FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus sempervirens sugestões
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jdalri



Registrado: 05/10/11
Mensagens: 15
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 10:14 am    Assunto: Buxus sempervirens sugestões Responder com citação

Olá amigos, sou iniciante, ganhei este buxinho, e fiz algumas podas, eis as fotos:



By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19


By jdalri at 2011-10-19

Então, o que acham? podem criticar a vontade, minha idéa é seguir o estilo de tronco duplo.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Legal meu amigo! vc vai ter que aramar a parte de cima para conseguir esse estilo espalhando mais os galhos. Se eu fosse vc podaria mais abaixo começando uma copa nova e diminuindo o comprimento dos galhos. abraço e boa sorte..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jdalri



Registrado: 05/10/11
Mensagens: 15
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

mas pra eu cortar os galhos, para que diminuam de tamanho, devo esperar uma brotação mais abaixo de onde vou cortar, ou o buxinho aguenta uma desfolha total?

Ele tem uns 16cm de altura mais ou menos, contando desde a terra até a copa...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Olá jdalri.
Não deixe seu buxinho sem folhas que a chance do galho secar é muito grade. Você pode até reduzir e deixar os galhos com apenas 2 ou 4 pares de folhas e esperar por novas brotações.

Mas sua poda criou um problema: os 2 galhos estão saindo na mesma altura. Isto, para mim, não ficou harmônico.
Eu reduziria a copa para estimular a brotação mais baixa e aí reavaliava a planta e suas possibilidades.
Uma outra opção mas é muito difícil seria fazer um literati.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
jdalri



Registrado: 05/10/11
Mensagens: 15
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 12:51 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva,
eu não tinha reparado, quando podei, que os dois galhos partiam da mesma altura. realmente não fica muito bom, quando comparado a exemplares onde os galhos partem de alturas diferentes.
Minha ideia era deixar o galho da esquerda (na primeira foto), ganhar mais altura, para depois deixar a copa crescer para o centro, mas sem sobrepor a copa do outro galho, que estaria um pouco mais abaixo. Não sei se você me entendeu, as copas teriam meio que a forma da metade superior de um circulo (parte curva para cima, e parte reta pra baixo), mais ou menos isso...

Quanto ao estilo literati que você sugeriu, como este é o meu primeiro bonsai, não me sinto seguro, e nem com a habilidade suficiente pra fazer este estilo, que realmente me pareceu requerer muita técnica, não me senti seguro pra tentar este.

O que você achou da minha ideia sobre o estilo de tronco duplo?

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 8:33 am    Assunto: Responder com citação

Olá jdalri.
Entendi sua ideia mas 3 coisas:
1 - você fala em do galho da esquerda em relação a 1ª foto, OK? O galhos mais forte e grosso deve ser sempre o dominante.
2 - mesmo assim o "V" formado pela poda vai continuar muito evidente.
3 - no estilo tronco duplo, os 2 troncos devem partir da base e no caso do seu isto não acontece. E ainda você precisa ver quanto a planta está enterrada até que exiba o nebari. Tenho um que depois de desenterrar, dobrou o comprimento do tranco!

Sobre o literati, realmente é bastante difícil.

Olhando novamente sua planta, poderia seguir o estilo Shakan (inclinado), inclinando a planta uns 30º para a direita (usando a foto 4) e estruturar uma copa pequena que "desce" sobre o tronco inclinado.
Veja este exemplo:

_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
jdalri



Registrado: 05/10/11
Mensagens: 15
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Então Ricardo Paiva,
gostei da sua ideia do estilo inclinado.
Seria assim que você quis dizer? (de acordo com a foto 4):


By jdalri at 2011-10-20

quanto a desenterrar ele, devo desenterrar, e tirar a terra do torrão, ou só tirar a terra até onde começam as raízes pra ver o comprimento do tronco?

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil