FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho - Idéias de estilo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
aweddigen



Registrado: 22/11/10
Mensagens: 6
Localização: Três de Maio-RS

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2011 1:09 am    Assunto: Buxinho - Idéias de estilo Responder com citação

Tenho este buxinho já em vaso definitivo, transplantado a 6 meses e com bom desenvolvimento. Quero começar a definir um estilo e gostaria de idéias e sugestões de como poderia formatar a copa.

Visão completa


Detalhe do tronco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2011 1:20 am    Assunto: Re: Buxinho - Idéias de estilo Responder com citação

Bom dia aweddigen

Ficaria melhor se vc colocasse uma imagem menor, pois esta está dificil de visualizar.

Abraço
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2011 1:21 am    Assunto: Re: Buxinho - Idéias de estilo Responder com citação

Não precisa mais, rs, consgui visualizar aqui no outro PC.

Eu sou novato aqui, e não possuo muita experiencia com Buxos (apesar de ter um ) mas o Nobre Amigo Nicky me aconselhou em fazer intervenções nele somente no inicio da primavera,
e ir somente adubando e sol pleno durante todo o dia...

Abraço
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2011 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Ola amigo ,

Tenho algumas considerações a fazer, senpre a intenção de ajudar .

- O vaso definitivo é e senpre será a ultima etapa na construção de um bonsai, as vezes semdo preciso anos para se chegar nele. Vi pelas fotos que vc tem revistas " como cultivar bonsai", pois bem , estas revistas apesar de trazerem muitas materias e fotos interessantes nos dão a impressão de ser possivel fazer bonsai instantaneo, o que é impossivel, levando alguns iniciantes { fui um deles } a erros que comprometem todo o trabalho .

-Todo buxus comprado em floriculturas e viveiros são topiarias { bolinhas } que devem ser " desestruturados " para que passem a ter um aspecto menos artificial , poderia ter feito isso quando comprou , depois ter reduzido o torrão e colocado numa bacia bem furada com substrato certo , em 6 meses estaria muito mais adiantado como pré bonsai .Como vc apenas replantou neste vaso pequeno terá que recomeçar , para ter um trabalho mais tecnico e harmonioso .

-Colocando numa bacia maior deverá cobrir o negari { raizes} para que todas fiquem cobertas pelo substrato , corrigindo essa impressão de que a planta não coube no recipiente e evitando a perca de tantas raizes capilares importantes .

- O tronco tem o belo movimento que não é acompanhado pelos dois galhos da esquerda e vc não conseguirá mudar isso em virtudo da grossura deles ... talves deva cortar e manter os tocos para futuros jin.
Fazendo em seguida uma limpeza interna da copa para melhor visualização da estrutura dos galhos restantes e novas fotos .

- As vezes é preciso ter coragem de reduzir uma planta a um simples toco para depois recomeçar da maneira certa e conseguir desta feita um trabalho mais tecnico e de muito mais qualidade .


Se me permite, vou postar o exemplo deste meu buxus semper vivens.
Veja que desta enorme planta com quase 2 metros aproveitei apenas o primeiro galhinho da direita lá embaixo e um outro mais acima :



E depois de 2 anos estamos assim :

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2011 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá, aweddigen
sua planta foi transplantada há 6 meses e hoje se encontra como na foto?
Me parece que ainda não era hora de olocar neste vaso, as raízes não estão cabendo nele. Neste caso um vaso um pouco maior acredito ser melhor. Mas não é hora de mexer, eu cobriria estas raízes com algum substrato. Elas são raízes superficiais e que farão parte do futuro nebari da planta (importantíssimo num bonsai). Assim, tente preservá-los.
Não é hora de intervir em buxus. Eles são um pouco temperamental. Cuidado tambpem com podas drásticas, em qualquer época do ano.
Uma sugestão é o estilo moyogi, utilizando um destes galhos baixos como sendo o primeiro galho da planta.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil