FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tiamina [IMPORTANTE!]
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2011 9:27 pm    Assunto: Tiamina [IMPORTANTE!] Responder com citação

Olá pessoal

Não sei oque fizeram, mas a materia que está rolando aqui no forum e na net em geral está errada em sua diluição final.

Segue o correto.

Vitamina B1 (Tiamina) como hormônio enraizador
INTRODUÇÃO


Vários produtos são utilizados para enraizamento porém, nenhum tão formidável quanto a Tiamina – Vitamina B1. Quem já não fez um transplante de vaso e se deparou com aquela quantidade enorme de raízes. Sonho? Não, isto é a realidade graças a este enraizador combinado com um bom solo. Alguns Bonsaístas pensam que é um hormônio, adubo, etc.


• 1. O que é a Tiamina?
Tiamina é a Vitamina B1, a mesma usada em seres homanos. Sua fórmula é:
3 – [(4 - Amino - 2 Metilpirimidina) Metil] – 5 – ( 2 – Hidroxietil) – 4 Metiltiazol Cloridrico Monocloridrato.


• 2. Quais são suas indicações?
a) Alporquia e Estaquia
b) Recuperação de raízes após poda radicular (De raízes).
c) De uso eficiente quando usamos o escorredor de macarrão na recuperação das raízes.


• 3. Em que formas ela (A Tiamina) se apresenta.
Para a Arte Bonsai o mais conhecido é o VitaFlor Raiz porém, existe na fórmula de alguns farmacos vendidos em drogarias, como o Benerva do Laboratório Roche, no Bequim, Berin, Betabion, Bivita, Benitex, etc. a presença da Tiamina. No Brasil encontramos a Benerva que vem em comprimidos de 300 mg.
Existe a possibilidade de mandarmos preparar em farmácias de manipulação o que sai bem em conta.


• 4. Como usar o Benerva?
É simples, como já se sabe a concentração correta é de 0,04% na fórmula solúvel segundo o Institute American Vitamine. Sabendo que uma cápsula contém 300 mg fazemos a seguinte conta:
0,04% corresponde a 400 mg então,
para fazermos 1 litro teremos que ter 400 mg de Tiamina, assim:
400 mg – faz – 1 litro
300 mg – fará 750 ml
Para ficar mais compreensível, cada dois comprimidos podemos fazer 1,5 litro.
Para fazer a solução coloque o(s) comprimido(s) em um liquidificador com a quantidade de água necessária e bata até tornar-se uma solução homogênea (Igual).
Podemos pedir a um Laboratório que prepare esta solução:
Fazer 100 ml de solução de Vitamina B1 (Tiamina), a 40%, solúvel em água.
Como usar:
Para cada 10 ml da solução é diluída em 100 ml de água o que resulta em uma concentração de 0,04 considerada ideal.
Validade:
Pode ser estocada por 120 dias.


• 5. Como utilizar?
Interessante, e mais econômico, é usá-lo 1 hora após a rega normal com água.


• 6. Quais as vantagens?
São muitas, pois multiplicando a quantidade de raízes a árvore conseguirá fazer uma maior absorção de água e nutrientes o que implica em maior distribuição e mais rapidamente. Consequentemente nosso Bonsai terá como resultado um melhor desenvolvimento de toda a sua parte aérea.


• 7. O quê devemos observar quando do seu uso?
Entendendo que a planta criará uma estrutura radicular maior, prestar atenção para a hora certa do transplante.


• 8. Quais os cuidados na manipulação?
Nunca deixe a solução exposta a luz ou o frasco da mesma aberto. Respeite sempre a data de validade. Utilize sempre a solução preparada.


• 9. Lembretes especiais.
a) Nunca usa a Tiamina em forma de xaropes, principalmente em alporquias.
b) Sempre guarde em lugares arejados e secos.
c) Faça a diluição correta pois, soluções mais concentradas não surtem mais efeitos.
d) Use no mínimo 3 vezes por semana.
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com


Editado pela última vez por caiomalk em Sex Maio 06, 2011 10:06 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2011 10:00 am    Assunto: Re: Tiamina [IMPORTANTE!] Responder com citação

Olá Pessoal

Esclarecendo melhor o explicado acima:

Para cada comprimido de 300mg diluímos o mesmo em 750ml de água.
Então para 2 comprimidos são 1,5 litro de água.
Até este ponto está correto, pois a concentração é de 0,4, mas se a concentração pretendida ao final da diluição é de 0,04,
não podemos diluir 1ml (solução concentrada) 1 litro de água, pois se fizermos esta diluição, obteremos uma concentração final
de 0,0004, oque a meu ver não é o indicado, ou seja, se temos uma solução com concentração de 0,4 e pretendemos obter
a concentração de 0,04, temos que diluir cada 1ml da solução concentrada em 10ml de água.

Pra ficar mais fácil:
Divida 600 (Soluto) por 1500 (Solvente)= 0,4
Agora faça a seguinte conta 600/15000 = 0,04

Ou seja, se fizermos uma solução inicial com dois comprimidos, obteremos 1500ml de solução concentrada a 0,4, para obtermos a concentração de 0,04 basta colocarmos 10X a quantidade a ser diluída (com 1,5 litro faz-se 15 litros)

Abraço
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 12:42 am    Assunto: Responder com citação

Cientificamente não existe nada comprovado sobre o efeito de tiamina sobre plantas, bem como outros produtos como glicose, suplementos alimenticios, etc.
É verdade que tem gente que jura que dá resultado, mas muitas vezes pode estar relacionado a outra coisa, como melhora dos microorganismos do solo, mas crescimento de raiz pura e simplesmente não.
Até o que conheço a unica coisa sem ser hormônio vegetal que realmente gera enraizamento é o "supertrive" (famoso emplastro Brás Cubas Laughing Laughing Laughing )
_________________
Ricardo Loriggio
Eng. Agrônomo
RL Bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 8:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo

Fiz este tópico com o intuito de sanar as dúvidas a respeito da dosagem de Tiaminha aplicados em nossos Boinsai, ví também
que tem publicado em uma revista científica americana, um artigo sobre este assunto (não me lembro a fonte no momento), neste
artigo é explicado a respeito do uso, mas a sua dosagem não é descrita, fiquei com uma dúvida daquelas, pois havia visto relatos de
pessoas que utilizaram em diferentes dosagens e obtiveram um resultado significativo, é claro que a tiamina nem se compara ao
Superthrive, mas acredito que seja útil, mas voltando à dosagem, ví em vários forum, blogs, e websites a respeito do uso,
mas as informações a respeito da dosagem são diferentes, tem alguns que dizem que usam 1ml p/ 1L de água, mas pelo que ví em
sites estrangeiros, a dosagem certa seria de 0,4 conforme expliquei acima, estou fazendo a aplicação tem umas duas semanas,
logo logo faço um novo post dizendo se obtive sucesso ou não (até o momento acredito que está resultando em algo).

Abraço
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/06/11
Mensagens: 251
Localização: Toledo - PR

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

CAIOMALK


estou usando regularmente a tiamina nas minhas plantas fazem uns dois ou tres meses, seguindo suas instruções, mas pelo que pude notar em plantas (como a cerejeira e pitangueira) as raizes não sofreram alterações. gostaria de saber se estou usando o "medicamento" correto(BENEUM, 300mg CLORIDRATO DE TIAMINA), ou se talvez seja por causa do inverno, ou tbem o curto tempo de aplicação.

obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

caiomalk escreveu:
Olá Ricardo

Fiz este tópico com o intuito de sanar as dúvidas a respeito da dosagem de Tiaminha aplicados em nossos Boinsai, ví também
que tem publicado em uma revista científica americana, um artigo sobre este assunto (não me lembro a fonte no momento), neste
artigo é explicado a respeito do uso, mas a sua dosagem não é descrita, fiquei com uma dúvida daquelas, pois havia visto relatos de
pessoas que utilizaram em diferentes dosagens e obtiveram um resultado significativo, é claro que a tiamina nem se compara ao
Superthrive, mas acredito que seja útil, mas voltando à dosagem, ví em vários forum, blogs, e websites a respeito do uso,
mas as informações a respeito da dosagem são diferentes, tem alguns que dizem que usam 1ml p/ 1L de água, mas pelo que ví em
sites estrangeiros, a dosagem certa seria de 0,4 conforme expliquei acima, estou fazendo a aplicação tem umas duas semanas,
logo logo faço um novo post dizendo se obtive sucesso ou não (até o momento acredito que está resultando em algo).

Abraço




Caio, não deixei de notar que você citou o Superthrive nessa sua resposta, adquiri esse produto sexta passada porem não sei ultiliza-lo corretamente e tenho algumas duvidas, se puder me dar uma força..
Por exemplo
*de quanto em quanto tempo devo borrifar o produto nas folhas da planta?
*qual uma boa concentração do Produto diluído em água (gostas por litro)
*Posso usa-lo em mudas? (Mudas de Pimenta com 4 folhas e de Rosa do deserto)
*Qual a consequência do seu uso no BOnsai? O que ele Promove?

Obrigado pela Atençao Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Edicarlos

A tiamina é utilizada para auxiliar no enraizamento de estacas, ou quando fazemos poda de raízes, para que elas se recuperem mais rápido. Aplicar regularmente nas plantas não surte efeito algum, já que elas já estão com as raízes saudáveis, e vão simplesmente "ignorar" o suplemento.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
Caio, não deixei de notar que você citou o Superthrive nessa sua resposta, adquiri esse produto sexta passada porem não sei ultiliza-lo corretamente e tenho algumas duvidas, se puder me dar uma força..
Por exemplo
*de quanto em quanto tempo devo borrifar o produto nas folhas da planta?
*qual uma boa concentração do Produto diluído em água (gostas por litro)
*Posso usa-lo em mudas? (Mudas de Pimenta com 4 folhas e de Rosa do deserto)
*Qual a consequência do seu uso no BOnsai? O que ele Promove?

Obrigado pela Atençao Very Happy


Olá Renan

Sei muito pouco sobre o superthrive mas achei este texto na internet e acredito que possa ser útil.


O QUE É SUPERTHRIVE?
É um composto não tóxico com mais de 50 vitaminas, hormônios e minerais para plantas, em uma composição estável e balanceada, que acelera o crescimento, enraizamento, floração e frutificação em plantas de todos os tipos.

A composição é secreta, mas supõe-se que seu principal ingrediente seja a vitamina B1, seguido do Ácido Naftaleno Acético e hormônios naturais como auxinas, giberelinas e citocininas.
Existente no mercado desde 1940 nunca foi superado. Existe a oferta de um prêmio de 1 milhão de dólares que o inventor oferece a quem conseguir inventar um composto mais eficiente.

Por ser balanceado o superthrive não atua em um local específico das plantas, mas no conjunto total. É considerado por horticultores, viveiristas, bonsaistas, agricultores e jardineiros de todo o mundo como o elixir número 1 para plantas.

DOSAGEM:
- 2 gotas para cada 5 litros de água se optar por utilizar o Superthrive nas regas habituais (diárias). Desta forma um frasco de 10 ml produz mais de 450 litros de solução. O Superthrive é muito econômico!

- 5 gotas por litro de água para aplicação em frequência quinzenal / mensal para todos os usos: melhorar o desenvolvimento geral das plantas, acelerar crescimento, estaquia, alporquia, transplantes, aumentar floração e frutificação, estimular novas brotações, aumentar resistência geral a pragas, doenças e extremos climáticos, aumentar taxa de germinação, ativar desenvolvimento de plantas estagnadas, etc.

- 40 gotas por litro de água para reviver plantas semi-mortas e para diminuir a chance de morte em transplantes delicados (como no caso de palmeiras e bonsai raros).

O superthrive mostra grande poder quando em conjunto com uma fertilização adequada e bom aporte de água, haja visto que plantas com crescimento ativado ao máximo demandam grande quantidade de nutrientes e água. Você verá suas plantas vicejando com abundância, força e vida, atingindo o melhor de seu esplendor natural.

No exterior a galera faz milagres com o Superthrive. Utilizado na hidroponia, fertirrigação ou mesmo nas regas habituais, os vegetais e flores se desenvolvem ao máximo, possuem grande resistência às intempéries climáticas, pragas e doenças, os vegetais ficam com uma qualidade incrível e são perfeitamente orgânicos. A toxidade do Superthrive é tão baixa que ele é classificado pelo USDA na mesma classe dos fertilizantes orgânicos.

Na aclimatação de espécies o superthrive tem papel essencial, possibilita tornar saudáveis plantas que normalmente não cresceriam em determinadas condições. Em plantas já saudáveis ele aumenta a produtividade, o tamanho das folhas, flores e frutos.

Excelente para bonsai, orquídeas, plantas aquáticas, flores perenes e anuais, palmeiras, mudas de árvores, cultivos indoor e cactus.

Superthrive não é fertilizante!!!!
É um composto de hormônio, vitamina e sais minerais que é misturado junto com fertilizante.
ALGUNS DOS REGISTROS A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO SUPERTHRIVE QUE PODEM SER FACILMENTE VERIFICADOS NA INTERNET:
1. 1800 ÁRVORES COM IDADE ENTRE 60 E 75 ANOS FORAM TRANSPLANTADAS NOS ESTÚDIOS CENTURY FOX COM NENHUMA PERDA.

2. 400 ÁRVORES FORAM TRANSPLANTADAS NA CALIFORNIA COM NENHUMA PERDA.

3. DURANTE UM PROJETO EXTREMAMENTE OUSADO DO DEPARTAMENTO AMERICANO DE AGRICULTURA NO DESERTO, O SUPERTHRIVE PROPORCIONOU 100% DE PEGAMENTO DAS MUDAS TRANSPLANTADAS.

4. PARTICIPA DO GUINNESS (LIVRO DOS RECORDES) COM A RECUPERAÇÃO DE UMA ÁVORE CENTENÁRIA APÓS SEU TRANSPLANTE.
5. EM 2006, O INVENTOR DO SUPERTHRIVE, JOHN A. A. THOMSON FOI O PRIMEIRO CIENTISTA A RECEBER O PREMIO DE CONJUNTO DA OBRA DA "LAWN AND GARDEN MARKETING AND DISTRIBUTION ASSOCIATION".

Fonte:
http://adeniumsebonsais.blogspot.com/2011/04/hormonio-enraizador-superthrive.html

Espero ter ajudado um pouco, qualquer dúvida é só postar

Abraços
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 12:07 pm    Assunto: Responder com citação

Puts pela materia, to vendo que ele faz jus ao preço que paguei nele, desde ja agradeço Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/02/11
Idade: 32
Mensagens: 396
Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

OLA CAIO...

ESSE SUPERTHRIVE PODE SER USADO EM ALPORQUIAS E ESTAQUIAS Question Question
QUAL EH O PREÇO MEDIO DELE E ONDE POSSO ENCONTRAR Question Question
ME PASSE UM SITE CONFIAVEL..... Wink

ABRAÇOS...
_________________
" A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

RCasagrande escreveu:
OLA CAIO...

ESSE SUPERTHRIVE PODE SER USADO EM ALPORQUIAS E ESTAQUIAS Question Question
QUAL EH O PREÇO MEDIO DELE E ONDE POSSO ENCONTRAR Question Question
ME PASSE UM SITE CONFIAVEL..... Wink

ABRAÇOS...


Casagrande, olá amigo, esse supertrihve e mil e uma ultilidades, serve para tudo, pelo menos devido a fontes que eu li...
Efetuei a compra por aki, e o cara é um excelente vendendor, muito atencioso e prestativo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191791457-superthrive-potente-hormnio-25-ml-fracionado-p-bonsai-_JM
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/02/11
Idade: 32
Mensagens: 396
Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

VALEW RENAN... Very Happy
_________________
" A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ederson
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 09/12/10
Mensagens: 127
Localização: Botuvera-SC

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Caio realmente esta materia está até no sate do atelier nesse endereço
http://www.atelierdobonsai.com.br/enraizador.html.

Só um dúvida 0,04% de 1000 ml= 0,4. o que corresponde este numero gramas ou miligramas.
No meu ver esta conta está certa pois 400 mg corresponde a 0,4 gramas.

Me corrige se eu estiver errado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Mandei manipular conforme instrução...
Vamos ver se funciona mesmo....
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil