FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sorte de Principiante
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos J. F. gomeS



Registrado: 25/05/11
Mensagens: 3
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 8:48 pm    Assunto: Sorte de Principiante Responder com citação

Gente, como dizem por aí "é sorte de principiante". rs

Hoje eu tive minha primeira aula num mini-curso de Bonsai que estou fazendo.
Depois fui pra casa de um amigo que também está neste curso.
Quando estávamos a caminho da faculdade, resolvi passar num viveiro que há muito tempo olhava, mas sempre que ia estava fechado.

Ao chegar lá, o rapaz disse que o local estava falido e que os preços estavam em promoção. (Tem várias mudas interessantes. Tem uma Eugênia lá que já estou de olho. Deve ter uns 30 a 40 cm e tá por R$20,00. Mas, uma coisa de cada vez, né? rsrs)

Resultado: com R$38,00 eu comprei 2 prés: uma pitangueira bem fininha que veio com 3 troncos, provavelmente 2 ou 3 plantas (R$10)







E um pré-bonsai monstruoso que o cara disse que venderam pra ele como tamarineiro (R$20).









Além disso, comprei alguns fertilizantes pra bonsai com bastante nutrientes interessantes. Porém, nunca ouvi falar sobre a marca.





Aí entra minhas dúvidas: Esta marca é boa?

Este pré-gigante é mesmo um tamarineiro? Eu achei ele com cara de Flamboyant ou Leucena.

Pensei em podar este galho maior, o que vocês acham?

Ah!! Só pra não esquecer: o brother ainda deu terra vegetal de graça. Muuuuita terra!!! rsrs

Um forte abraço! Surprised
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/05/10
Idade: 40
Mensagens: 260
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Bem vindo ao forum!

não vou poder te ajudar mto pq sou mto iniciante tbm...
mas quanto a poda indico esperar a época certa... normalmente a pressa de ver algo pronto e sair podando fora de época podem causar problemas q prejudicaram a planta e desanimaram vc...

agora só esperar as opiniões dos mais experientes...
de uma boa lida na seção de principiantes, lá tem uns tópicos fixos bem legais...

abraços e boa sorte!!
_________________
Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcos, bem vindo cara! Você parece estar bem empolgado, o que é execelente.
Porém tome cuidado, como iniciante, sugiro que, antes de tomar qualquer atitude nas suas plantas, leia e aprenda sobre as espécies que está trabalhando; além disso, peça opiniões dos colegas aqui no fórum e tenha paciência. paciência....
No começo com a impolgação, queremos trabalhar nas plantas, porém plantas muito novinhas (como a sua pitangueira) não tem muito o que trabalhar.
Como o viveiro aí está falindo, o interessante é procurar por plantas que apresentem as seguintes características (ou algumas delas): tronco mais grosso, tronco com movimento (evitar as que crescem muito reto no início do tronco), tronco com aspecto castigado/envelhecido, espécies interessantes para iniciantes (ficus, primavera, caliandra, pingo de ouro). Resumindo: procure plantas que estão esquecidas/judiadas/largadas no viveiro e ainda pechinche que sai barato.
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 224
Localização: Bauru-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Marcos, se o colega me permite, deixo aqui um link que ajuda e muito a todos que aqui chegam.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359

No mais, PACIÊNCIA, respeito com a planta e com as épocas corretas de cada procedimento!

Do amigo, Ricardo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Ele esqueceu de dizer que tinha um prébonsai de araçá (muito bonito) folhas um pouco avantajadas kk mas muito legal. Pretendo ir lá hj kkk. Abração pra todos!
_________________
"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos J. F. gomeS



Registrado: 25/05/11
Mensagens: 3
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 12:24 am    Assunto: Responder com citação

Lrgullo! Valeu pela dica! Quando eu estiver menos ocupado no pc vou devorar os artigos de Bonsai! rs

Grande Ricardo!
Valeu pela dica! O texto é realmente esclarecedor! Vou relê-lo algumas vezes pra fica cair melhor! rsrs

Nikkei! Tinha uma Eugênia linda lá, muito barata para seu tamanho e vaso. Come essas mesmas características. Mas eu não tinha nem dinheiro e nem onde por aqui em casa.

Lucas, boa sorte lá com o araçá! =D

Muito obrigado pelo apoio inicial. Me senti na Família-Bonsai agora.

Porém, postei mais esse tópico com as dúvidas sobre a espécie mais avantajada que me foi vendida como Bonsai de Tamarineiro. Ele não é.

Aí, pra justamente não cometer nenhuma injúria com a plantinha, estou correndo atrás pra saber a sua espécie e dar os devidos cuidados.

Um forte abraço a todos e vamos à luta! =D
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucas da Silva e Silva



Registrado: 27/09/10
Mensagens: 79
Localização: SALVADOR-BA

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2011 7:17 am    Assunto: Responder com citação

Marcos, ta parecendo mesmo um tamarineiro. vi umas fotos no google e as folas se parecem.
_________________
"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil