Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 43 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 4:14 pm Assunto: Azaléia, a partir de viveiro.(atualizado 04/2012) |
|
|
Saudaçoes a todos,
enfim redescobri o caminho da postagem de imagens,
quero apresentar essa Azaléia que comprei em um viveiro
a 3 semanas. Procedi com uma poda severa na parte aerea, deixando apenas o tronco e os galhos primários de meu interesse, as raizes tambem podei bem, de 50% a 60% replantando em bom substrato apropriado, deixei a sombra e ela já começou a responder muito bem, com brotaçoes por todos os lados.
até a proxima.
Aqui a planta, assim que chegada do viveiro.
Procurando a estrutura...
Uma primeira impressao...
Aqui, definidos e direcionados os galhos primarios do meu Hokidashi.
Aqui a planta depois de transplantada, quando fui mecher nas raizes a planta surpreendeu-me com um otimo nebari, agora ele esta um pouco encoberto pelo novo substrato. Pretendo assim que as brotaçoes se definirem reduzir ainda mais alguns desses galhos.
O que acham? _________________ Recuar pra melhor saltar.
Editado pela última vez por Julio Tijucano em Qui Abr 05, 2012 11:26 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 6:09 pm Assunto: |
|
|
Saudaçoes Mc,
Agradeço a remessa de coragem,
acha que procedi mal?
até... _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 43 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 7:17 pm Assunto: |
|
|
E... a coragem tambem nao entendi??? .. hahahha  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 9:48 pm Assunto: |
|
|
Heheheh... a coragem é em relação a espécie.... Fiz o mesmo procedimento em azaléia e depois de um tempo morreu... Começou a brotar tudo bonitinho, mas não conseguiu se recuperar....
Mas espero do fundo do coração que ela se recupere bem.... Boa sorte...
Ahh.. tome cuidado pra não molhar muito o substrato... Muitos amigos já perderam azaléias por isso... Espere o substrato secar bem por cima pra depois regar....
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 10:20 pm Assunto: |
|
|
Pois é Mcdonald eu tb ja perdi uma por causa disso...
As raízes apodreceram!
Ainda estou em busca de uma nova azalea pra mim
Abração!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 10:06 am Assunto: |
|
|
Achei interessante a colocação do Mcdonald a respeito da azaléia não gostar de água, sendo um arbusto, que naturalmente cresce a sombra e lugares úmidos, que gosta de solos ácidos sempre cultivei as minhas a meia sombra e muita umidade e bastante água, ja perdi por falta de regas, deixar o solo secar para novamente regar pode ser fatal para azaléias.
Mais dicas....http://www.atelierdobonsai.com.br/azalea.html
Gostei muito da intervenção na sua azaléia Julio, boa sorte.
Quando ela estiver recuperada e com folhas não esquece de mostrar pra gente. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 2:22 pm Assunto: |
|
|
Gostei!
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 3:49 pm Assunto: |
|
|
Saudaçoes,
de já agradeço a todos os amigos que apreciaram e comentaram nesse topico. a respeito da rega tenho procedido com abundacia, lembrando que a planta está num substrato que possibilita boa drenagem, tenho cultivado 3 azaleias e elas respondem muito bem a essa forma de trato, penso como o amigo Alcides, e considero o habitat natural da especie, tentando proporciona-la condiçoes parecidas.
Assim que a planta apresentar a nova brotaçao e folhagem posto novamente.
Abraço e até a proxima. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 3:53 pm Assunto: |
|
|
Alcides Junior escreveu: | Achei interessante a colocação do Mcdonald a respeito da azaléia não gostar de água, sendo um arbusto, que naturalmente cresce a sombra e lugares úmidos, que gosta de solos ácidos sempre cultivei as minhas a meia sombra e muita umidade e bastante água, ja perdi por falta de regas, deixar o solo secar para novamente regar pode ser fatal para azaléias.
Mais dicas....http://www.atelierdobonsai.com.br/azalea.html
Gostei muito da intervenção na sua azaléia Julio, boa sorte.
Quando ela estiver recuperada e com folhas não esquece de mostrar pra gente. |
quem sabe o substrato que o MacDonald utilizou provocou um ataque de fungos à planta em parceria com a umidade...
as minhas morreram assim... fungos
um substrato pode ajudar ou pode detonar a planta!
Hoje eu sou muito receoso até de olhar postagens sobre azaléias
mas o que mais me chamou a atenção foi a poda HIPER-radical que foi efetuada nela.... as minhas se eu podasse 5% de suas estruturas aéreas, já era motivo para murcharem tudo e secarem de vez.
talvez seja nossa falta de experiencia com a espécie em questão... afinal... continuo sendo um "beginner" na arte do bonsai! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 3:58 pm Assunto: |
|
|
Pode ser sim Laudir, esqueci de citar, mais tratei todos os cortes feitos nas raizes mais grossas com cola branca pra tentar evitar a entrada e proliferaçao deles.
até... _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 12:42 am Assunto: |
|
|
Pessoal, vamos baixar a ansiedade. Fez poda drástica (exceto ficus), deixa a planta se recuperar.
Azaléia responde muito bem a podas drásticas. Já fiz várias e até hoje não perdi nenhuma pois não fiz transplante junto. Aguardei a planta se recuperar e aí procedi o transplante. O "aguardei" foi no mínimo 6 meses.
No bonsai, pressa quase sempre é igual a óbito!
Quanto ao substrato e insolação, tenho umas em areia pura e outras já em substrato mais ácido, todas cultivadas a pleno sol e recebendo MUITA água: seco em cima eu tô molhando. Tenho uma grande que chega a receber 3 regas diárias no foorte do verão.
Outra coisa é ao fazer o transplante, manter um pouco de folhas, principalmente nas pontas dos galhos a fim de manter o fluxo de seiva e estimular o crescimento das raízes.
Laudir, não fica com receo não. É uma espécie muito boa de trabalhar. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 06, 2011 10:49 am Assunto: |
|
|
Saudaçoes a todos,
Venho compartilhar a otima resposta dessa azaleia depois de uma primeira intervençao. Reduzi um pouco o comprimento dos galhos primarios, e acho que dá pra seguir daqui com o projeto do Hokidashi.
O que acham?
até a proxima. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Out 06, 2011 11:47 am Assunto: |
|
|
Que bela planta meu amigo! parabéns, eu tenho 2 azaleias menores do que a tua. to na luta tentando dominar o crescimento delas mas a tua ta ótima. parabéns. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Out 06, 2011 12:41 pm Assunto: |
|
|
Eu já perdi algumas também. Não sei ao certo qual foi o motivo, mas eu acredito que tenha sido a podridão de raizes. Quando começa a murchar, pode saber que já tá morta. hehehe.
Quanto à poda drástica, meu papagaio depenou uma azaléia aqui em casa, que ficou de dar dó. Só restou o galhinho seco... Hoje, alguns meses depois, é a planta mais bonita do meu jardim. Ela que nunca tinha dado flor, agora dá trabalho para retirar as flores velhas, porque dá muita. Então, eu acho que a poda drástica é perfeitamente cabível.
Quanto ao estilo, eu achei muito bom. Eu não faria diferente.
Abraços. |
|
|
 |
|