FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Troca de substrato
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rolz



Registrado: 14/12/11
Mensagens: 56
Localização: Bragança Paulista/SP

MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2011 7:57 pm    Assunto: Troca de substrato Responder com citação

Pessoal comprei essa tuia azul, e quando fui molha-la percebi que sua terra estava ja saturada e ja fazendo o efeito do "piso", com certeza vou ter que trocar seu substrato e podar as raizes certo? Qual mistura devo usa-la? e estava pensando em fazer uma poda e a aramação ....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2011 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Rols...

Se for mecher nas raízes desta planta, espere até o inverno que vem, lá pro finalzinho em meados de setembro e outubro.
Essa espécie é muito temperamental, por isso tome cuidado com intervenções fora do inverno.
Se fosse minha não faria nada até o inverno. Só pra garantir...

Abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rolz



Registrado: 14/12/11
Mensagens: 56
Localização: Bragança Paulista/SP

MensagemEnviada: Seg Dez 19, 2011 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Mc, vou seguir seu conselho , mas será que poderia dar pelo menos uma podada?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Dez 19, 2011 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não arriscaria.....rs...

Até pq não é aconselhável podar e sim pinçar. Mas lembrando que é uma espécie muito sensível a intervenções fora de época...

Meu conselho é que vc arrume outras plantas pra ir colocando em prática o que aprende.. Ficus, calliandra, Pingo de Ouro, Ulmus, carmona...

Além de crescer rápido, aguentar bem os erros por nós cometidos no início da arte...

Abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/02/11
Idade: 32
Mensagens: 396
Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

AI TAH FALANDO O ''MESTRE'' DAS CONIFERAS....KKKKKKKKKKKK
Laughing Laughing

ABRACOS....
_________________
" A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Dez 21, 2011 2:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Muito sábias e excelentes as colocações do Mc a respeito dessa conífera. Não entendo, depois de tantos anos cultivando plantas visando o bonsai, a atratividade que exerce nos neófitos essa planta. Praticamente todo iniciante, ao começar a se interessar por bonsai, busca primeiro realizar algo com essa espécie, desconhecendo os pormenores sobre seu cultivo, bem como as dificuldades decorrentes do manuseio equivocado que quase sempre acarreta a morte prematura da planta.

A perda material, em qualquer fase do aprendizado do iniciante do bonsai, exige muito, pois geralmente acarreta certo desestimulo ou sentimento de derrota. Essa espécie, infelizmente, é comercializada a torto e a direito por comerciantes inescrupulosos, que se intitulam "bonsaistas" inclusive, sem terem o menor conhecimento técnico e cientifico para lidarem com ela e para transmitirem, aos que compram a espécie, de maneira que fatalmente a planta irá morrer, sem que o cultivador tenha contribuído para com isso, dada sua ignorancia a respeito da correção quanto ao cultivo.

E, no entanto, é relativamente simples cultivá-la, desde que se tome determinadas precauções. Vejamos um pouco de sua história, para conhece-la um pouco mais:

A plantas chamadas popularmente de Tuia Azul e Tuia Ouro são variedades de um Cipreste Japonês (Sawara). Ela tem uma folhagem densa, aplainada e alargada. Seus ramos crescem em grande quantidade. Eles são bem compridos e forrados com pequenas agulhas. A coloração de suas folhas é o principal atrativo dessas “Tuias”. As mais comuns são:Tuia Azul (Chamaecyparis pisifera “Boulevard”) com cor gris azulado e a Tuia Ouro (Chamaecyparis pisifera “Filifera Aurea”) com coloração amarelo limão. Tanto seu cultivo como sua formatação para bonsai são mais simples, se adaptando a diversos estilos de bonsai.

Como cultivar: qualquer bonsai deve receber sol diretamente em suas folhas. Escolher lugares frescos que possibilitem que a Tuia Azul ou Tuia Ouro não tomem muito sol diretamente em suas folhas. Poupá-lo do sol forte do verão, pois poderá queimar muitas folhas. No verão necessita de um local com cerca de 4 horas de insolação direta, devemos colocá-lo em local onde o mesmo possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10:00 hs e depois das 16:00 hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura ou sob outras árvores. Já em outras estações a Tuia Azul ou Tuia Ouro podem ser colocadas a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido.

Há duas coisas que precisamos saber para regar um bonsai: Como e com que frequencia.
Regar um bonsai é molhar toda a terra que esta dentro do vaso. Coloque água potável por cima da terra em toda a superfície até que esta comece a sair por baixo nos orifícios do vaso.
No Calor pode-se molhar também a copa e os galhos.
A frequencia dependerá principalmente do tamanho do vaso e das condições climáticas como temperatura e umidade do ar. Normalmente vasos com até 30 cm de comprimento e/ou vasos muito rasos devem ser regados todos os dias quando a umidade do ar estiver baixa e a temperatura acima de 20ºC.

No caso das tuias devemos evitar o encharcamento do solo, mas tambem devemos evitar que fique totalmente seco. Uma leve umidade então é o recomendável. Por leve umidade entenda: quase seco. Na primavera e outono somente regar a Tuia Azul ou Tuia Ouro quando a superfície da terra estiver seca. No Verão regue todos os dias. Reduzir a rega quando começar a chegar as estações de frio. No inverno o consumo de água é moderado, tome cuidado para não exagerar, umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos (Pó Branco), estes podem até ocasionar a morte do bonsai se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável regar com moderação e usar uma mistura de solo arenosa.

Para principiantes sugiro sempre efetuar uma adubação muito simples usando Torta de Mamona e Farinha de Osso, que são facilmente encontrados em supermercados. Estes podem ser usados sempre separadamente numa frequencia bimestral, ou seja, se usar Torta de Mamona em Janeiro, somente adubar novamente em março com Farinha de Osso. E assim teremos 6 aplicações anuais.
Use sempre as dosagens recomendadas. Caso não haja indicação para dosagens referente ao bonsai, use metade da dose recomendada para vasos pequenos.

Os adubos mais indicados para a Tuia Azul ou Tuia Ouro é o orgânico de decomposição lenta. Este deverá ser aplicado na primavera e o outono, sempre quando o bonsai esta saudável. Os adubos mais indicados são os ricos em Nitrogênio. Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K (Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 10-10-10 ou 10-05-10. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes Ca (Cálcio), Mg (Magnésio), S (Enxofre), B (Boro), Cl, Cu, Co, Fe). Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas.

Deve-se providenciar a troca da terra da Tuia Azul ou Tuia Ouro a cada três anos, no final do Inverno, cortando-se de um terço a metade das raízes, eliminando as raízes mais velhas e grossas. Nunca lavar as raízes e proteger borrifando suas folhas constantemente até três semanas após seu transplante. A mistura aconselhada é de 60% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 20% de condicionador de solo industrial e 20 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm).

A Tuia Azul ou Tuia Ouro tem um tipo de folha chamada “agulhas”, só que são pequenas e dispostas sobre galhinhos muito finos. Essas são podadas cortando-se parte de seu comprimento com a tesoura, de preferência perto da ponta. Os galhos não devem ficar com mais de 5 cm. Isso estimulará novas brotações de galhinhos. A poda principal da Tuia Azul ou Tuia Ouro acontece na Primavera e verão, quando devemos corrigir a silhueta da árvore retirando o excesso. Nesta época pode-se podar sem medo. A poda dos galhinhos velhos favorece a brotação de novas com coloração mais viva, alem disso as novas realizam a fotossíntese com mais eficiência. Já no inverno algumas folhas “internas” da Tuia Azul ou Tuia Ouro tem a tendência a se queimarem, retire-as pois estas atrapalham a ventilação e a insolação das folhas saudáveis.

A utilização dos arames na estilização de um bonsai pode ser usado para:

1.Corrigir a inclinação de ramos, permitindo utilizar ramos que de outra maneira teríamos que podar.
De certo modo os arames provocarão o efeito do peso dos grandes galhos nas árvores, inclinando-os para baixo.
2.Direcionar o crescimento de um galho numa direção em que a copa do bonsai se encontra vazia.
3.Direcionar o crescimento de um galho para a formação de uma copa no formato triangular.

A Tuia Azul ou Tuia Ouro são plantas de fácil modelação. Seus galhos são muito flexíveis permitindo modelagens radicais. Arame no final do outono ou inverno. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.

Bem, como se vê é bem simples o cultivo dessa espécie, mas é preciso estar muito atento a tudo o que escrevi, para que a planta continue sempre linda e maravilhosa e não entre para o rol das que morreram prematuramente.

Nós "matamos" uma planta quando não observamos, rigorosamente, os cuidados que a espécie requer. Ao lidar com qualquer espécie, visando transformar a planta num bonsai, devemos sempre buscar ao menos um pouco de conhecimento a respeito dela, para que possamos sempre executar o melhor trabalho e ter a melhor resposta, sempre positiva, ao final do percurso. Agindo assim, até poderão advir perdas, mas serão sempre minimas e sem traumas.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 21, 2011 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

Fiquei sem palavras...

Isso sim que é aula!!!!!
Parabéns Nick pela explanação...

Abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 6:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mc,. apenas um breve esclarecimento, para ajudar quem precisa. Não é "aula", então.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rolz



Registrado: 14/12/11
Mensagens: 56
Localização: Bragança Paulista/SP

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

MUUuuuuuito obrigado pela atençao de todos e graças a vcs semeando mais um admirador dos bonsais.....postarei o seu progresso aqui...graças a seus conhecimentos e atenção com os novatos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil