Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 1:48 pm Assunto: Piracanta, ATUALIZADA 21/10/12 |
|
|
Tenho esta piracanta já faz uns 2 anos. Ainda não defini um estilo, somente fiz algumas podas, ela está com um nebare maravilhoso, estou pensando em fazer com as raízes espostas.
O que vocês me aconselham.
segue as fotos:
Obrigado.
Editado pela última vez por Lucas Sbardelotto em Dom Out 21, 2012 11:07 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 30, 2011 8:05 pm Assunto: |
|
|
Alguém?
O que acham do nebari? _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 9:24 pm Assunto: |
|
|
Legal sua planta! agora tem que estilizar ela! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 7:49 am Assunto: |
|
|
Cara legal essa piracanta, a copa me parece que já esta meio caminho andado, fai ficar muito bom |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 12:27 pm Assunto: |
|
|
Nunca tinha visto piracanta variegata. Quando vi achei que fosse ligustrum. Ela está bonita, acho que uma aramção e seleção de galhos para dar forma e aumentar densificação  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 5:40 pm Assunto: |
|
|
Lucas, vendo a 4ª foto, faça uma poda nos galhos que saem fora da triangulação.
O nebari, se é do teu gosto.....tá valendo! Contudo ele deixa um pouco a desejar pois, na natureza não encontraríamos uma árvore com as raízes assim dispostas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 7:04 pm Assunto: |
|
|
Amigo Lucas vou com o Elio, como ele disse na foto 4 pode só oque sai da triangulação vai uma imagem para te ajudar [img]
abraços...[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 7:03 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas, vou cortar os galhos e postarei para ver como ficou.
Abraços a todos _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 06, 2011 7:41 pm Assunto: |
|
|
como esta a sua piracanta amigo?? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 18, 2011 5:04 pm Assunto: Atualizando... |
|
|
Fotos depois de cortada e feito a desfolha, já com as folhas novas.
Abraços aguardo opiniões, e um estilo de vaso também.
Não aramei ainda.
 _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Dez 18, 2011 11:05 pm Assunto: |
|
|
bela planta! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 6:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Lucas ficou otima depois de podada, mas poderia ficar ainda melhor se vc encurta-se esses galhos dando a ela mais triangulação ok
se fosse minha deixaria assim:
abraços...[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 9:40 pm Assunto: |
|
|
Lucas, quanto a copa fico com a dica e imagem do Marcio, podando um pouco mais curot e trinagulando mais. Se quiser deixar mais longos os galhos, conforme sua última foto postada, ao menos o segundo galho da esquerda deve ser podado mais curto. Mas como o objetivo sempre é compacatar, fico mesmo com a poda sugerida pelo Marcio.
Quanto ao nebari, apesar de ele ter uma aparência que chama a atenção pode mesmo aos menos avisados parecer um nebari bem legal. mas na verdade, em termos técnicos de bonsai ele deve ser considerado um nebari defeituoso. duas razões muito simples para embasar isso. Priemira; as raizes se cruzam e se enrolam, o que não é bom. Segundo, em um lado da planta não existe nenhuma raiz que saia radialmente, o que também não é bom. Bem, no futuro, pdoeria dar uma ajeitada neste nebari, num futuro replantio, primeiro desenroscando as raizes cruzadas e tentando dispor elas de forma mais radial ao tronco. Se isso não for possível em função de já estarem muito grossas, possivelmente um alporque seja a solução defintiva. Mas isso para o amigo, acho que pode ser protelado. Não é o conselho que deveria ser dado. A maioria dos bonsaístas mais experimentados começa o trabalho do bonsai exatamente por acertar o nebari. Rock Junior costuma acertar o nebaria de suas plantas, já nas pequenas mudinhas e em nada trabalha a planta, nem mesmo coloca a bombar o crescimento, antes de acertar o nebari.
Nós que ainda engatinhamos na arte do bonsai, costumamos a ver em primeiro lugar a copa, quando na verdade a copa é a parte mais fácil de se formar...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Sex Dez 23, 2011 12:16 am Assunto: |
|
|
Muito bem lembrado Elio. O nebari talvez seja a parte mais dificil e mais linda de ser trabalhada.
Sucesso! |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 21, 2012 11:04 pm Assunto: Atualizando Piracanta. |
|
|
Segue foto já no vaso, o que acharam???
Ainda falta dar uma aramada para dispor melhor os galhos.
Desculpem a foto mas foi tirada com o celular, assim que der tiro novas fotos.
 _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
|