FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus Parvifolia 2006-2011
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 7:59 pm    Assunto: Ulmus Parvifolia 2006-2011 Responder com citação

Ulmus plantado no final de 2006 a partir de um galho muito fino, e com uns 5 cm.
Não tenho fotos muito antigas dele, mas o crescimento foi muito rápido, porem como me mudo muito, 4 vezes nesses 4 anos, a planta sente um pouco então tem fazes que seu crescimento é mais rápido e fazes em que é mais lento.
Bom, aqui vão as fotos da evolução deste ano!!!

Foto tirada em Janeiro deste ano, planta com 4 anos e 2 metros.



Foto tirada em janeiro quando foi feita a poda radical:



Início da brotação:



Galhos livres, pronto para primeira poda:



Primeira poda:



Desfolhado para primeira aramação:



Primeira aramação:



Crescimento rápido e intenso, fica evidente como o tamanho das folhas ficou reduzido com a desfolhagem:



Foto tirada hoje, planta voltando do inverno, aqui no brasil suas folhas não caem, porem o crescimento é totalmente paralisado, por isso é necessário que as folhas sejam removidas manualmente, o que irei fazer essa semana:



Vale lembrar que a remoção das folhas é muito importante, assim estimula a planta a gerar novos brotos e também reduz muito o tamanho das suas folhas. É importante não ter receio de arrancar as folhas e de cortar as gemas das pontas dos galhos, isso irá ajudar a formar novos galhos e a valorizar a planta!!!

Espero que gostem!!! Very Happy
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Fica a dica: Saiba tudo sobre todas as técnicas!!! Principalmente o alporque, pois de 2 metros de planta aproveitei só 30 cm, todo o resto eu perdi, se eu dominasse a técnica de alporque eu poderia tem mais uns 5 bonsais alem desse, mas o que passou passou, por isso agora estou me informando sobre tudo!!! Very Happy
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, que nebary lindo que formou!!! Shocked

Agora é continuar mexendo na copa e até mesmo engrossar ela um pouco mais...!

Abraços!!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Thomas, em que pese a boa evolução que o amigo teve até aqui, é importante se observar que ainda tem um longo caminho pela frente até tornar-se um bonsai tecnicamente bem formado. O nebari salientado pelo colega pedro, de fato tem um forma chamativa e que é agradável a muitas pessoas, no entanto esta forma de distribuição, entrelaçamento, cruzamento de raízes é considerado um defeito bem grave em um nebari. Assim que possível isso deve ser corrigido. De outra parte, o fato da planta ter colocado brotações bem altas, esta planta ficou como denominamos "pescoçuda". A distância do solo até o primeiro galho deveria ser menor do que um terço da altura total da árvore quando finalizada. Mas você também não pode fazer dela uma planta muito alta porque o tronco é demasiado fino para isso e a proporção espessura do tronco para altura total seria demasiada. Um alporque um pouco abaixo dos galhos resolveria a questão da altura excessiva, e teria a possibilidade de formar um novo nebari, com as raizes melhor distribuídas. Outra questão é que os galhos de baixo são mais finos, mais fracos do que galhos de cima. O ideal é que os galhos vão engrossando de baixo para cima. A forma clássica de corrigir isso é ir podando continuamente os galhos que já estão mais grosso e deixar crescer livremente os galhos que precisam engrossar. Depois, quando estiverem na grossura ideal se faz a poda e forma a ramificação.
Amigo, com tudo o que coloquei aqui até parece que quiz detonar sua planta, mas não é por aí... Estas coisas estão bem evidentes a ponto de sua planta servir para todos os foristas também perceberem e assimilarem estes detalhes.
Espero que tenha ajudado sem ter sido demasiado rígido.

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

A sim, essas fotos foram todas deste ano, o trabalho está só começando, vou dar início ao processo de desfolhagem amanha e nova aramação, isso fará a planta brotar muito mais intensa!!!
Com o tempo pretendo deixar ela parecida com essa, que foi minha inspiração: Very Happy

_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
esta forma de distribuição, entrelaçamento, cruzamento de raízes é considerado um defeito bem grave em um nebari. Assim que possível isso deve ser corrigido.

Sim, estava pensando nisso hoje, nunca gostei dessas raízes, no entanto, como não domino a tecnica de alporque, fico com muito medo de perder a planta, por isso estou pesquisando e perguntando bastante sobre essa tecnica.
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
o fato da planta ter colocado brotações bem altas, esta planta ficou como denominamos "pescoçuda". A distância do solo até o primeiro galho deveria ser menor do que um terço da altura total da árvore quando finalizada.

Olha Elio, meu estilo de bonsai difere da maioria, eu gosto de caules finos, como este aqui que serviu de inspiração pra mim, e espero que um dia minha planta fico como esta.
Como é uma planta muito nova, sei que com paciência e dedicação chegarei no que espero.

Very Happy
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Thomas, se quiser seguir esta inspiração, siga seu projeto. Observe alguns detalhes: A planta que o inspira tem galhos que foram bastante rebaixados a fim de minimizar visualmente a extensa altura entre o nebari e os primeiros galhos. Outra coisa que eu faria: tem 2 galhos que saem do lado esquerdo, seguidos... Eu tiraria o segundo. Também tiraria os dois galhos mais grossos acima, aproveitando novas ramas que nascerão para ocupar este lugar, assim você terá ramos mais fáceis de serem modelados e também pode controlar para eles serem mais finos do que os de baixo. Quanto ao alporque é uma técnica simples, tem várias matérias aqui no fórum que explicam como fazer.
Boa sorte.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, valew...
Ainda está só no começo do trabalho, não completou nem 1 ano des de a poda radical, então ainda há muito trabalho, irei desfolhar ela amanha e seguirei suas orientaçoes!!

abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 4:48 pm    Assunto: Atualizando Responder com citação

Bom, seguindo algumas dicas, retirei o galho proposto, e mais 2, portanto dos 6 galhos principais só sobraram 3, com isso a planta parece mais com uma árvore, a parte de cima ainda está se desenvolvendo, por isso está bem fora do desenho da planta.


Próximo passo: Acompanhar a brotação direcionando o crescimento em "andares", alporque para remover as raízes emaranhadas, irei realizar o alporque com telha moída na semana que vem, pois irei viajar amanha e prefiro estar presente nos primeiros dias de alporque.

Analisando o projeto inicial, a planta está na direção certa, desde pequena foi conduzida para essa forma, portanto está tudo como eu desejava. Very Happy
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Thomas, agora é bom esperar a recuperação da brotação. Com certeza sairão vários brotos. Não esquece de preservar algum broto novo para formar o galho de fundos.
Quanto ao alporque é bom esperar a brotação se recuperar também. E apesar de já ter feito centenas de alporques, confesso que nunca fiz com telha moída, portanto não posso atestar se funciona bem. Na dúvida, sugiro que faça com esfagno, vermiculita ou mesmo areião de construção...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

Areia de obra? Nao sabia dessa!! Acho que vou comprar areia pra aquario, vem limpa e é mais grossa!!
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Out 26, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
sugiro que faça com esfagno


Comprei esfagno pra fazer alporque no Acer Palmatum, mas nao comprei enraizante, da certo sem?
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Ultima foto tirada a pouco.


_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, preciso de algumas dicas para trocar o vaso, coloquei algumas opções que fiz no photoshop, só pra ter uma ideia...

Opção 1:



Opção 2:



Opção 3:



Opção 4:



Escolham a opção que vcs acham que mais combina, se quiserem opinar com algum outro vaso eu agradeço...abrs Very Happy
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil