Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton Bressan

Registrado: 20/08/11 Idade: 38 Mensagens: 16 Localização: Descoberto-MG
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 10:23 pm Assunto: Projeção para Duranta |
|
|
Olá amigos do Atelier do Bonsai!
Há algum tempo fiz um yamadori de um "pingo de ouro" (duranta), e então deixei que brotasse sem nenhuma intervenção! Então nasceram alguns galhos e comecei a direcioná-los e formar uma estrutura que até então achava que era a melhor, mas na atual fase da planta, não estou gostando de sua estrutura e gostaria da opinião de vocês a respeito da mesma. Segue as fotos da planta até a atual fase:
É isso! Espero a opinião de todos!
Abraço!
Editado pela última vez por Clayton Bressan em Sex Ago 26, 2011 11:43 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 6:12 pm Assunto: |
|
|
Ela sobe com um tronco reto. Ouso imaginar zerar esta planat e construir um shokan com copas menores do que ela tem hoje (metade +-), com mais galhos e copas caídas. A conicidade seria acertada com madeira morta em um lado.
Algo do tipo:
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 10:16 pm Assunto: |
|
|
O caminho proposto para a planta me agrada. O que está ocorrendo no entanto é que os galhos estão ficando longos demais e está havendo pouca compactação de pequenos brotos e folhagem. Para isso eu podaria os galhos mais curtos e ficaria podando a todo tempo apra aumentar o número de ramificações em cada patamar. Enquanto isso também iria formando e distribuindos galhos do ápice. Poderá ficar muito bom.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Clayton Bressan

|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 11:55 pm Assunto: |
|
|
Obrigado "TIAGO R" pela dica de postagem das imagens!
"NIKKEI 100", acho que a foto que você usou como exemplo não serve para essa planta, pois a minha tem muita madeira morta, por isso acho difícil de conseguir muitos brotos... faltaria em alguns lugares... além disso o tronco principal é curto... mas obrigado pela dica...
"ELIO", obrigado pela dica, também acho que os galhos estão ficando um pouco longos, tentarei "encurtá-los" e aumentar as ramificações. Mas minha preocupação é se estou no caminho certo e se irei conseguir um bonsai a partir dessa planta! Não consigo visualizar uma projeção que me agrade!
Abração a todos e obrigado pelas opiniões e sintam-se a vontade para mais! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 12:08 am Assunto: |
|
|
Clayton, o caminho sugerido pelo Nikkey é bem legal mas você terá que contar com a sorte para que os galhos saiam no lugar certo.
Olhando sua planta, lembrei de um post no meu blog que coloquei o título de "Menos é mais" que pode servir de inspiração para você.
É o registro da construção de um shoin com um tronco reto e poucos galhos. Retirei o material do European Hornbeam/Carpinus betulus, Shohin Bonsai Progression Series.
Sequência:
2005
2006
2007
Se você encurtar os galhos e reduzir bem a altura do ápice ficará muito bom. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 8:55 pm Assunto: Re: Projeção para Duranta |
|
|
Muito bonita sua planta Clayton!!
Ricardo que evolução da sua planta em, puts um dia ainda vou conseguir isso!!!
Abraços |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 11:02 pm Assunto: |
|
|
Renan, esta planta que postei não é minha. Este trabalho copiei da net. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 7:58 am Assunto: bonsai |
|
|
Clayton, mais importante que a planta mostrada pelo nobre amigo Ricardo, e que ninguem até agora comentou, é o fato da correção quanto à area do corte no tronco. A forma do corte, melhor dizendo. A maioria dos cultivadores não levam esse aspecto em consideração, na hora de promover cortes no tronco, principalmente quando o material é tão reto quanto o dessa sua duranta.
Se observar detidamente o material apresentado nas fotos "pescadas" na net pelo Ricardo, verá que o tronco inicialmente foi cortado em forma diagonal e não reta. Isso, por mais insignificante que pareça, tem uma importância crucial, pois será a partir desse tipo de corte que a planta poderá ser corretamente formada, pois no ponto mais superior do corte virá o galho necessário para dar continuidade à uma correta formação estrutural.
Considerando isso, a dica seguinte que se pode visualizar no modelo apresentado pelo Ricardo é a altura total da planta, que pode e deve ser buscada por voce na sua duranta. Ao reduzir a altura do tronco, procedendo a um corte em diagonal correto (com a parte exposta voltada para a traseira da planta e não para a frente dela), a planta retornará com novas brotações ao longo do tronco, que deverão ser deixadas crescer livremente, pois permitirão a voce a seleção criteriosa das mais bem posicionadas com que formar uma estrutura aerea com maior qualidade técnica, resultando num trabalho superior ao atual.
O tronco reto permitirá, no caso, a formação estrutural seguindo dois estilos possíveis: com o tronco plantado inclinado, com a linha do corte diagonal voltada para um dos lados, teremos um Moyogi. Com o tronco reto, porém, o ideal será o Hokidachi. Lembrando porém, que nesse caso (hokidachi) voce deverá cuidar de formar todos os galhos com ramificações (galhos secundários, terciários e ramificação fina) para que sua planta não fique parecendo uma topiaria (o famoso estilo "bolinha").
Veja nas imagens abaixo o que fazer para conseguir ramificação correta:
Nessa espécie conduzir um galho (ou vários) nesse formato é facilimo, podendo ser realizado através de podas e com o uso de aramação, que buscarão, nesse caso, um leve movimento sinuoso lateral, e uma horizontalidade levemente voltada para baixo, com as pontas voltadas para cima, porém.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Clayton Bressan

|
Enviada: Sex Set 02, 2011 12:37 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelas opiniões!
Ricardo, gostei muito da planta que você me deu como exemplo... e vou usá-la como projeção para minha duranta!
Nickyfury, suas dicas foram muito valiosas! Irei segui-las atentamente para formar a copa!
A cada passo, postarei mais fotos! Espero que acompanhem e deem mais opiniões!
Abração a todos! _________________ Visitem meu blog:
http://bonsaibressan.blogspot.com |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
E isso aí Clayton !! Siga com as dicas que também vou acompanha-las.
abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
|