Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 3:13 pm Assunto: Baobá |
|
|
Olá amigos,
Conheci uma pessoa que tendo viajado à África há alguns anos trouxe de lá alguns baobás. Entre eles este monstrinho abaixo:
Como ele está começando com bonsai, pediu para mim opiniões sobre como conduzir esta planta.
Acontece que eu também nunca trabalhei com ela e é por isso que venho aqui solicitar ajuda dos colegas.
Quanto ao cultivo, ele parece não ter problemas, pois são vários anos que as trouxe e estão bem de saúde.
Basicamente o que quero é uma idéia de como formar a copa, uma vez que é uma planta totalmente diferente das que trabalhamos usualmente. A foto já veio com estes riscos que sugerem uma triangulação, mas eu acho que não é por aí...sei lá....
Outra coisa que ele pede é sugestão de vaso para esta planta.
abraço
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 7:45 pm Assunto: |
|
|
Rapaz!! que bela planta! bem bojuda! hehe...
Elio, peço permissão para opinar! Sou um muleque ainda e pouquíssimo entendo (talvez nada!) da arte!
Bom, até onde sei, o baobá tem uma copa muito rala, poucas folhas em comparação com outras arvores. Acho que seria legal focalizar muito mais na estrutura, forma e disposição do tronco e galhos que na copa quando cheia. Por acaso tem alguma idéia de quanto tempo o baobá fica com folhas? Sei que é uma caducifólia de regiões semi-áridas então nem imagino como vai responder ao clima do nosso país, e dependendo de onde ela morar talvez altere sua dinâmica foliar. E imagino que esse ponto seja meio definidor da estrutura que será conduzida.
Talvez diminuir a confusão de ramificações e pequenos galhos que saem do tronco acho que consegui achar uns 4 exemplos clássicos de disposições galhos indesejados para uma boa apresentação da planta, daqueles que observamos em livros e revistas...
realmente, um tanto difícil pensar numa forma para esta árvore.
Acabou ficando mais um comentário que uma opinião!!
Linda! Parabéns ao seu amigo que conseguiu essa maravilha! e deseje a ele boa sorte! |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 9:48 pm Assunto: |
|
|
caramba que Monstrenga!!!!!!!!!!!!!! Puts essa vou acompanhar com certezaaa |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 11:48 am Assunto: |
|
|
Elio,
ela é realmente um monstro, veja exemplos abaixo na natureza:
Boa sorte _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Set 02, 2011 10:10 pm Assunto: |
|
|
Amigos agradeço as colocações neste tópico.
Bom, eu esperava alguma coisa sobre estilização e vaso para este exemplar. Amanhã temos reunião do grupo e a tesoura vai ter que pegar pois a gemas já estão querendo estourar...
Aguardo ainda alguma sugestão.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 02, 2011 10:27 pm Assunto: |
|
|
Elio, recentemente pegaram um tópico do fundo do baú, de 2006, que alguns participantes do fórum relataram em ter mudas desta planta.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=2073&postdays=0&postorder=asc&start=0
Este é o tópico. Mas estou comentando a respeito disto para você entrar em contato com quem disse que tinha esses exemplares e ver como fizeram, pois já fazem 5 anos e devem ter alguma coisa em mãos!
Espero ter ajudado de alguma forma,
abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 02, 2011 10:43 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica AguiaR. Vamos ver se consigo alguma coisa a mais. Obrigado. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Sex Set 02, 2011 11:14 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Élio!
Impressionante sua árvore.
Talvez não devesse se preocupar em estilizar, apenas em fazê-la ficar bem... sempre... ela fará o resto!
Abraços _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 8:14 am Assunto: |
|
|
Grande Elio.
Muito interessante a aquisição.
Agora é só ir com cautela para poder mantê-la sempre na ativa, aqui, esse vaso não é muito pequeno pra ela não ?
Digo, muito estreito, os galhos dela são rígidos, ou quando vc aperta eles são tipo isopor, macios.
Caramba, ela é maneira, igual a da imagem ao natural.
Grande abraço e sucessos. |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 9:26 pm Assunto: |
|
|
Bom Elio vou dar usn pitacos sem nunca ter trabalhado a espécie...
Vamos aos esclerecimentos
Da esquerda pra direita ...
Retirar este galho mais grosso ( atraves de alporque eheh), não sei como é a reação da planta , mas s ela emitir um broto no local do corte seria ótimo.
Onde eu coloquei a seta sugiro tentar reposicionar o o galho , para tentar diminuir aquele espaço.
Ainda não sei se é possível, mas talvez fazer umas insições como aquelas propostas no tópico de flamboyant pelo Ratto.
E depois tentar triangular a copa mais ou menos como ficou a imagem.
Bom apenas sugestões, a palnta em si já é linda !!
Att
Cesar |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 9:27 pm Assunto: |
|
|
EM TEMPO , incisições no caule ... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
Cesar, agradeço sua postagem, mas como havia dito acima já trabalhei a planta hoje na parte da tarde. Quando cheguei na casa do amigo apra trabalhar ela vi muitas coisas que nas fotos não parecem extamente assim. aliás isso é normal. As fotos nunca expressam exatamente a realidade de uma planta até porque as fotos tem apenas duas dimensões...
Bom, o trabalho foi bem gratificante, e claro, foi a primeira intervenção nela com o fim de tornar um bonsai. Então foi feita uma limpesa de diversos galhinhos e toquinhos secos e outros indesejáveis. Depois a pode visando uma traingulação inicial. Como o lado esquerdo não me parecia bem equilibrado, optei por aramar estes galhos posicionando melhor. Os da direita são muito grossos para isso. Mesmo no galho da esquerda usei arame de 6 mm!!!!
Bom, segue aí uma foto de como ficou.
Abraço
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
Juro que ainda to perplexo com essa árvore. Já tinha noção do que era um baobá e tal, mas nunca num vaso tomado como um pré-bonsai ou bonsai, propriamente dito.
Sou residente da cidade de Recife, assim que puder vou na praça da República ver se tem algum fruto na árvore para caçar e pegar umas sementes para mim! Hehehehehe
Muito legal essa planta! Quanto as modificações, ainda sou imaturo para criar algum comentário. Mas vejo uma linda planta! Isso é fato.
Abraços |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 04, 2011 8:48 am Assunto: |
|
|
Elio, posta ae uma foto mais distante para podermos ver melhor os resultados.
Att
Cesar |
|
|
 |
|