FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus Pavifolia da Amazônia com problemas!! Help!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelovitor



Registrado: 08/02/11
Idade: 38
Mensagens: 2
Localização: Porto Velho-Rondônia

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 9:48 am    Assunto: Ulmus Pavifolia da Amazônia com problemas!! Help! Responder com citação

Olá,
Meu bonsai está com folhas amareladas, algumas manchas queimadas de cor marrom e algumas folhas já nascem com todos esses problemas. As raízes expostas estão com uma mancha branca sobre elas: pode ser excesso de umidade nas raízes. E uma parte do tronco também apresenta rastro de cobertura branca. Além disso, volta e meia encontro teias de aranha e mato as aranhas que encontro.

Dia 21 de janeiro de 2011 comprei um Ulmeiro Chinês com cerca de oito anos na loja “Chácara Tropical” no Rio de Janeiro, depois de uma semana voltei para minha cidade: Porto Velho – RO (clima tropical). Eu estava de férias, no Rio de Janeiro e o Bonsai passou uma semana na sacada do apartamento tomando sol direto somente após as 5 da tarde e aguando uma vez por dia. O clima estava muito quente e o ar com pouca umidade.

Cheguei em minha cidade e a planta pega sol até as 10h da manhã e após as 4 horas da tarde. Molho o bonsai cerca de uma vez por dia, quando faz calor demais então rego duas vezes.

Pesquisei na internet e descobri que o Ulmeiro Chinês gosta de umidade, então borrifava as folhas duas vezes por dia, porém cometia o erro de colocá-lo diretamente ao sol com as folhas molhadas.

Lá na loja onde comprei o bonsai, um funcionário disse que as raízes expostas precisavam de umidade e até recomendou colocar um tipo de vegetal parecido com um musgo cinza, que mantém a umidade. Por isso quando cheguei aqui molhava as raízes duas vezes por dia.

Adicionei um pouco de adubo Osmocote 15-09-12 com liberação lenta de 8 meses: poucas “bolinhas”.

Andei pesquisando e estou evitando molhar as folhas e colocar a planta no sol após isso. Também parei de molhar as raízes, molho somente a terra.

Estamos na época de chuvas na Amazônia, chove quase todos os dias. Reduzi as regas e não deixo que o bonsai pegue chuva porque já é molhado por mim.

A planta tem 21cm de altura, o vaso tem 14x8x5cm (Comprimento\Largura\Profundidade)

O funcionário da loja disse que precisará transplantar somente no final do ano.
Já comprei o bonsai com poucas folhas assim mesmo.

Ajudem-me, por favor, o que posso fazer? Qual é o problema do meu bonsai? Qual o cuidado que devo ter com as raízes expostas? (raízes assim trazem beleza ao bonsai)
Já tive um bonsai de acerola, que carregava duas vezes por ano, mas foi morto por acidente: passaram por cima dele com uma moto. Tenho um bonsai de jabuticaba que não dá trabalho nenhum – comparado com o Ulmeiro =D

















Obrigado pela ajuda!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/12/10
Idade: 34
Mensagens: 125
Localização: Cascavel-PR

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiro, que que é essa última foto? Shocked
Quanto a borrifar água nas folhas e colocar em luz direta do sol, não é problema, isso é mito, lógico que vc borrifa com água fresca e não quente né?hehehe
Quando ele pegar chuva não regue. Quando não chover regue, creio que as plantas gostam da chuva por ser natural.
Sei que o ulmus gosta de desfolha no verão, talvez você possa desfolhea-lo e como está adubado provavelmente ele ira brotar com um belo verde claro.
Além disso, o ulmus é uma planta que gosta de bastante sol e umidade, e tenho certeza que ai na região amazonica isso não é problema Very Happy
Quanto as folhas estarem desse jeito, não sei não. pode ser algum inseto talvez...
os mais experientes poderam verificar a veracidade do que eu disse e dizer as razões dessas folhas. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcelovitor



Registrado: 08/02/11
Idade: 38
Mensagens: 2
Localização: Porto Velho-Rondônia

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Jonathan Richetti escreveu:
Primeiro, que que é essa última foto? Shocked
Quanto a borrifar água nas folhas e colocar em luz direta do sol, não é problema, isso é mito, lógico que vc borrifa com água fresca e não quente né?hehehe
Quando ele pegar chuva não regue. Quando não chover regue, creio que as plantas gostam da chuva por ser natural.
Sei que o ulmus gosta de desfolha no verão, talvez você possa desfolhea-lo e como está adubado provavelmente ele ira brotar com um belo verde claro.
Além disso, o ulmus é uma planta que gosta de bastante sol e umidade, e tenho certeza que ai na região amazonica isso não é problema Very Happy
Quanto as folhas estarem desse jeito, não sei não. pode ser algum inseto talvez...
os mais experientes poderam verificar a veracidade do que eu disse e dizer as razões dessas folhas. Very Happy


A ultima foto é uma coisa que o funcionario da loja me recomendou comprar: é um tipo vegetal parecido com um musgo cinza ressecado, que mantém a umidade das raízes colocando-o por cima e molhando. Não sei o nome direito.

Tem um amigo meu aqui de Rondônia que se chama Gustavo Richetti, deve ser seu parente =D
Obrigado, vou esperar mais informações dos criadores profissionais
hehe
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jonathan Richetti
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/12/10
Idade: 34
Mensagens: 125
Localização: Cascavel-PR

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Sério mesmo? Shocked
Gustavo Richetti... nem sabia hauehauehuae Very Happy
Certamente que os pessoal mais experiente poderá te orientar melhor ^^
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil