FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com figo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 8:58 pm    Assunto: Ajuda com figo Responder com citação

Comprei este pézinho de figo logo que entrei para o forum, acho que a mais ou menos dois anos ele esta comigo.

sei que ele precisa de melhorar,pois nao mudou nada,desde que eu comprei, eu desejaria muito que ele se desenvolvesse mais,e no entanto acho até que ele decaiu .
Como estamos ainda em novembro, e até o dia 21 de dezembro é primavera ainda , e o verão ainda nao se iniciou, acho que daria tempo para o transplante

eu estou com vontade de comprar uma bacia média, fura-la bem e passar ele para um local mais espaçoso.

agora eu tenho duvidas se posso fazer isto agora, e se puder, qual substrato eu devo usar para desenvolver mais esta planta?

tenho em mãos a torta de mamona, o fertilizante 10-10-10 ,terra comprada pronta e humus de minhoca

preciso de sugestões ,pois do jeito que ele esta nao da pra ficar,ele nao desenvolve nada,consegui só um galinho nele, e mais nada. ele esta viçoso,mas nao desenvolve nada.

ai esta a foto dele



Uploaded with ImageShack.us

agradeço a ajuda
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)


Editado pela última vez por marcelo bh em Qua Nov 30, 2011 8:03 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Nov 28, 2011 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, de fato seu ficus não vai desenvolver aí. É uma questão de lógica da planta: sem desenvolvimento de raízes não há desenvovlimento de parte aérea. E as raizes estão neste vaso deve já estar com a maior parte tomado. Além disso o substrato aparenta ser pouco drenante o que também não favorece.
Para desenvovler pode colocar numa bacia média ou até grande (não sei o que é médio e grande prá você e para mim..rsrsrsrs) bem furada e com um substrato bem drenante. Que contenha bom percentual de pedrisco caco de cerâmica (telha ou tijolo), enfim, as tantas e tantas receitas que já deve ter visto pro aqui no fórum... Lembrando que adubação somente depois de uns 30 dias do replantio. Daí tem que deixar crescer livremten por um bom tempo. Não adianta ficar podando toda hora pois isso inibe o crescimento, engrossamento de tronco e também a cicatrização de cortes.
Por isso proveita para corrigir aquele corte reto no tronco principal, com alicate bola, formão, fresa, o que tiver a mão, a fim de fazer desbaste diagonal, retire tudo que estiver seco para poder iniciar o processo de cicatrização deste corte. Arpoveita e faça isso no momento do replantio pois com o crescimento que a nova casa vai proporcionar também vai acelerar em muito a cicatrização deste corte. Porém se continuar com este corte reto que aí está a cicatrização não vai ocorrer.

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Seg Nov 28, 2011 2:47 pm    Assunto: figo Responder com citação

Elio mais uma vez muito obrigado pela atenção, este pézinho de figo esta ai estaguinado ja faz um tempo rss , ele foi comprado no supermercado.

é aquela velha história, o bonsai só pode ir pro vaso de bonsai quando for um bonsai ,Eu sabia que ele nao podia permanecer onde ele esta, hoje ja estou mais experiente e ja sei envasar direitinho .eu so estava mais duvidoso por estar no fim da primavera.

Quanto ao substrato dele ,ele esta até bem drenante,mas esta com esta aparencia por causa de uma adubaçao que eu tinha feito mas é só uma camada fina por cima da terra

O corte tambem irei corrigilo na diagonal.

Agora irei providenciar um substrato mais adequado,inclusive ja pesqusei por aqui mesmo no forum como vc disse tem bastante materias por aqui sobre o assunto.

Acho que assim ele vai pra frente .

assim que der eu mando as fotos.

obrigado

abs
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 11:13 am    Assunto: Responder com citação

planta em um escorredor de macarrão e coloca na mamadeira que vc vai ver a evolução!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Acabei de adiquirir um igualzinho.

Lembrei de ter visto esse tópico, e resolvi levar. hehehe...

Postando, então, para acompanhar/comparar o desenvolvimento.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 6:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O FICUS CARICA, que é o nome dessa espécie que produz o unico fruto comestível do genero ficus, não é uma variedade tão fácil de ser cultivada como bonsai. É preciso dar mais espaço para o desenvolvimento das raizes, evitar cortes radicais no tronco e galhos grossos, vez que a cicatrização causa apodrecimento na area e não há o fechamento da cicatriz, além de outros "gravames". O ideal é partir de uma planta cultivada no solo, retirada via yamadori ou então cultivar um galhinho, formando a muda desde o inicio, com uma boa aramação para dar um ligeiro movimento sinuoso ao caule e obter, dessa forma, um material mais interessante no futuro.

O solo ideal de cultivo deve ser bem drenante e conter matéria organica: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinus, carvão. A opção por escorredor ou bacia até ajuda, mas não estimula tanto o engrossamento do tronco quanto o chão. Os dois anos que voce vem cultivando, por exemplo, só iriam permitir um engrossamento razoável se a planta estivesse no solo.

Essa planta gosta de sol fraco, preferindo locais semi sombreados, com solo levemente umido a maior parte do dia. O adubo ideal é organico, e deve ser mais rico em fosfóro que nitrogenio, para evitar o crescimento/aumento das folhas. Para auxiliar a frutificação, o forte atrativo do cultivo dessa espécie como bonsai, sugiro usar FOSWAY, adubo liquido produzido pela empresa Tecnutri.

Arame os galhos quando ficarem com uma tonalidade levemente marrom, cuidando de retirar tão logo observe o arame começar a marcar. O sulco profundo causa estrangulamento do galho, e implica no secamento não só do galho, mas tambem da base onde o galho nasce, podendo comprometer toda a planta. Faça desfolhas sempre que perceber que as folhas estão muito grandes, mantendo apenas as menorzinhas. Quando frutificar, não deixe o fruto ficar totalmente maduro na planta, retirando antes, para não extressar o ponto do fruto e comprometer nova frutificação.

O melhor estilo para essa espécie é o que apresenta o minimo de galhos possível:



Mas isso é claro ficará sempre a critério de cada cultivador, sendo que há alguns que conseguem obter bonsai de qualidade técnica superior, como podemos ver na pagina abaixo:

http://kintall.blogspot.com/2010/02/alguns-bonsai-ficus-carica.html

Uma das grandes vantagens dessa espécie é a possibilidade de obter plantas com troncos mais grossos e maiores graças a excelente condição da resposta via alporquia, em que as raízes são emitidas em tempo recorde. Com isso, além de conseguir um ótimo material de trabalho para formar lindos bonsai, podemos ainda ter um lindo nebari radial, graças as raizes do alporque.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 9:14 pm    Assunto: figo carica Responder com citação

Beleza Nicky, hoje ainda nao deu pra mecher na plantinha, mas amanha ela não me escapa rss
assim que eu replantar postarei as fotos.

abs
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

A pesar de o tópico não ser meu, agradeço as preciosas informações prestadas. Já plantei a minha em um recipiente grande (não me atentei à demora do crescimento). Hehehe.

Marcelo, boa sorte no cultivo. Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 9:27 pm    Assunto: figo carica Responder com citação

Amigos no lugar da casca de pinus, eu estes dias plainei uma porta e saiu bastante casca laminada, acho que cada casquinha tem uns 5 a 6 cm cada , pois usei plaina eletrica, posso usar esta lamina acho que é de pinus mesmo

nao é serragem em pó é casca mesmo

abs
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Mensagens: 235
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

também comecei há um ano a investir no Ficus Carica. Veja como está o meu atualmente:


_________________
"Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 8:20 am    Assunto: figo Responder com citação

pmaia adorei ver seu pézinho de figo,inclusive com frutos, muito legal mesmo. E o seu esta bem desenvolvido, parece ter se adaptado bem ao escorredor ,o meu nao frutificou mais, acho que só uma vez ,quando estava no mercado. como eu disse ele esta estagnado de tudo rss

Este meu pé de figo, eu comprei em supermercado , meses depois consegui um outro pézinho de figo com o tronquinho bem fino, estava quase morto nos fundos de uma pequena flora , ai eu plantei ele no chão e to deixando crescer ja ta desenvolvendo, acho que este nao sera um bonsai, deixarei no chão só para que no futuro eu tenha uma fonte de alporques e varios bonsais.

abs
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Mensagens: 235
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo,
este meu também foi muda de supermercado. Passou uns 5 meses sem dá sinal de crescimento. Durante todo o tempo mantive no escorredor e aplicando TM + FO, além de intercalar com adubo foliar.

Já o teu começa a dar sinal de vida. Boa sorte.
_________________
"Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 9:57 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Já ouvi falar em alguns lugares que a lasca de madeira tem uma resina que inibe o crescimento de outras plantas. Tanto é que lá nos Estados Unidos ela é utilizada em volta das árvores urbanas para evitar as ervas daninhas. Creio, então, que para eliminar essa resina, se faça necessário queimar as lascas.

Acredito que só dar uma chamuscada, até ela começar a ficar preta já é o bastante (não precisa virar carvão).

De toda sorte, acho que o melhor mesmo é comprar pronto, pois assim não corre riscos.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil