FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Matsu
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
betokay



Registrado: 22/04/11
Idade: 45
Mensagens: 27
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2011 9:38 pm    Assunto: Matsu Responder com citação

Olá pessoal, estou postando as fotos de um pinheiro negro que estou conduzindo para que fique parecido com um exemplar que tive ha muito tempo e infelizmente morreu... Era um literati, lindo, em vasinho redondo, coisa fina mesmo... Mas infelismente se foi e estou tentando fazer com que este fique pelo menos parecido... pena não ter foto do antigo... Mas enfim! A principio pensei em fazer um moyogi, mas os galhos brotavam a partir da mesma altura em todas as direções, foi então que resolvi tentar um literati parecido com o que eu tinha... Os galhos não cortei totalmente ainda, mas vou cortá-los. Gostaria da opnião de vocês.

03/05/2011



03/05/2011



14/06/2011



14/06/2011
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
betokay



Registrado: 22/04/11
Idade: 45
Mensagens: 27
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

ninguém??? Shocked
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Beto.....

Acho que seu trabalho foi o primeiro passo para a condução do Pinheiro Negro e acho que foi bem feito, até pq não se pode podar o galho como no normal e fez certinho...
Se fosse minha somente faria uma pequena alteraçãozinha. Na terceira foto, o primeiro galho da direita, está totalmente para baixo. o primeiro terço desta condução acho que está certo, mas poderia aplainar aos poucos o final do galho para que fique mais natural. Não sei se me entende.

Ah,,,,, não sei se a época é propicia, mas o corte das velas da ponta do galho para bifurcação deles e aumento das ramificações, deve ser feito.

Espere para confirmar com os mais experientes..
Grande abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
betokay



Registrado: 22/04/11
Idade: 45
Mensagens: 27
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Entendi Mcdonald, eu os tracionei para baixo, esperando que os galhos se alonguem e com isso comecem a se levantar um pouco, e para também com a exposição ao sol, faça com que as agulhas fiquem para cima... mas realmente olhando assim, os galhos estão voltados para baixo, por serem curtos também! Agradeço muito sua opnião, sou novo no forúm e nas poucas postagens que fiz, obtive raras respostas, sejam crtíticas, sujestões ou algo do tipo! Valeu amigão!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Betokay!
Com relação às raras respostas aos teus post, que vc menciona acima, gostaria de fazer algumas colocações.

Eu fiz algumas postagens em teus tópicos e, se vc me permite, gostaria de te passar algumas orientações, já que vc é novo no fórum.

Aqui somos uma grande família, uns ajudando os outros.

Às vezes, alguém coloca uma planta, o antes e o depois, pedindo sugestões. O correto é colocar o antes e aguardar sugestões. Afinal é pra isso que colocamos fotos de nossas plantas. Postamos, recebemos sugestões, acatamos ou a não, mas, principalmente, é de bom tom responder a cada um que colocou uma opinião. Caso contrário o pessoal se desistimula em postar nos teus tópicos.

É apenas uma questão de hábito.

Quanto ao PN, eu teria feito diferente, no caso de um literati. Inclusive estou educando um há dois anos nesse estilo.

Aliás, o cultivo e estilização de PN é uma etapa bem avançada na arte do bonsai. Somente após 7 anos na arte é que comecei a aprender sobre o PN. E estou só no começo da aprendizagem. Não podemos fazer aramação, modelagem, pinçagem, poda, como se faz em, Mirtáceas, por exemplo. Só em tipos de pinçagem, existe 12 (doze) práticas diferentes.

Gostaria que vc recebesse essas orientações como um gesto de amizade e votos de que vc siga nesse caminho fantástico que é a arte do bonsai.


Um grande abraço deste novo amigo!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
betokay



Registrado: 22/04/11
Idade: 45
Mensagens: 27
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio, estou começando a entender o funcionamento das coisas por aqui.. rs Postei fotos do antes e depois no mesmo dia pq ainda não era um usuário assíduo do fórum, na ocasião foi o primeiro post que fiz e já tinha feito intervenções na minha planta... E acho que escolhi o tópico correto (estudo - a evolução do seu bonsai através de fotos) pois minha planta ainda vai mudar muito, daí sim atualizando e pedindo sugestões aos amigos foristas! Wink E quanto sua opnião sobre o PN também concordo com vc em respeitar corretamente as devidas épocas, mas muitas vezes nao consigo me conter e sempre me antecipo um poquinho, hehe Mas graças a Deus a planta esta sadia e agora vou aguardar o inverno para mais alguma intervenção. Muito obrigado mais uma vez! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
betokay



Registrado: 22/04/11
Idade: 45
Mensagens: 27
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Ah já ia me esquecendo... fiquei curioso em ver o seu PN literati... tem como postar uma foto??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

betokay escreveu:
Obrigado Elio, estou começando a entender o funcionamento das coisas por aqui.. rs Postei fotos do antes e depois no mesmo dia pq ainda não era um usuário assíduo do fórum, na ocasião foi o primeiro post que fiz e já tinha feito intervenções na minha planta... E acho que escolhi o tópico correto (estudo - a evolução do seu bonsai através de fotos) pois minha planta ainda vai mudar muito, daí sim atualizando e pedindo sugestões aos amigos foristas! Wink E quanto sua opnião sobre o PN também concordo com vc em respeitar corretamente as devidas épocas, mas muitas vezes nao consigo me conter e sempre me antecipo um poquinho, hehe Mas graças a Deus a planta esta sadia e agora vou aguardar o inverno para mais alguma intervenção. Muito obrigado mais uma vez! Very Happy


Betokay, que bom que vc não ficou bravo comigo!

Então, como te disse, um dos meus PN, no estilo literati, estou trabalhando há 2 anos.

Ainda tem coisas para fazer, mas aprendi que PN, para cada tipo de intervenção vc só pode fazer na época adequada. Se passar a época, daí só no ano seguinte.

Abraço


Intervenções que fazer na semana que vem:
1. Retirada das agulhas velhas
2. Aramação
3. Tracionameto do primeiro ramo à esquerda




_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
betokay



Registrado: 22/04/11
Idade: 45
Mensagens: 27
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2011 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns! este PN está tendo uma ótima educação!!! Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil