisem de espaço elas não vão tomar todo o espaço, e para o ano que vem vc pode coloca-la na mamadeira ou ate mesmo transplantar para bacias com substrato adequado, ate la mantenha a adubação, pois a areia é boa para enraizar por ter pouco nutriente.
Atenciosamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2012 2:16 am    Assunto: Responder com citação

é assim mesmo, as estacas podem soltar brotos e folhas, mas não quer dizer que vão enraizar. vc não deveria ter adicionado fertilizante, apenas hormonio enraizante... fertilizante só quando as mudas estiverem muito bem pegas e com muitas raízes, muito mais para frente. agora deve deixar quieto mesmo, sem mexer nos vasos... acredito que terá sucesso com os resedás e com o acer, o manacá não posso falar porque nunca fiz estacas dessa espécie... quanto as jabuticabeiras serão mais difíceis de enraizar, talvez nunca enraizarão. estaquia não é melhor método para se obter mudas de jabu. mas não custa continuar cuidando das que vc já fez e esperar... vá postando os resultados e boa sorte. abraço.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2012 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Edgar, para não ser repetitivo, vou dizer para reler a opinião do Paulo Cesar, é exatamente o que eu diria...Só vou frisar um ponto: broto não significa enraizamento...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil