FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

EVOLUÇÃO PITANGUEIRA - Poda drástica em Acerola
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Daniel Camargos



Registrado: 22/01/09
Idade: 42
Mensagens: 36
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 24, 2009 9:51 am    Assunto: EVOLUÇÃO PITANGUEIRA - Poda drástica em Acerola Responder com citação

Olá senhores!

Bem... estamos no verão e na minha região tem chovido bastante e as vezes temos períodos de muito sol, as vezes períodos de temperaturas amenas.

Tenho na casa dos meus pais, um pé de acerola plantado num vaso grande. A planta está com cerca de 1,0 m de altura e um tronco de cerca de 7 cm. Minha dúvida é com relação à possibilidade de realizar uma poda drástica nela. Mas drástica mesmo, reduzindo sua altura para 20 cm acima do nebari. A planta não tem folhagem baixa.

Perguntas: a acerola tolera uma poda neste nível? Se sim, é prejudicial realizar isso nessa época do ano?


Obrigado e um abraço

Daniel


Editado pela última vez por Daniel Camargos em Ter Mar 31, 2009 7:10 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 24, 2009 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Daniel,

A recomendação para poda drástica é sempre 5 vezes a largura da base, assim, se sua planta tem 7 cm de base, a poda deverá ser realizada a 35 cm, e não a 20 como vc disse.

A acerola aceita bem este procedimento, já fiz inúmeras vezes com excelentes brotações em seguida.

Deixe a planta mais a sombra, regue bem e passe pasta cicatrizante no corte.

Espero ter ajudado
Um forte abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sáb Jan 24, 2009 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Ela brota facilmente. Mais diante do tamanho da planta sugiro uma sangria nela antes de retirar a mesma.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Jan 24, 2009 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel,

antes de qualquer resposta acho que devo te perguntar qual a intenção da poda. É diferente para cada objetivo o tipo de poda.

Apesar do colega Ezequiel ter dado um mínimo para a poda, se a planta estiver em condições de saúde excelente aguenta a poda mais baixo. A sangria a que se refere o colega Marcos castilho será necessária se ela estiver no chão, como está em vaso acho que basta retirar do vaso e, dependendo do objetivo retirar mais ou menos das raízes.

Coloque fotos para análise dos colegas com mais propriedade e certeza para sua planta.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel Camargos



Registrado: 22/01/09
Idade: 42
Mensagens: 36
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 9:45 am    Assunto: Acho que cometi um erro... Responder com citação

Senhores

Primeiramente eu quero agradecer o retorno de vocês às minhas dúvidas, mas tenho que admitir que cometi um engano... não tenho uma Acerola, tenho uma PITANGUEIRA Embarassed ! Na qual realizei o procedimento de poda ontem. Só espero não ter cometido um erro grave ao serrar a planta na época errada. Rolling Eyes

Mas respondendo ao comentário do Darkaso, ela estava "muito bem de saúde" sim... havia brotos novos se desenvolvendo bem.

E a sangria, de fato não será necessária mas, só vou esperar as primeiras brotações para transplanta-la para um vaso definitivo, ou eu já posso fazer isso imediatamente? O que me dizem?

Já as fotos da intervenção, eu posto em breve.



Mais uma vez obrigado!

Abraço

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

bom, 1º gostaria de saber uq é sangria? Embarassed Embarassed
só conheço isso quando mexo nos freios do meu carro

Daniel Camargos
acho q vc deveria ter feito tudo de uma vez só.. poda-la e transplanta-la, agora sinceramente não sei se deve esperar elça se recuperar ou transplanta-la logo.. aguarde os amigos mais experientes responderem. espero q o vaso definitivo a q vc se refere não seja o de bonsai ... pois ira com certesa retardar on trabalho para tornar sua planta um bonsai.

eu passei a faca em algumas pitangueiras a um tempo atraz e estão todas brotando.. espro o msm pra sua em breve...
abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 4:22 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel, acredito que vc não terá problemas quanto a brotação de sua pitangueira. elas respondem bem a podas dráticas.

depois de brotar coloque fotos aqui de sua planta, para que o pessoal ajude na definição de qual estilo seguir.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Daniel Camargos



Registrado: 22/01/09
Idade: 42
Mensagens: 36
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Filipe

Sangria é um procedimento utilizado no yamadori de algumas plantas. Consiste em abrir uma cova ao redor do nebari e preencher com areia grossa e matéria orgânica objetivando o desenvolvimento de raizes finas, o que facilitará o procedimento de transplante para um novo vaso (por favor, me corrijam se eu estiver errado)

Quanto ao vaso, minha intenção é de mover a planta já para o vaso definitivo, o tronco está com um diâmetro bom e a partir dai, faria todo o trabalho de estilização com os novos brotos. Agora me digam por favor, o ideal neste caso é planta-la num escorredor para um melhor estimulo à brotação?

Aproveitando a oportunidade, na ocasião da poda, retirei 9 estacas para tentar a propagação de novas mudas, será que dá certo ou vai ser perda de tempo?


Abraço a todos

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel Camargos



Registrado: 22/01/09
Idade: 42
Mensagens: 36
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qua Jan 28, 2009 7:35 am    Assunto: Responder com citação

Alguma opinião, senhores? Pretendo continuar o trabalho na minha planta neste final de semana, qualquer contribuição será muito válida...

Obrigado!

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qua Jan 28, 2009 8:06 am    Assunto: Responder com citação

Daniel

Só se coloca a planta no vaso definitivo de pois que os galhos já estão estruturados. como vc disse, vc quer que a planta tenha novas brotações, assim, ela irá precisar de raízes que absorvam os nutrientes necessários a isso. Quanto mais raíz, mais rápido serão as brotações e engrossamento dos novos galhos.
Escorredor ou não, dependerá da sua forma de cultivo. pode colocar ela em uma bacia grande, ou vaso grande e ir trabalhando ela. Se der pra colocar em um escorredor e na mamadeira é melhor ainda, pois, ao meu ver, no escorredor fica mais fácil de observar a base da planta para ir trabalhando o futuro bonsai.

Quanto às estacas, não querendo te desanimar, mas nunca vi pegarem, a não ser que sejam brotações basais e que já tenham algumas raízes. Eu mesmo, no início, fiz várias delas, em diferentes substratos, sem sucesso.

Espero ter ajudado.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Daniel Camargos



Registrado: 22/01/09
Idade: 42
Mensagens: 36
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qua Jan 28, 2009 10:15 am    Assunto: Responder com citação

Ezequiel,

Muitíssimo obrigado!

Neste fim de semana vou transplantar a pitangueira para uma bacia grande e quanto às estacas... Eu já havia lido antes da dificuldade de propagar Pitanga através desse método mas vou deixar um tempo só para ver no que dá, aproveitando que já foram plantadas...


Um abraço!

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qua Jan 28, 2009 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel,

também aqui no Sul, ao menos em minha região em duas tentativas não consegui raizes em estacas de Pitanga.

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 11:26 am    Assunto: Responder com citação

Comigo as estacas de Pitanga ficaram verdes por 8 meses com brotações e depois secaram.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Daniel Camargos



Registrado: 22/01/09
Idade: 42
Mensagens: 36
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Pô... que desanimo... Não vou nem tentar seguir em frente com essas estacas então... vou desistir logo da idéia e utilizar o substrato para outras coisas... vou me dedicar exclusivamente à árvore podada para em breve ter um bom bonsai...

Ainda estou devendo as fotos... mas assumo o compromisso de neste fim de semana divulga-las.


Um abraço

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel Camargos



Registrado: 22/01/09
Idade: 42
Mensagens: 36
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Senhores

Como eu havia prometido, aí estão as fotos da Pitangueira com a qual estou trabalhando.





Detalhe do tronco




Outro ângulo




E então, como ficou após a "serrotada"




Mais detalhe




Quando começar a brotação, vou criar um novo tópico para registrar a evolução...

Agora, vou transplanta-la para uma grande vasilha plástica pois o caso em que ela está está quase todo tomado por raízes... seguindo a orientação dos colegas, não vou planta-la no vaso definitivo... somente após uma estruturação dos novos galhos... Wink


Grande abraço a todos

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil