FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 8:14 pm    Assunto: Ulmus Responder com citação

Esta planta foi adquirida no Ceasa dia 30.10.2011
seguem as fotos trabalhada pelo caro amigo Thomas e Mac

Veio neste vaso de plastico e forrado de raízes.








Foi para água com tiamina



mudou de vaso


troca de substrato
[img]http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/377534_213090032097058_100001881877203_531799_1362059994_n.jpg [/img]



fomos para o encontro


e começou a desfolha




desfolha completa





Thomas inicio do trabalho


Thomas e Mac


Planta Pronta


Final


Eu acho que esta perfeita , mas aceitamos opiniões
abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ae Bas, agora é esperar a brotação e ir aos poucos seguindo as orientações de direcionamento que te falei, lembre que a desfoliação é essencial para reduzir o tamanho das folhas e estimular a brotação de galhos mais finos e desenhados... Wink
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leonardo Lyra Lyrio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 26/08/06
Mensagens: 380
Localização: Vitória - ES

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 11:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá
O ulmos é uma de minhas espécies preferidas, tenho vários exemplares e certa experiência com eles. Me parece que tens um bom material mas que precisa de ser trabalhado a longo prazo para um resutado satisfatório. O exemplar fica devendo bastante no quisito conicidade e as ramificações primárias não estão bem localizadas no tronco principal.


Sem querer jogar água fria , mais visando um melhor material a longo prazo, realizaria uma poda logo acima do primeiro galho e com ele iniciaria um novo apice, aramando e dando um melhor movimento ao tronco (daria um up na conicidade). Deixaria crescer livremente em uma bacia maior para no próximo ano, após o surgimento de novas brotações selecionar os galhos melhor localizados para reiniciar a árvore. No entanto já que fez a desfolha examinaria e organizaria o nebare.

Nos ulmos que conduzo, costumo deixar crecer os galhos por cerca de 70- 80 cm pois ajuda a planta a encorpar bem rápido (engrossa bem), mas claro, sempre aramando e dando a sinuosidade pois essa tarefa se torna mais difícil quando os galhos estão mais calibrosos. No mais é só podar que respoonde com intensa brotação e o melhor de tudo "de todos os lados, em todas as direçoes" aí é só salecionar.

Abraço
_________________
"Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Seg Nov 28, 2011 12:30 am    Assunto: Responder com citação

Concordo plenamente com o leonardo, uma poda logo acima do primeiro galho e reconstrução de novo ápice, assim vc ganharia conicidade. Deixar o primeiro galho crescer livremente e podar mais curto os de cima ajuda a acelerar esse processo...
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 28, 2011 8:49 am    Assunto: Responder com citação

Galera
Muito obrigado pela ajuda, esta planta vou manter desta forma, mas tenho outra que esta mais ou menos no mesmo padrão e vou fazer as mudanças que vcs disseram.
Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

É Bas, essa ta uma arvore em miniatura, não para exposições, mas é o estilo que mais me agrada!!! O ulmus mais lindo que ja vi tem a relação do caule com a altura bem mais fino que esse e esta exposto em um museu muito famoso de bonsai nos estados unidos...
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2011 11:57 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando







Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Seg Dez 19, 2011 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Maravilha de planta cara! parabéns.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 9:41 am    Assunto: Responder com citação

Bas, ja da pra começar a abaixar um pouco os galhos que estao crescendo pra cima, esta saindo da forma, tente deixar em andares, assim da a impressão de uma arvore em miniatura.
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 11:30 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Como se trata de uma planta jovem, a conicidade pode ser construída a qualquer tempo, a medida em que a planta cresce e se desenvolve. Se a intenção fosse manter a planta como está, então o cultivo teria que ser feito num vaso para bonsai, menor inclusive que aquele "petrópolis" sextavado em que ela estava.

Creio que o melhor a fazer seja retirar a aramação, que não é muito necessária vez que não alterou substancialmente a estrutura aerea como deveria, pois não priorizou a construção correta, harmonizando o movimento sinuoso do tronco com os galhos, bem como foi abandonada qualquer tentativa em realizar uma ápice que completasse adequadamente o quadro.

Nesse sentido, a melhor opção é a retirada dos arames e a estimulação ao crescimento, com um bom aporte de nutrientes, via adubação organica, para favorecer o rapido engrossamento do tronco. Nesse caso, o que irá "puxar" a força do desenvolvimento serão as brotações apicais, em todos os galhos, que para isso deverão ser deixados crescer livremente pelos próximos cinco anos, no minimo, antes de se tentar qualquer estilização.

Aramar uma planta deve sempre implicar em dar a ela um direcionamento, uma formação estrutural inicial, onde esteja presente uma boa conicidade (tanto do tronco como nos galhos), e uma cobertura apical corretamente aplicada. Tal não foi o caso no trabalho realizado, que implicou tao somente em efetuar uma redução nas brotações e uma aramação sem resultado (sem harmonia visual com o tronco, que tem um leve movimento sinuoso).

Para o ano que vem, minha sugestão é realizar alguns cortes visando melhorar a estruturação, aramando corretamente (quanto ao posicionamento em harmonia com o tronco), corrigindo o apice:



De resto, até lá, muito sol, agua e adubo, para deixar a planta melhor e mais vigorosa.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Sem dúvida uma das melhores espécies para trabalhar, o Ulmus desenvolve muito rapidamente e é muito resistente. Ótima planta.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, muito obrigado
Vou conversar com o Mc e com o Thomas que são meus professores, sobre suas observações e voltamos a falar ,
Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olha...

Vou dar minha opinião do que eu faria se a planta fosse minha.
Vcs sabem que sou meio radical... kkkkkkkkkkkk

Esperaria um ano a um ano e meio ela crescer livremente, sem estes arames.....
Depois podaria logo após o primeiro galho e inclinaria ele para esquerda. Assim vc pode começar a trabalhar uma planta com movimento e conicidade...
Lembrando que é um trabalho ai para uns 6 anos mais ou menos...

Abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Bas, vai de voce, como foi uma planta barata eu compraria outra para fazer essas intervenções citadas e manteria essa como está... eu achei a forma bem legal, e particularmente prefiro com o caule fino.
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil