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Bougainville, aprendendo sobre a espécie
30.12.2011
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Nikkei 100
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MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2011 3:31 pm    Assunto: Bougainville, aprendendo sobre a espécie Responder com citação

Olá pessoal, esta é na verdade um início de matéria. A idéia é que juntemos informações sobre as Bougainville sp., informações de todo jeito possível, como técnicas, particularidades da espécie, fotos de bonsais, etc. Para isso contamos com a contribuição de todos a formarmos uma matéria bem completa.
Se acharem particularidades sobre a espécie em tópicos antigos (até de foristas que não aparecem mai, pode postar também, dizendo depois de quem é autoria.
Bom, vou iniciar com o básico...
A participação de todos é importante! Very Happy
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Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qua Jun 15, 2011 9:59 am; num total de 2 vezes
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Nikkei 100
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MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2011 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

Ficha técnica da planta e variedades

Nomes populares: "Primavera", "Três Marias" e "Flor-de-papel".

Família: Nyctaginaceae

Gênero: Bougainville

Espécies: São muitas as espécies do gênero Bougainvillea: spectabilis, bracteata, brasiliensis, glabra,
peruviana, sanderiana, speciosa, entre outras. Sendo que, as mais comumente cultivadas são as
spectabilis e glabra , a partir das quais surgiram inúmeros híbridos. A diferença entre elas na
maioria das vezes, remonta ao diâmetro dos troncos, quantidades e formas dos espinhos,
existência ou não de pilosidade nas folhas e maior resistência ao frio e a geada por parte
da espécie glabra.

Variedades: o colorido existente na planta são as brácteas, folhas modificadas que envolvem e protegem
as flores amarelas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa,
vermelho intenso ou laranja.

Por ser uma espécie muito hibridizada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive
bicolores - e também a forma variegata. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir
de 5 a 15 metros de comprimento.

Veja a flor de cor clara no centro e em volta as brácteas de cor pink


Vejam as brácteas roxas:


Brácteas vermelhas (Bouganvillea glabra):


Pink:


Rosa:


Laranja:


Brancas:


Origem - América do Sul. O nome da planta foi dado em homenagem ao navegador
francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790 e a levou
para várias partes do mundo.
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Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qua Jun 15, 2011 10:01 am; num total de 3 vezes
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Mcdonald
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MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2011 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei...
talvez possa ajudar um pouco.. fiz uma página que está no meu site.
Lá também vai encontrar muitas espécies usadas na arte do bonsai.
www.abcdobonsai.webnode.com.br








PRIMAVERA (BOUNGAVILEA) Bonsai de Primavera

-Nome Científico ou nome latino: Bougainvillea glabra

- Nome comum ou vulgar: Primavera, Bougainville, Boganvilla, Trindade, Bugenvil, Dania, Papel Flor, Santa Rita.

- Família:
- Nyctaginaceae (Nictagináceas).

- Origem: Brasil.

- A buganvília é uma planta trepadeira que se forma em um tronco com a idade.

- Ela é sempre verde, mas pode agir como uma espécie de folha caduca, se cultivadas em climas mais frios do que o Mediterrâneo.

- Existem variedades com folhas verdes variadas e creme.

- O ornamento desta planta são suas floresque podem ser rosa, roxo, vermelho, amarelo, etc, dependendo da variedade, que rodeia a flor verdadeira, que é minúsculo e sem valor decorativo.

- Luz: Pleno sol para florescer.

- Interior apenas quando a luz é muito intensa, com uma janela com muito sol ou com efeito de estufa, embora seja mais provável a florescer com dificuldade ou não florescer, ela precisa de muita luz para florescer e, como já dissemos, muito intenso.

- Temperaturas: Ela vem da América do Sul subtropical. Proteger da geada.

- Umidade: Não pulverizar as folhas ou manter umidade excessiva porque provoca um aumento exagerado do tamanho das folhas e reduz o florescimento e até a perda de flores. Na verdade, você tem que evitar molhar as flores ao regar, porque se ficarem molhadas, elas vão cair.

- Substrato: Uma boa mistura de substrato para a Primavera seria 35% de areia grossa ou equivalente% (solo vulcânico, etc) e 65 de substrato orgânico.
- Coloque no fundo do vaso uma camada de pedras e depois outra de cascalho para facilitar a drenagem.

- Irrigação: Com o calor do verão mergulhe o vaso em água até que apareça bolhas de ar na superfície da água.

- Não se deve regar com tanta freqüência quanto as outras plantas.

- No inverno, deixe o substrato secar superficialmente para uma nova rega. Uma boa tecnica é colocar o dedo por cima do substrato e verificar se o dedo está molhado. Se sim suspenda a rega.

- Imediatamente antes da floração para parar a rega por uma semana para promover o desenvolvimento dos botões florais.

- Adubação: Desde o final da primavera ao fim do verão aduba-se a cada 15 dias com adubo líquido para bonsai, mesmo durante o período de floração.
- No período de descanso de inverno, a Primavera não deve se adubada devido ao estado de dormência de suas raízes.
- Retomar a adubação na primavera, para que começem a vir as primeiras flores.
- Não adube uma planta recém-transplantada, aguarde para que ela cresca e se recupere.

- Nós podemos ajudar a reduzir o tamanho das folhas, com uma boa exposição ao ar livre em pleno sol, com rico suprimento de fósforo de fertilizantes (P) e potássio (K) do que o nitrogênio (N) para desencorajar o desenvolvimento de folhas.

- Poda: – As flores aparecem nas pontas dos ramos, por isso, é aconselhável deixar os brotos crescerem ao longo da estação de crescimento para obter os seus ramos maduros o suficiente para produzir flores em suas pontas.
- Infelizmente, temos que escolher entre ficar com as flores e modelar a forma dos seus galhos.
- Como as folhas são alternadas, devemos considerar o sentido em que vamos podar, então eu sempre podo acima de uma gema que tem uma folha para o exterior do galho ou para a direção desejada.
- A poda drástica tem seu melhor efeito no final do inverno, pouco antes da primavera.
- Embora a poda de galhos possa ser feita em qualquer época do ano, o melhor é após o florescimento, entre a primavera e o verão tardio, encurtando para até 2 ou 3 pares de folhas.

- Aramação: – O posicionamento dos galhos através da aramação é complicado porque os seus galhos se lignificam rapidamente se tornando rígidos e frágeis, por isso a modelagem das buganvílias é o melhor feito por um planejamento da poda nos anos subseqüentes ou o tracionamento.
- O melhor momento para a aramação é na primavera.
- Os galhos semi-lenhosos são os melhores para serem aramados, já os lenhosos são quase impossíveis de se dobrar.
- Se decidirmos aramar galhos jovens, devemos acompanhar atentamente para que os arames não marquem a casca do galho devido a rapidez com que engordam e crescem.
- Os arames não devem ser deixados na árvore mais do que alguns meses (entre 3 e 5).
- A aramação é usada apenas quando outras técnicas de modelagem não produzirem os efeitos desejados.

- Transplante:

- A cada 2 ou 3 anos, no início da primavera. Nos espécimes cultivados em climas tropicais ou subtropicais, podemos aumentar a frequência para transplante para até um ano.

- Nós também podemos transplantar no início do outono, ou antes do aparecimento de novos brotos.

- Entre a poda de galhos e transplante (ou vice-versa) deve ter um intervalo de tempo mínimo para não acumular operações muito agressivas ao mesmo tempo, como três semanas.
- Durante o transplante deve-se limpar qualquer parte de raízes podres e podar galhos indesejados para reduzir a copa.
- Se a poda da raiz é muito grande, é necessário remover as folhas na mesma proporção que as raízes removidas.
- Tenha cuidado para não podar drasticamente as raízes durante o transplante, podar apenas raízes grossas deixando as mais finas.

- É desejável, para proteger a árvore após o transplante pelo menos um mês, colocando-a em um local bem iluminado, evitando a luz solar direta.

- Pragas:

- Pulgões verdes, cochonilhas, mosca branca, a aranha vermelha, etc.

- Doenças:

- O oídio (fungo uma manchas brancas).

- Clorose, causada pela falta de ferro e outros micronutrientes, como manganês e zinco.

- A Bougainvillea é sensível à deficiência de ferro (clorose de ferro), por isso é aconselhável a utilização de tempos em tempos, o ferro quelado com água de irrigação, evite usar o excesso de água com cal, uma vez que impedem a boa absorção de ferro. Uma boa dica também é enterrar um pedaçinho de bombril num canto do vaso que ao se decompor forneça o ferro necessário à planta.

- Multiplicação:

- Estacas lenhosas no inverno. Em climas frios exige calor constante (20 º C) em uma estufa. As raízes aparecem com cerca de 3 meses.

- As estacas moles ou semi-lenhosas, cerca de 10 cm, no início da primavera / verão. Se tudo correr bem, enraizarão em torno de 4 a 6 semanas, embora algumas com aquecimento inferior a 15 ° C serão mais demoradas.

- O uso de hormônios de enraizamento aumentam a porcentagem de estacas enraizadas.

- Alporquia com musgo no final do inverno / início da primavera.
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Editado pela última vez por Mcdonald em Qua Jun 15, 2011 12:14 pm; num total de 1 vez
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Renato Rodrigues Roehrs
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 8:53 am    Assunto: Responder com citação

Nikkei, cá estou conforme teu pedido. Muito interessante os materiais até agora anexados à este tópico.

A única curiosidade que posso acrescentar, é que sempre ouvi falar entre os amigos da arte que quando as árvores de cores rubras ficam próximas às árvores de cores mais claras, estas tendem a adquirir a tonalidade da mais forte.

Enfim, nunca pude comprovar isto na prática, mas fica o toque.

Abraços.
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Nikkei 100
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Formação rápida de um galho no mesmo local do antigo
(para acelerear engrossamento, melhorar forma e posição do galho)

As vezes temos galhos bem posicionados, porém eles não estão muito adequados quer seja pela posição, curvatura ou até espessura (demora a engrossar).
Como fazer isso? Simples.

Nas Bouganville, na base dos galhos é comum a formação de gemas (fig1) e consequente brotação de vários galhos no mesmo ponto.(fig2)

Fig.1 (a gema encontr-se no centro da foto)


Fig2. (novos ramos brotando junto à base do galho antigo)


Quando não estamos satisfeitos com o galho, apesar de bem posicionado, podemos fazer a substituição do antigo por uma destas novas brotações.
esta nova brotação nas Bouganville têm a particularidade de crescerem (espessura e comprimento) muito rápido, especialmente na época da primavera. Assim a substituição do antigo galho se dá rapidamente.

Na seguinte figura observamos a substituição:
1. galho antigo
2. surgimento da(s) gema(s)
3. brotação da gema
4. crescimento da gema (rápido) - deixamos crescer/engrossar/alongar de acordo com a necessidade do ramo - em geral uma espessura de uns 0,8 cm pode ser conseguido com um comprimento de uns 50cm do galho.
5. poda do galho antigo
6. seria a próxima etapa de formação da ramificação (fica para outro tópico)



Desvantagem da técnica: os galhos ao crescerem e se alongarem rapidamente, deixam os entrenós mais longos, o que é uma desvantagem para a formação do galho, pois dos entrenós que saem as ramificações.
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Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qui Jun 16, 2011 10:10 am; num total de 3 vezes
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Nikkei 100
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom Mc, podemos aprofundar essas informações?! Very Happy

Renato, já tinha ouvido isto de forma um pouco diferente: que ao ficarem juntas, elas tendiam a ficarem da mesma cor.
Mas observando alguns locais que tinham primaveras de várias cores, eu conclui que não era verdade, porém do jeito que você disse (que tende a escurecer) é bem difícil de sabermos, precisaria de muita observação... será que alguém aí saberia nos falar um pouco mais sobre isso?
Veja exemplares de cores diferentes juntas:



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Renato Rodrigues Roehrs
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Pois é Nikkei, essa de tendência de ficarem com a mesma cor, eu mesmo que escrevi, acho...

Mas eu reli uma revista que tenho e confirmei a informação com um amigo, elas tendem a adquirir a tonalidade da de cor mais rubra.

Vamos ver se alguém poderá nos ajudar com isso.

Abraços.
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Mcdonald
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

INTERESSANTÍSSIMO

Estou começando agora com o cultivo da primavera. Ganhei uma bem grandinha... mas está muito frio aqui.. e fui obrigado a fazer o yamadore faz 3 semanas... To com medo de perdê-la pois ainda não emitiu brotações.. mas tb não secou as folhas que lá estão...

Agora uma curiosidade.....

A minha planta ficou sem água por uns 4 ou 5 dias debaixo de um solzão forte... suas folhas murcharam todas, algumas caíram e outras definharam.

E mesmo assim ela resiste forte, pois sempre dou uma riscadinha no tronco e está verdinho. O que me dá esperança...
Como é forte esta bichinha heim..

E o q falar da sua capacidade de enraizamento????
Incrível....... alguém ai saberia de algo a mais sobre o enraizamento?
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Guilherme Cahú
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Que ótimo tópico! Estarei acompanhando! Very Happy
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Elio
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei..................minhas experiências (poucas) com esse gênero:

1. Pega de estacade qualquer tamanho, plantando só na areia
2. Não gosta de muita água
3. Pode regar sobre as brácteas, já que não são tão frágeis e sensíveis como as flores
4. Todo ramo novo, (primário) tende a alongar-se muito
5. Tem variedades perenifólias, caducifólias e semicaducifólias
6. Em vasos pequenos, onde as raízes não tem muito espaço, ela estaciona o crescimento
7. De dífícil cicatrização

Bem, pelo que me lembro é isso aí..............

abraço
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Elio

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joão josé
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MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2011 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ainda acrescentaria:

- Madeira fragil, com apodrecimento fácil. Cuidado com excesso de umidade;

- Evitar gins e sharis;

- Brocas adoram sua madeira;

- Florescem quando preenchem o vaso, as vezes dependendo de um "periodo de seca", para estimular a floração;

- Nebari frágil;

E como afirmou o Elio, mesmo "tocos" com pouquissimas (ou nenhuma) raízes, podem dar promissores bonsai:


Esse ainda chega lá...
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João josé

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
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Nikkei 100
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MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Ótima propagação por estaquia/tocos/yamadori sem raízes- as conclusões! Very Happy

Este é o meu toquinho, fruto de yamadori como do João José. Um troncão de base de 60cm de circunferência, veio sem nenhuma raiz, só o toco (não tirei foto).
Na coleta e após 1 ano:

Mcdonald escreveu:
Multiplicação:
- Estacas lenhosas no inverno. Em climas frios exige calor constante (20 º C) em uma estufa. As raízes aparecem com cerca de 3 meses.
- As estacas moles ou semi-lenhosas, cerca de 10 cm, no início da primavera / verão. Se tudo correr bem, enraizarão em torno de 4 a 6 semanas, embora algumas com aquecimento inferior a 15 ° C serão mais demoradas.
- O uso de hormônios de enraizamento aumentam a porcentagem de estacas enraizadas.

Mcdonald escreveu:
E o q falar da sua capacidade de enraizamento????
Incrível.......

Elio escreveu:
Pega de estacade qualquer tamanho, plantando só na areia

joão josé escreveu:
E como afirmou o Elio, mesmo "tocos" com pouquissimas (ou nenhuma) raízes, podem dar promissores bonsai:

Esse ainda chega lá...

Comentário no meu post desta primavera acima. Nickfury escreveu:
Nikkei, como escreveram os demais colegas, a primavera pega super bem de estaquia, idenpendente de ter ou não raizes capilares com que trabalhar. O importante é fechar todos os cortes feitos na base, nas raizes grossas se houver alguma, ou mesmo no tronco, com cola branca de madeira. Very Happy
Em seguida, deposite a planta sobre um substrato bem drenante (caco de telha e casca de pinus, por exemplo), cobrindo a base com areia grossa de rio, sem peneirar. Irrigue a primeira vez com agua contendo hormonio enraizante, até encharcar bem, e só. Nas regas diárias, sempre ao final da tarde, use apenas agua, sem hormonio nenhum. A planta deverá ficar em local semisombreado durante a primeira semana, passando para sol pleno em seguida Very Happy .

Comentário no meu post desta primavera acima. Ela foi coletada no inverno - frio. João José escreveu:

Beleza, garoto! Vamos aguardar "as primaveras" voltarem! Ajudaria você fazer uma estufinha tupiniquim, tipo:

Com o frio ela acelera o retorno, no interior a Temperatura sobe alguns graus, e a umidade é mantida!. Só cuidado com fungos pelo excesso de umidade!


Conclusões:
1. Parece ser unânime que a primavera responde bem à propagação por estaquia. Pode-se utilizar areia grossa de rio (construção) como disse o grande Élio.

2. Tanto estacas como yamadoris sem raízes vão bem (claro que se vier com raízes finas é melhor). Na época de primavera o sucesso tende a ser maior, mas tenho experiência de yamadori no inverno que foi bem (apenas demorou mais a responder).

3. Estes procedimentos com a juda de hormônio enraizante sempre melhora o sucesso (Mcdonald). Acrescento ainda que em geral que antes de colocar no recipiente (vaso/bacia, etc) deixamos a estaca mergulhada cerca de uns 20 minutos no hormônio. Já vi muitos foristas comentarem de fazer as regas seguintes com hormônio. Porém nosso experiente Nickfury recomendou que fizesse somente ao plantar.

4. Como comentou Mcdonald e João José, a temperatura mais alta favorece o processo. João José postou uma foto de uma "estufa" simples e fácil de fazer, que preservaria a temperatura. Confesso que nas minhas primaveras eu não fiz, por preguiça, mas principalmente por ficar receoso com o possível apodrecimento da madeira. Mas fica a dica.
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Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qui Jun 16, 2011 10:07 am; num total de 1 vez
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Nikkei 100
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MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Esta matéria está muito boa com a participação dos colegas. Valeu gente!
Quanto mais informação, mais podemos aprender, discutir e ensinar!
A participação de todos é essencial!! VAmos continuar!! Very Happy Very Happy
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Thiago Batista
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MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Eu tenho a minha contribuição:

As variedades de flores mais escuras são mais resistentes, sendo que a roxa (que é a cor original da espécie) é a mais fácil de cuidar e de se propagar, seja por estaquia, alporque ou mesmo de pegar após um yamadori.
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Nikkei 100
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MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Thiago. Grande contribuição.
Se as primaveras de flores escuras são mais resistentes, será que também estaria relacionado ao formato das folhas?
Pensei nisto porque as de cor escura (vermelha, roxa, pink) têm as folhas arredondadas, será que tem a ver?
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