FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Caliandra
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2011 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Ja pensei em vender mas nao sei se vale a pena, pois cuido tanto delas que nao direciono para linha comercial, mas se tiver interrese entre em contato por MP e faça sua proposta............
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/08/06
Mensagens: 303
Localização: Pirapetinga-Mg

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Kra tem futuro esta sua plantra hein...

MAs fiquei como uma pequena dúvida em relação a sua estufa , ela não deveria envolver todo o recipiente em que foi plantada a planta?

Att

Cesar
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2011 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Nao prescisa, somente a copa ja da bons resultados.....
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 173

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí,
Isto é bonsai, yamadori, o resto é mudinha.
Acho que devemos deixar de dar tanta atenção às mudinhas e partir para estas coletas, com ótimo nebari, e muito bem adiantada, só fica faltando a copa.
Claro que as mudinhas servem como experiencia para os iniciantes. Mas nao é o que vejo aqui neste forum. Pessoas muito experientes e com projetinhos que ficarao prontos lá em 2020! Paciencia sim ,mas como dizem, paciencia tem limite.
http://ibonsaiclub.forumotion.com/t197-yamadori-from-croatia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Quando começei na arte tinha muitas mudinhas que hojem estao bem melhores, mas os yamadoris sao os unicos que posso falar que ja sao quase bonsais...........
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 173

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Claro Diego,
vejo aqui no forum muitos participantes comentando sobre as plantinhas dos outros, e falando que sao ótimas plantas, "tem um material ótimo nas maos" ( esta frase é a mais usada). No lugar deste elogios, deveriam dizer: "planta esta muda no chao, num park, que isso nem em 10 anos vai ficar bom, e compre uma muda com boa base ou vá coletar um yamadori". Mas nao. Claro que tem gosto pra tudo, e a pessoa pode optar por contivar estas mudinhas, mas o que vejo sao falsos incentivos, e a pessoa que tem uma muda fica achando que vai transforma-la em bonsai.
Vamos repensar esta questao, acho que o trabalho deveria ser apenas para a formacao da copa.
A ideia de formar uma base, nebari, engrossar o tronco deveria ser apenas para quem cultiva comercialmente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Flavio, algumas planta rola sim transformar em bonsai mesmo pequenas, eu mesmo direciono meu viveiro para no maximo 50 cm mas em algumas ocasioes coleto plantas grandes somente pelo fato de salvar...
Em relação aos comentario, muitos participantes nao gostao de falar a verdade mesmo sendo muitas vezes grosseiras, por medo de represarias de alguns individuos, infelizmente convivio humano indireto é complicado pois palavras escritas nao mostram a verdadeira intenssao...
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Flávio, desculpe discordar de você.
Todos começamos por baixo, com mudinhas, que hoje vendo-as nunca imaginaria que se transformariam em bonsai. Algumas com apenas 5 anos.
Todos devemos passar pelo jardim da infância para depois passarmos o ensino fundamental, depois o secundário, universidade, etc.

Não dá pra queimar etapas, sob pena de não conhecermos todas as etapas de uma planta.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo contigo em plenitude, Elio. E posso acrescentar mais:

Todos nós devemos, por vezes, voltar aos nossos conhecimentos básicos para resolver problemas mais complexos. Se não tivermos a base - ou seja, o jardim da infância - não conseguimos resolver situações mais complexas.

Além do que, quando elogiamos uma árvore que aos olhos de alguns é apenas um graveto plantado em um substrato, estamos enxergando naquele graveto o futuro bonsai que ele irá se tornar um dia, além de estarmos incentivando o artista - todo bonsaista é, também, um artista - a manter o ânimo em continuar a seguir as regras principais desta arte: paciência, paciência e paciência.

Sem falar também na satisfação que é ver que aquela sementinha que eu plantei há 30 anos se transformou nessa obra de arte admirada por todos os que a observam.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 16/06/11
Mensagens: 484
Localização: Barreiras - Ba

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

B noite grande Diego!!!
Realmente concordo com vc acho que tudo tem seu valor (conquista, aprendizado etc) e devemos respeitar isso. Vamos ficar feliz com a coleta sem ofuscar o brilho do que ja foi dito e visto. PARABÉNS!!!!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leco



Registrado: 13/01/10
Idade: 44
Mensagens: 95
Localização: Cotia-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

A formação do Bonsai não gira apenas em torno do yamadori. Temos aqui no fórum muitas "mudinhas" que se tornaram ou vão se tornar um bom Bonsai. Não sou muito de postar no fórum mas sou fã de muitos q postam por aqui, mas ler algo deste tipo é algo me asssuta!

Obs: se a pessoa não souber conduzir uma muda, jamais saberá conduzir um yamadori, tenha certeza disso!


Editado pela última vez por Leco em Qui Jun 30, 2011 1:05 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Isso mesmo LEco, eu particularmente prefito os Yamadoris, e no MEU caso são melhores sao Yamadoris, o que acelera e muito o cultivo
Mas é claro que tenho plantas que gosto muito que foram mudinhas de serrisas e ficus, quem acompanha minha jornada no forum e viu muito de meus topicos, sabem que tenho muitas mudinhas.....
Mas a colocação do amigo em qua Yamadori ser a melhor opição em realação a velocidade ao meu ver é sim,
Mas nao a unica e muito menos a melhor, quem nao sabe cuidar de um Yamadori tbm nao sabe cuidar de uma mudinha convenhamos, é claro que sao cuidados totalmente diferente....
Mudinha nao devem ser tratadas apenas por mudas, nao adianta em nada ter uma planta gigante que nao parece arvore.
Muito melhor um graveto bem feito com a aparencia de arvore, bonsai pra mim esta direcionado a dimenssao e nao tamanho....
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

È !! Generalizar opinião e complicado !! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes ..
Como o Diego disse "Bonsai nao e tamanho" quantas mudas vemos em concursos , as pesssoas estilizando , mudas de 5 anos no maximo , ficam maravilhosas.. estão prontas !! so tirar os arames no ano seguinte , e colocar no vaso.. a Regina suzuki estilizou uma piracanta cascata que Linda !!!!! Uma mudinha!!! ja vi varios junipero, pitanga ,et..etct..etc..

Uma Mudinha tem um resultado muitas vezes mais rapido para se formar uma BONSAI que um Yamadori . ou estou errado??? Rolling Eyes Rolling Eyes

outra vantagem e que condus a planta da forma que voce quer!! e sua foi voce quem conduziu!!todas as tecnicas sao validas , e tem que serem feitas!se um dia quer olhar as plantas e dizer pra voce mesmo SOU UM BONSAISTA!

Sou louco por Yamadori, mas mesmo assim nao deixo as mudinhas e PIOR!!! Sementes, oque pode ser ate esconjurado perante tal assunto! um bonsaista plantar usa semente para fazer uma bonsai!
Estou aqui germinando semete de caliandra no inverno como se faz com feijão pra ver o resultado!

E bonsai nao e so colher nao ..!! Tem que plantar para colher!!como tudo que se da erto na vida!!

abraços!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ana Carolina Nobre



Registrado: 12/01/11
Idade: 41
Mensagens: 58
Localização: São Pedro - SP

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde pessoal!
Plantei no chão do meu quintal uma caliandra afim de retira-la posteriormente, em agosto me mudo de casa, e vi o diego dizendo nos primeiros comentários sobre época para fazer um yamadori. Quando seria a melhor época para retirar plantas que estão no chão? preciso retirar a caliandra e tbm uma cheflera.
Um abraço
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/07
Idade: 53
Mensagens: 140
Localização: Santa Maria - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Ana, retire próximo ao final do inverno, pra que quando começe a primavera e as plantas "voltam a vida", ela já esteja habituada ao vaso. Se quando for fazer ainda estiver frio, proteja sua planta com uma estufa feita com saco plástico transparente ao redor da planta no vaso, até que diminua o frio. Espero ter podido ajudar, abraço!
_________________
Alexander
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil