FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Projeção para Duranta
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Clayton Bressan

MensagemEnviada: Qui Ago 25, 2011 10:23 pm    Assunto: Projeção para Duranta Responder com citação

Olá amigos do Atelier do Bonsai!

Há algum tempo fiz um yamadori de um "pingo de ouro" (duranta), e então deixei que brotasse sem nenhuma intervenção! Então nasceram alguns galhos e comecei a direcioná-los e formar uma estrutura que até então achava que era a melhor, mas na atual fase da planta, não estou gostando de sua estrutura e gostaria da opinião de vocês a respeito da mesma. Segue as fotos da planta até a atual fase:

É isso! Espero a opinião de todos!

Abraço!

Editado pela última vez por Clayton Bressan em Sex Ago 26, 2011 11:43 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2011 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Na página do facebook clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, depois clique em copiar endereço da imagem. Assim você obterá o endereço correto para postar aqui no fórum dentro da tag [img]

Ex: http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/309503_239298026106489_100000788818269_514752_1502716_n.jpg

Esse é o link da primeira imagem.

Faça isso para que possamos opinar.

Abraços.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2011 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Ela sobe com um tronco reto. Ouso imaginar zerar esta planat e construir um shokan com copas menores do que ela tem hoje (metade +-), com mais galhos e copas caídas. A conicidade seria acertada com madeira morta em um lado.
Algo do tipo:

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2011 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

O caminho proposto para a planta me agrada. O que está ocorrendo no entanto é que os galhos estão ficando longos demais e está havendo pouca compactação de pequenos brotos e folhagem. Para isso eu podaria os galhos mais curtos e ficaria podando a todo tempo apra aumentar o número de ramificações em cada patamar. Enquanto isso também iria formando e distribuindos galhos do ápice. Poderá ficar muito bom.
abraço
Clayton Bressan

MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2011 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado "TIAGO R" pela dica de postagem das imagens!

"NIKKEI 100", acho que a foto que você usou como exemplo não serve para essa planta, pois a minha tem muita madeira morta, por isso acho difícil de conseguir muitos brotos... faltaria em alguns lugares... além disso o tronco principal é curto... mas obrigado pela dica...

"ELIO", obrigado pela dica, também acho que os galhos estão ficando um pouco longos, tentarei "encurtá-los" e aumentar as ramificações. Mas minha preocupação é se estou no caminho certo e se irei conseguir um bonsai a partir dessa planta! Não consigo visualizar uma projeção que me agrade!

Abração a todos e obrigado pelas opiniões e sintam-se a vontade para mais!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 12:08 am    Assunto: Responder com citação

Clayton, o caminho sugerido pelo Nikkey é bem legal mas você terá que contar com a sorte para que os galhos saiam no lugar certo. Shocked
Olhando sua planta, lembrei de um post no meu blog que coloquei o título de "Menos é mais" que pode servir de inspiração para você.
É o registro da construção de um shoin com um tronco reto e poucos galhos. Retirei o material do European Hornbeam/Carpinus betulus, Shohin Bonsai Progression Series.
Sequência:
2005

2006

2007

Se você encurtar os galhos e reduzir bem a altura do ápice ficará muito bom.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 8:55 pm    Assunto: Re: Projeção para Duranta Responder com citação

Muito bonita sua planta Clayton!!

Ricardo que evolução da sua planta em, puts um dia ainda vou conseguir isso!!!
Very Happy
Abraços
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

muito maneiro mesmo!

Very Happy Very Happy Very Happy
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Renan, esta planta que postei não é minha. Este trabalho copiei da net.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2011 7:58 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Clayton, mais importante que a planta mostrada pelo nobre amigo Ricardo, e que ninguem até agora comentou, é o fato da correção quanto à area do corte no tronco. A forma do corte, melhor dizendo. A maioria dos cultivadores não levam esse aspecto em consideração, na hora de promover cortes no tronco, principalmente quando o material é tão reto quanto o dessa sua duranta. Rolling Eyes

Se observar detidamente o material apresentado nas fotos "pescadas" na net pelo Ricardo, verá que o tronco inicialmente foi cortado em forma diagonal e não reta. Isso, por mais insignificante que pareça, tem uma importância crucial, pois será a partir desse tipo de corte que a planta poderá ser corretamente formada, pois no ponto mais superior do corte virá o galho necessário para dar continuidade à uma correta formação estrutural.

Considerando isso, a dica seguinte que se pode visualizar no modelo apresentado pelo Ricardo é a altura total da planta, que pode e deve ser buscada por voce na sua duranta. Ao reduzir a altura do tronco, procedendo a um corte em diagonal correto (com a parte exposta voltada para a traseira da planta e não para a frente dela), a planta retornará com novas brotações ao longo do tronco, que deverão ser deixadas crescer livremente, pois permitirão a voce a seleção criteriosa das mais bem posicionadas com que formar uma estrutura aerea com maior qualidade técnica, resultando num trabalho superior ao atual.

O tronco reto permitirá, no caso, a formação estrutural seguindo dois estilos possíveis: com o tronco plantado inclinado, com a linha do corte diagonal voltada para um dos lados, teremos um Moyogi. Com o tronco reto, porém, o ideal será o Hokidachi. Lembrando porém, que nesse caso (hokidachi) voce deverá cuidar de formar todos os galhos com ramificações (galhos secundários, terciários e ramificação fina) para que sua planta não fique parecendo uma topiaria (o famoso estilo "bolinha").

Veja nas imagens abaixo o que fazer para conseguir ramificação correta:

Nessa espécie conduzir um galho (ou vários) nesse formato é facilimo, podendo ser realizado através de podas e com o uso de aramação, que buscarão, nesse caso, um leve movimento sinuoso lateral, e uma horizontalidade levemente voltada para baixo, com as pontas voltadas para cima, porém. Wink Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Clayton Bressan

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2011 12:37 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelas opiniões!

Ricardo, gostei muito da planta que você me deu como exemplo... e vou usá-la como projeção para minha duranta!

Nickyfury, suas dicas foram muito valiosas! Irei segui-las atentamente para formar a copa!

A cada passo, postarei mais fotos! Espero que acompanhem e deem mais opiniões!

Abração a todos!

http://bonsaibressan.blogspot.com
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2011 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

E isso aí Clayton !! Siga com as dicas que também vou acompanha-las.

abs
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: