FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Ulmus
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Aline Prier



Registrado: 20/01/12
Idade: 33
Mensagens: 8
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2012 2:29 pm    Assunto: Ajuda com Ulmus Responder com citação

Ola

Postei há há aproximadamente 1 semana e meia um topico sobre meu Ulmus de 5 anos recentemente adquirido, onde encontrei pequenas teias e alguns bichinhos que pareciam pequenas aranhas, acho que aranhiço vermelho. Notei que eles se escondiam na terra, então me recomendaram que antes de eu aplicar o Forth Defende ( que era o que eu tinha em casa) rega-lo para que os aranhiços nao se escondessem, me recomendaram fazer isso por 3 semanas. Compleou as 3 semanas e eu continuo a encontrar esses aranhiços na terra do meu Ulmus, alem disso encontrei tipo uma minhoquinha branca que parece um verme na terra dele. Não sei mais o que faço, ele continua a cair as folhas, parece que esta amarelando menos que antes e ja estao saindo novas folhas, mas ainda cai muito.

Comprei em um local indicado em um forum, chama-se Clube do Bonsai, fica em São Paulo, mas a mulher que me vendeu não esta respondendo meus emails Sad

Alguem tem alguma sugestão do que posso fazer?

Obrigada
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2012 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Aline,

Tive um problema semelhante em uma de minhas plantas (aranhiço vermelho) e mesmo aplicando alguns defensivos não houve solução. Após pesquisar tanto no fórum qto na net descobri que uma mistura de calda sufocálcica e água era apliacada p/ tal propósito, medida de 15ml de calda p/ 1 litro de água, apliquei duas vezes com um intervalo de 1 semana e o problema foi resolvido. As folhas da planta ficam com manchas esbranquiçadas devido a calda sufocálcica, mas depois com as regas e chuvas elas somem.

Qto a minhoquinha ou verme, cm está o substrato? Tanto pode ser algum verme devido a um solo muito rico em matéria orgânica, cm alguma larva de inseto que se cria em adubos orgânicos, porém acredito que o verme em si não cause maiores problemas a planta, mas pode ser um alerta ao tipo de solo que está sendo usado, esses vermes tb aparecem em solos muito encharcados.

O amarelamento das folhas e queda se dá ao aranhiço vermelho que suga a seiva da planta.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Aline Prier



Registrado: 20/01/12
Idade: 33
Mensagens: 8
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2012 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ah vou tentar essa calda então, essa calda compra pronta ou tem que fazer?
Eu aplico ela somente nas folhas?

Em relação ao substrato, eu não entendo direito, já compre ele pronto sendo necessario transplante só mais pra frente... acho que no final do inverno.

Mas parece ter terra e uns pedacinhos de tijolo, não sei, embaixo dá para ver a tela de drenagem e em cima sempre fica bastante musgo.

Talvez possa ser solo muito molhado, pois choveu muito e ele ficou sempre na sacada, alem de que toda semana que eu aplicava o forth eu regava muito ele antes para que os aranhiços saissem da terra.

Obrigada pela ajuda!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2012 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Aline,

Qto a calda, tanto pode ser feita cm adquirida pronta, o problema é que p/ fazer dá um bom trabalho e o cheiro não é mt agradável. Tanto pode ser comprada pela internet, cm em algumas casas de agropecuária, porém é mais difícil. A aplicação pode ser feita por toda a planta, folhas, galhos e tronco através de borrifação, não se preocupe se espirrar um pouco sobre o substrato, mas se preferir cubra-o com plástico.

Qto ao substrato, pelo que mencionou parece estar correto, cacos de tijolo, terra e provavelmente pedriscos, p/ saber se está bem drenante observe durante as regas se demora mt p/ a água escoar pelos furos no fundo do vaso, caso seja rápido é pq está drenante. Tb fique atenta ao musgo por cima do substrato, ele não pode tomar gde parte deste substrato, pois acaba funcionando como tampão e não deixa a terra trocar os gases que se formam e as raízes respirarem, sei que fica bonito, pois parece uma graminha por cima, mas se fosse meu tiraria a maior parte. Poste fotos da planta de ângulos diferentes p/ que o pessoal do fórum possa opnar melhor.

Pelo que vi vc é de São Paulo. Estamos reunindo amigos aqui de sampa em encontros esporádicos aos fins de semana p/ aprender e passar experiência. Caso tenha interesse me avise que no próximo dou um toque p/ vc. Vc pode levar plantas p/ trabalhar no local ou tirar dúvidas, ou mesmo ir só p/ aprender.

Ah! retire as folhas amareladas.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Aline Prier



Registrado: 20/01/12
Idade: 33
Mensagens: 8
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2012 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Ah obrigada!! Vou comprar essa calda sim! Esta bem drenante sim porque sai rapidinho a agua pelos furos embaixo do vaso.

Em relação aos musgos, eu ja tirei bastante, quando veio tinha mais, mas de tanto eu "fuçar" atras desses bichinhos eu acabei tirando uma boa parte.

Não descobri ainda como postar fotos, por isso não coloquei, mas estou com esperanças de que essa calda funcione!!

Melhorar, melhorou com o Forth pois esta amarelando menos e estao nascendo brotos, mas ela esta quse pelada!

Peço que me avise sim quando tiver esses encontros, se tiver disponibilidade ei irei sim.

Obrigada
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 30, 2012 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Aline Prier,

Puxa ainda continua com os aranhiços! Se você não encontrar a calda sulfocálcica pode utilizar o Enxofre Dimy Acaricida ou o próprio Dimy Pronto ( o qual é um inseticida e deve ser aplicado somente com temperatura abaixo dos 30 graus, e com o devido cuidado pois é veneno, pode aplicar a cada 15 dias, duas aplicações devem acabar com os aranhiços)

Se tiver outros bonsais deixe o ulmus longe deles para não espalhar a praga.


Abraço
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Aline,

P/ postar fotos entre neste site: http://photobucket.com e faça um cadastro, é gratuito, após feito o cadastro deve ir p/ seu álbum que será criado e fazer o upload das imagens que deseja postar, após subir as imagens p/ o photobucket ele irá perguntar se deseja continuar a subir fotos (upload) ou ir p/ seu álbum, se não tiver mais fotos click em ir p/ o álbum, não suba muitas fots ao mesmo tempo, pois mesmo com uma internet boa demora mt e as vezes até trava.

Qdo estiver no álbum, passe o mouse sobre a foto e uma pequena janela se abrirá sobre a foto com vários códigos. Vá até IMG Code e click sobre o código nele presente, irá aparecer de forma rápida no lugar do código a seguinte msg (copied) ai basta colar aqui na msg que estiver postando.

Qto aos encontros, me envie seu e-mail por MP, que assim que tiver algum marcado te aviso, provavelmente o próximo será no 1º ou 2º sábado de fevereiro.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil