|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 36 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Dom Nov 20, 2011 12:24 pm Assunto: Muda de Acerola |
|
|
Galera, adquiri a um tempo atras um bonsai (mausai) de acerola, e depois das dicas do pessoal aqui do fórum eu coloquei em um vaso mais fundo e fiz algumas podas para estabelecer uma conicidade e mais sinuosidade no tronco, porém depois de vários meses eu não vejo muita prosperidade na planta. Só observei que os galhos estão crescendo muito e ficando muito longos mas a planta não forma uma copa cheia.
Estou sem saber o que fazer com ela como devo proceder também com essas podas, ou se devo aramar os galhos para dar u formato a copa.
Estou adubando certinho e a planta está crescendo vigorosa, mas apenas no comprimento dos ganhos e não enche a copa. Devo utilizar algum adubo específico para isso?
Quanto a insolação ela está a sol pleno o dia todo. Rega uma vez por dia as vezes duas dependendo do calor. Devo mudar alguma coisa?
Segue abaixo algumas fotos de quando adquiri e atualmente.
Fotos de quanto comprei, exatamente a um ano atraz (05/11/2010)
Fotos de hoje(20/11/2011)
[/b] _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Nov 20, 2011 4:42 pm Assunto: |
|
|
Ola , pela foto de quando comprou , na minha opinião, vc regrediu com a planta
Me desculpe a sinceridade , mas , quando comprou existia uma copa com alguns galhos curtos e ramificados , creio que o ideal seria ter mantido o formato , apenas trocando o vasinho por uma bacia grande para que o tronco ganhasse calibre e enquanto alimentava o tronco iria formatando a copa, refinando os galhos .
Com as duas canetas no antes e no depois vemos que o tronco não engrossou , apenas alongou sendo necessario agora uma poda drastica para recomeçar a copa , a não ser vc queira uma planta bem alta e fina ...
Creio que vc se equivocou nas podas , retirando os galhos laterais e mantendo as ponteiras o que fez com que ficassem longos, finos e sem ramificações. Inverta o procedimento e terá galhos curtos , ramificados ; secundarios e terciarios , o que resultará numa copa cheia de galhos e densa de folhas .
Se minha , cortaria logo acima do 2 galho em diagonal para que surja um novo apce e novos brotos ao longo do restante do tronco , e com isto , novas possibilidades e reduziria os 2 galhos mantidos em 2 ou 3 cm cada . |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 20, 2011 4:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Bonsérgio, Na verdade o que aconteceu foi que quando eu comprei a planta, ela era uma planta com um tronco que se dividia formando um Y então eu cortei um deles, porém acabei deixando a planta de lado e não intervim muito... Desde esse tempo a planta ficou com pouca folhagem e como falei, os galhos só cresceram sem encher de folhas.
Acha que por ela está quase sem folhas provocou o não engrossamento do tronco?
Eu pensei em apenas diminuir um pouco na altura dela, cortar para formar outra apice, mas não no segundo galho e sim um pouco mais a cima. Acha que essa seria uma boa ideia para formar um estilo moyogi???
Oura dúvida. Essa delibitação da planta pode está associada a alguma praga? _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Nov 20, 2011 5:16 pm Assunto: |
|
|
"Acha que por ela está quase sem folhas provocou o não engrossamento do tronco? "
O que aconteceu foi que com substrato bem adubado, agua e sol os entrenós estão muito longos , ou seja entre um par de folhas e outro o galho cresce demais ficando ralo e com folhagem esparssas.
Para corrigir isto , corte-os bem curtos, no primeiro par de folhas e quando estiverem com 6 pares , corte no primeiro par novamente , a cada corte 2 novos brotos vão surgir e assim por diante , logo um galho se ramificará em 8 ou 10 .
Com muitos galhos para alimentar o tronco terá que bombear mais seiva e para isto produzirá mais celulas condutoras que ficam na casca do tronco forçando seu engrossamento.
"Eu pensei em apenas diminuir um pouco na altura dela, cortar para formar outra apice, mas não no segundo galho e sim um pouco mais a cima. Acha que essa seria uma boa ideia para formar um estilo moyogi???"
Onde cortar depende muito do que vc quer para sua aceroleira , mas penso que poderia trocar esta bacia por outra mais larga e rasa e bem mais furada no fundo e nas laterais e o substrato poderia conter mais materia inorganica como cacos e pedriscos para que não retenha muita umidade e com menos umidade os entrenós tb encurtem .
"Oura dúvida. Essa delibitação da planta pode está associada a alguma praga?"
A planta não esta debilitada , esta bem saudavel e se desenvolvendo , mas os cuidados equivocados não conseguem transmitir este desenvolvimento, Esta aparencia rala e fragil se deve ao crescimento muito acelerado dos galhos resultado da super alimentação e da agua abundante . |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 20, 2011 6:09 pm Assunto: |
|
|
Opa bonsérgio, fiz a poda na acerola como você falou, amanha eu posto algumas fotos...
Só mais uma dúvida. Esse procedimento de poda desse jeito, isso serve para qualquer espécie? Eu tenho uma caliandra que está acontecendo a mesma coisa. Postei ela em um outro tópico pedido dicas também.
Mas será que eu deveria fazer uma poda desse jeito nela também?
Segue o link do tópico da caliandra:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19828
Valeu pelas dicas, abraço! _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|