FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Folhas Goiabeira Deformadas-Enrugadas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro E M. P. Almeida



Registrado: 25/10/10
Idade: 40
Mensagens: 52
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 7:19 pm    Assunto: Folhas Goiabeira Deformadas-Enrugadas Responder com citação

Pessoal, eu tenho umas mudinhas de goiabeira que estão com uns problemas. As folhas tanto algumas antigas como as novas que estão nascendo estão ficando enrugadas e/ou deformadas, em algumas depois de algum tempo elas ficam com as bordas meio queimadas. Li em outros tópicos que pode ser deficiencia de boro ou cálcio, o que os amigos acham?

Seguem algumas fotos (desculpe por estarem meio embaçadas, mas minha máquina tá meio ruim rs)













Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago Alves P Feitoza



Registrado: 08/10/11
Idade: 37
Mensagens: 15
Localização: Campo Mourão - PR

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Brother

Acredito que sua goiabeira estaja com deficiência de micronutrientes, principamente zinco, isso pode ocorrer por várias causas. Antes de falarmos em uma possível receita, preciso saber como vc faz a adubação, e que tipo de substrato usa.. isso vai ajudar no tratamento, então aguardo a resposta. t+
_________________
Somos o que somos pela vontade de não sermos o que poderiamos ser
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Tiago Alves P Feitoza



Registrado: 08/10/11
Idade: 37
Mensagens: 15
Localização: Campo Mourão - PR

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Pois é li seu topico quanto a cer calcio ou boro, mas eu acredito não ser, pois o calcio está mais ligado as tecidos vegetais, então vc teria outros tipos de manifestações, como encutamento dos folíolo, caule mais malealvel e não tão lenhoso, além de necrose de técidos, o boro também se apresenta com outras caractéristicas que podem até estar relacionada com as folhas enrugados mas esse micronutriente depende da composição do solo para que seja trabalhado pela planta..
_________________
Somos o que somos pela vontade de não sermos o que poderiamos ser
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Pedro E M. P. Almeida



Registrado: 25/10/10
Idade: 40
Mensagens: 52
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2011 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Tiago, obrigado pela resposta!

Então, o substrato é composto de terra daquelas amarronzadas usadas em construção (pra fazer embolso) mais areia também de construção, na proporção de 50% cada mais ou menos. Eu usei essa terra porque não tinha disponível terra vegetal comum na época, vc acha que pode ser um problema? E quanto a adubação, eu tenho feito adubação organica, a cada 30 dias mais ou menos, composta de esterco curtido e farinha de osso (60% esterco + 40% farinha de osso), e cheguei a fazer uma adubação com npk 10-10-10 granulado uma vez só desde o fim do inverno.

Eu já tinha lido que podia se tratar de falta de algum micronutriente, por isso comprei um químico sóluvel em água que contém esses micronutrientes, pra ser aplicado por via foliar ou na rega normal, fiz uma rega com ele mas algumas mudas ainda estão soltando folhas deformadas/subdesenvolvidas/quebradiças/queimadas nas bordas... será que eu fiz certo? o que o amigo acha?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil