FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JABUTICABEIRA: desfolha total, poda geral
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 8:27 am    Assunto: JABUTICABEIRA: desfolha total, poda geral Responder com citação

As imagens abaixo visam apresentar aos amigos e colegas foristas o trabalho que executei em minhas jabu nessa primavera. Geralmente, resondendo a questionamentos sobre como proceder com suas jabu, eu sempre enfatizo a necessidade de desfolhar totalmente, reduzindo em seguida o comprimento dos galhos via poda, além é claro de cortar fora os galhos que não serão aproveitados na construção aerea. Após realizar as intervenções, as jabu começam agora a despontar as primeiras brotações, que com sua tonalidade vermelha é uma beleza a mais no meu viveiro. Eis então as JABU:









Detalhe das novas brotações:





O clima atual em Brasilia, com muita chuva e alto indice de umidade, contribui para a tonalidade acentuada das folhas novas, preservando-as e auxiliando em seu desenvolvimento para a fase de maturação, em que ficam verdes:





Bem, espero que todos que possuem uma jabu se sintam mais à vontade para proceder às intervenções necessarias para a melhoria delas, principalmente quando eu sugerir uma desfolha total. Falo com conhecimento de causa, calcado na minha experiencia pessoal e na de meus amigos, como o Lustosa, o Glauco e o Paulo Ventura, que trilham nessa linha há mais tempo e que sempre me orientam para que eu possa fazer o melhor e ensinar a outros o que aprendi. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Bem saudáveis hein!

Gostei muito dessa:

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/07/09
Idade: 43
Mensagens: 414
Localização: Assis-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

nossa essa ultima .. na mamadeira... meu deusss
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 173

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, tudo bem?
Esta semana fiz uma desfolha na minha jabu, e aproveitei para fazer um transplante.
Tenho seguido suas recomendacoes de sol pleno e noto que o desenvolvimento é muito maior.
Mas meu problema agora é quando faço a desfolha, e tenho que deixar dentro de casa até que os brotos ficarem firmes, e só entao volto a planta para o sol, chuva e vento. Casdo contrário, se eu faço a desfolha e coloco no vento, as folhas ficam queimadas.
Minha pergunta é que se eu colocar no sol depois da desfolha e acontecer uma ventania, depois as folhas se recuperam ou pode acontecer de secar os galhos?

Outra pergunta, devo fazer a desfolha em todas as jabus, nesta época?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 7:58 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Fico satisfeito em saber que minhas plantas agradam aos nobres colegas. Uma ressalva: Daniel, a jabu não está na mamadeira, ela está no vaso e o vaso numa bacia contendo um minimo de caco ceramico para garantir maior umidade na base do vaso, imprescíndivel para garantir a umidade necessária à sobrevivencia da planta, pois o vaso é de bordas baixas em demasia.

Flavio, quando fazemos desfolha total o máximo que podemos fazer em seguida é aramar. O transplante só deve ser realizado no inverno, que é a época indicada para trabalhar com as raízes da planta sem risco de perda. Mesmo mantendo a planta em local coberto, ou dentro de casa, não é recomendável desfolhar e transplantar agora, a não ser em casos extremos, quando não há outra saída por alguma razão.

Minhas jabu são cultivadas todas a pleno sol, e tenho certeza que o sol aqui no planalto central é bem mais quente que na sua cidade paulista. Além desse agravante, ainda há o fato de que aqui no DF é sabido que os indices de umidade do ar são dos mais baixos de todo o país, então não justifica vc desfolhar e colocar a planta dentro de casa. Para criar resistencia, a planta tem que ficar do lado de fora mesmo, ao sol, suportando o calor, a chuva se houver, os ventos por mais fortes que incidam.

Para voce ter uma idéia, minhas jabu ficam expostas o dia inteiro ao clima e só rego ao final da tarde, quando então aproveito para molhar as novas brotações antes mesmo de irrigar o substrato delas, garantindo assim a renovação nas novas folhas da umidade necessária. As folhas novas costumam murchar para evitar perda hidrica resultante da transpiração que ocorre durante o dia. É algo normal para elas, e apenas quando o sol e o calor forem muito intensos é que podemos, no caso, borrifar agua nelas para garantir sua resistencia. Mas isso deve ser esporadico e não constante, pois ao agir assim nós contribuimos para a fragilização das novas brotações e não para sua resistencia.

Um galho só irá secar se, ao regar no final da tarde, voce não molhar a area desfolhada. Se promover uma umidade maior na area exposta, garante maior umidade e, consequentemente, maior resistencia do galho para com o calor durante o dia. O mesmo vale para as novas folhas e mesmo para sua maturação (quando deixam de serem vermelhas e passam a ficar verdes). Aliás, tenho por hábito molhar a folhagem mesmo quando está definitiva, isto é, totalmente madura.
S
Só resguardo sob proteção coberta por sombrite as jabu mame que cultivo, mas não por causa das folhas e sim da pouca quantidade de substrato nos mini vasos, que secam muito mais rapidamente que os dos vasos maiores. Não sendo mini bonsai ou mame, se for um shohin (bonsai 25cm), aguenta bem o trato dispensado para com as maiores, sem nenhum problema. Nada de planta dentro de casa, a não ser para agradar as visitas, vez ou outra. Visita foi embora, o bonsai vai para fora, ficar onde deve: ao sol, ao vento, à chuva, ao granizo, neve, geada, ou seja, ao clima, seja ele qual for. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 02/09/11
Idade: 42
Mensagens: 652
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Nicky aproveitando o topico do amigo e falando em jabus quero perguntar algo que esta acontecendo com duas das minhas, a um ano ganhei duas jabus elas estavão com os galhos muito longos e com folhas só nas extremidades dos galhos, então resolvi podar para diminui-los, podei não muito drastico mas o suficiente para ficarem sem folhas alguma, veio a brotação e não mexi em nada quanto as folhas deixei crecerem, no inverno fiz o transplante que por sinal fez ela vir com mais brotações.
acompanhei a evolução dela comparando com as nativas perto de casa, ou seja quando na primavera as nativas começarão a soltar folhas novas as minhas tambem soltarão, quando mudarão de tonalidade as minhas mudarão.
agora as minhas estão com uma tonalidade de verde clarinho mais puxado para o amarelo com alguma bratação nova e perdendo poucas folhas que secam e caem enquanto as nativas estão todas verdes isso é normal? Não seria o momento apropriado para uma desfolha?
Visto que parece que ela esta renovando a folhagem?
Cultivo ela a pleno sol com regas diarias e adubação com TM+FO a cada 20 dias...
_________________
" A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 10:18 am    Assunto: Responder com citação

ótima ramificação! acompanhando...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 12:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, como ainda estamos na primavera, voce pode desfolhar totalmente, sem nenhum problema, podar e aramar, se quiser. A época é excelente para fazer essas intervenções. O importante é não mexer nas raizes, ou seja, não fazer replantio ou transplante, que só devemos fazer no inverno. De resto, mantenha o cultivo: rega, sol o dia inteiro, adubação leve.

Não podemos nunca comparar nossas plantas, cultivadas em vasos, bacias e outros recipientes, com as plantas, ainda que da mesma espécie, cultivadas no solo. Há um grande diferencial entre o cultivo de solo e o feito nos vasos, com respostas diferentes tambem. O resultado nunca será o mesmo, ainda que alguns pontos possam ser coincidentes vez ou outra.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, quando vc diz que devemos replantar somente no inverno, vc está se referindo a Jabuticaba ou se encaixa a outras nativas aqui do Nordeste?
Pergunto isso pq achava que na primavera era a época ideal pelo fato da planta está saindo do repouso. Fiz uma desfolha total em em uma Jabuticaba, em uma pitanga e uma acerola. A Jabuticabeira e a pintagueira já responderam com novas e vigorosas brotações, entretanto a aceroleira retirei da mamadeira, ou seja, fiz um transplante, e até agora nada de novas brotações. Seria esse o motivo, o transplante? Creio que não corro riscos de perder a planta, a acerola é bem resistente, deixei algumas folhas para servirem de termômetro e estão saudáveis, mas queria saber se o replantio atrasou o desenvolvimento de alguma forma? E se o inverno é época ideal só para a Jabuticaba...
Abraços, e obrigado desde já.

Desculpe "poluir" o tópico com algumas fotos, mas abaixo estão as plantas que me refiro no post...






_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 9:04 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Hraphi, de uma maneira geral o inverno é a época correta para proceder a reenvase ou replantio, favorecendo que possamos podar o excedente de raízes, sejam elas pivotantes ou capilares, dessas tres espécies. Importante ressalvar que apenas a jabu e a pitangueira é que são nativas, pois a aceroleira, embora muito cultivada no nordeste, não é uma nativa. Mas funciona tambem no inverno.

O inverno é a época adequada em razão de que nesse período, algumas espécies, particularmente essas tres, estão em dormência, facilitando determinadas intervenções, não possíveis de serem executadas em outro período do ano. Para voce ter uma idéia da complexidade desse fenomeno, na primavera eu ouso podar até 70% ou mais de raizes capilares de espécies como a caliandra, o acer burgerianum, ligustro, pingo de ouro, resedá, ulmus, celtis, piracanta, dentre outras, mas não ouso sequer tocar nas raizes das tres espécies que cito no inicio.

Entretanto, na primavera podemos desfolhar, podar e aramar essas tres, sem nenhum problema. Considere a paciência como a melhor ferramenta para lidar com elas, aguardando sempre a época mais propicia para executar os trabalhos necessários e vc sempre terá respostas favoráveis, no sentido de ter plantas saudáveis e com crescimento/desenvolvimento vigoroso. Isso sem falar que o melhor cultivo, para as tres, é o sol pleno, o dia inteiro, o ano inteiro. O resto, é ficção cientifica e cansaço dos apressadinhos. Twisted Evil
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Nicky

O que você usa como adubação da jabuticaba? Osmocote, orgânica, líquida...

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pela elucidação Nicky, obrigado.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leo_
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/08/11
Mensagens: 192
Localização: BRASILIA-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Nick... tenho 1 jabu em casa ..
Comprei ela a um 20 dias mais ou menos, tive que fazer um transplante imediato pois o recipiente que estava saiu no momento que levantei a planta... Tirei 60% raiz pivotante, pois tinha muita raiz capilar na parte superior, pois nao mexi em nada nas raízes superiores so acomodei no primeiro recipiente que eu tinha no momento... Uma Bandeia de vaso! kkkk
Principiante e assim mesmo... kkk
E fiz uma poda geral nela... fui muito basico pois nao cabia dentro do meu carro...
No mais ela esta se recuperando maravilhosamente BEM. Esta Super vigorosa... Brotando por todos os lados...
Essa foto foi a 12 dias.


By leo_leo_cs at 2011-11-24

...então está aparecendo muitas brotações no mesmo ponto.
Como vc ja tinha me aconselhado antes devo remover o excesso de brotações no mesmo ponto e manter somente uma?
Estou certo?
_________________
Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 16/06/11
Mensagens: 484
Localização: Barreiras - Ba

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 9:34 pm    Assunto: Re: JABUTICABEIRA: desfolha total, poda geral Responder com citação

Realmente Nick a pasciência frutifica. Parabéns!!!
_________________
Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 6:53 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Leo, no caso dessa sua planta em particular minha sugestão é que mantenha as brotações como estão, sem retirar nada. A planta está numa fase de recuperação, e se voce podar agora corre o grande risco de perder a planta inteira. O ideal agora é manter a planta estabilizada, fornecendo a ela apenas agua, via rega diária apenas uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde, sol pleno o dia inteiro e mais nada.

Não adube em hipotese alguma, nem arame nem realize nenhum tipo de poda ou corte além dos que já efetuou. Voce só irá fazer adubação quando a planta retornar sua vitalidade, exibindo forte e intensa brotação em todos os galhos, ou seja no minimo daqui a uns oito (0Cool meses ou mais tardar. Só volte a podar, aramar e desfolhar na primavera do ano que vem. Até lá, muita paciência e os cuidados que citei acima.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil