FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alicate bola Taurus.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 9:25 pm    Assunto: Alicate bola Taurus. Responder com citação

Ola ,

Estou postando algumas ferramentas que adaptei para uso em Bonsai!
todas os trabalhos foram feitos por mim!! Very Happy Very Happy Very Happy
Logo postarei outras ferramentas que fiz e modifiquei ,e tambem fou fazer algumas freza para trabalho em madeira , vao ficar TOP.

Se alguem tiver imagem de frezas especificas para bonsai para postar ,fico agradecido!! pois ja posso ir engenhado!!
e fresas que algum gostaria que exitisse e noa se acha para comprar!!

Sou Luthier ,fabrico instrumento musicais a 8 anos, mas a mecanica sempre foi um paixão minha ,pois fui criando dentro da retifica que meu pai trabalhava, assim comprei todas maquinas de mecanica tambem pra contruir minhas proprias maquianas pois nao se acha maquinas especificas para luthier.. e assim tenho hoje tornos, soldas, fresadora, plaina limadora entre outras!

E logo vou prodizir e reproduzir varias ferramentas para trabalho em bonsai!!

Com a juda de voces e claro!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy


vamos la !!Esta e uma alicatinho da mundial bico curvo achado facil em loja... oque fiz foi trnasformar ele para um alicate de corte!! Uso para cortar galhos mais finos e brotos !!







Este outro era um alicate de corte normal ,e muito senvergonha por sinal !! oque fiz foi desbastar a sua frente fazendo uma "V". Uso para poda de galhos onde o acesso e mais complicado .







Este era uma Torques Taurus, como esta imagem que achei na net!
Esta de uma trampo , pois tive que desbastar dentro e fora para fazer o corte bola ... e refiz o cabo dela tambem !



Ficou assim !!











E todos cortam mesmo !! nao fica mascando não!! o alicate Bola ficou uma espetaculo a parte!!! e logo posto outros alicatoões e tesoura e serrotes que fiz!

Abraçso a todos!! e mandem ideias de ferramentas !

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei do trabalho Gustavo. No início eu também adaptei algumas ferramentas, mas meu trabalho ficou longe, mas muito longe da qualidade que você conseguiu. Portanto nem tenho o que sugerir... Mesmo após ter comprado um kit de ferramentas próprias para bonsai, tem algumas das adaptadas que uso até hoje. O bom é que você consegue unir aí a habillidade de fazer com a disponibilidade de equipamento para isso. O resultado é isso aí. Parabéns.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/05/07
Mensagens: 204
Localização: Caçador - SC

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Belo trabalho com as ferramentas.

Uma ótima idéia.

Obrigado por compartilhar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 9:50 am    Assunto: Responder com citação

Poxa, ficou de ótima qualidade o seu material. Também já pensei em fazer minhas próprias ferramentas, mas a falta de tempo é o maior vilão.

Parabéns.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 11:14 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, assino junto com o amigo Elio Luis: é sempre oportuno estarmos adaptando algo para facilitar nossa lide diária no cultivo de nossas plantas, principalmente as que iremos conduzir como bonsai. Não tenho a sua habilidade, obviamente, por isso não chego a tanto, mas consigo fazer alguns Hashi (vareta) de bambu, mais grossos que os comuns, para usar na retirada do substrato antigo inserido nas raizes das plantas, quando do reenvase.

Nos eventos de que participei, avistei muitas adaptações, como tesouras, pinças e outros instrumentos de uso cirurgico, ou mesmo odontológico, adaptados para o trabalho com bonsai. Um material em inox, é caro e algumas dessas peças o proprietário comprou em antiquários ou ferro velho, adequando-a para o uso diário em seu labor.

Das ferramentas usadas no trato do bonsai a mais corriqueira é a tesoura Burtterfly (borboleta), assim denomida por causa do seu formato:



Esse formato permite uma pegada melhor por parte do cultivador, que se adapta ao relevo da mão e dedos, permitindo uma segurança a mais na hora do corte. Acredito que ao promover a adaptação de uma ferramenta dessa natureza, vc deva observar atentamente esse detalhe, para tentar, ao menos, igualar.

Dentre as ferramentas que temos avistado por ultimo, estão as que são usadas para escavar a madeira, o que é muito usual e comum quando promovemos um trabalho de shari no tronco do bonsai, ou de jin em algum galho. Um canivete pequeno "quebra um galho" na hora, mas apenas certos formatos de goivas é que permitem um trabalho mais refinado, elaborado, na confecção desse tipo de execução:





Alguns bonsaistas mais criativos, por exemplo, fizeram uma adaptação com um pedaço de lamina de serra, afiando o lado serrilhado, envergando e prendendo as laterais num segmento de madeira esculpido, de maneira a produzir algo que pudesse escavar a madeira mais facilmente. Claro que as goivas e formões japoneses são de longe a melhor opção, mas seu preço é extremamente caro, então esse seria um bom segmento em que voce poderia entrar. Veja os exemplos abaixo:



http://www.maibanbonsai.com/bonsaigravingset-forremovalofbarkjinningshari.aspx

Uma outra ótima ferramenta, muito prática para ser usada na hora de fazermos cortes nos troncos, seja para promover uma enxertia, ou uma alporquia, bem como para auxiliar no desbaste dos galhinhos a serem estaqueados, é o KIRIDASHI. Trata-se de uma lamina curta, que pode ser obtida a partir de mola de caminhão, inclusive:



Observe essa outra kiridashi: a seu lado, uma ferramenta extremamente util para promover desfolha. Uso para cortar as folhas no pecíolo (talinho), quando faço esse trabalho nas minhas plantas:





Uma outra adaptação de kiridashi, a partir de uma faca velha:





Ou, então, de uma faca nova:



Eu tenho uma kiridashi parecida com essa, feita pelo bonsaista Charles, de Barretos/SP, em aço inox. A minha eu comprei com ele em 2003:

[img]http://www.hidatool.com/shop/bamboo/knife/baishinshi_oneside_knife/bb_knife_baishinshi_onside_knife.html[/img]

Em relação às fresas, as mais dificeis e caras são as chamadas "ninjas", com tres pontas de escavar, muito uteis no trabalho de shari e sabamiki em grandes e grossos troncos, há modelos de ninja simples e outros mais complexos, mas todos exercem a mesma função:

[img]http://www.bonsai.de/shop/ninja-master-fr%C3%83%C2%A4se-p-3591.htm?&language=en[/img]

[img]http://www.bonsai.de/shop/tools-milling-tools-c-15_239.htm?&language=en[/img]

[img]http://www.bonsai.de/shop/tools-milling-tools-c-15_239.htm?&language=en[/img]

O ideal é que a haste seja robusta e sirva para ser encaixada na ferramenta tipo retificadora Makita, que suporta um trabalho mais intenso que a Dremel.

[img]http://www.bonsai.de/shop/tools-milling-tools-c-15_239.htm?&language=en[/img]

No ponto da criatividade, uma das ferramentas para bonsai mais inovadoras surgidas por ultimo, está a tesoura abaixo:



Esse formato inusitado permite que o cultivador faça um uso bem interessante com ela, adentrando posições que a butterfly não permite. Very Happy Dou meus parabens a voce pela sua criatividade e inventividade, e espero, doravante, poder ver cada vez mais ferramentas suas, incluso com o preço, para podermos estar adquirindo. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 11:33 am    Assunto: Responder com citação

É a criatividade do brasileiro sempre surpreendendo... Wink
Maravilhosas as ferramentas adaptadas pelo Gustavo. Fiquei curioso para saber como voce conseguiu fazê-las.
Quanto ao Charles, suas habilidades me lembram o Forge, mutante inventor dos Xman!!! Very Happy
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/03/05
Idade: 54
Mensagens: 271
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns muito bem feitas essas ferramentas, sem contar que o material é de boa qualidade!
_________________
Abraços

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil