FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticaba, primeiros cuidados
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FredCastro

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 9:32 am    Assunto: Jaboticaba, primeiros cuidados Responder com citação

Pessoal, adquiri a pouco tempo uma mudinha de jaboticabeira em uma floricultura boa aqui da cidade mas que creio ser desses "bonsais" produzidos em larga escala.
Bom... na caixa que veio a mudinha estava como origem o seguinte endereço www.bonsaiscris.com.br alguém tem referência desse pessoal? As mudas (bonsais) são de boa procedência?
Seguem 2 fotos. A primeira tirei logo quando adquiri a planta e a segunda foi tirada logo após transferi-la para um escorredor, segundo orientações que já li muito a respeito aqui no fórum (o famoso escorredor/mamadeira).

A dúvida é a seguinte: eu montei esse substrato do escorredor com areia de construção, terra vegetal (pouca), argila expandida, casca de pinus e pedaços de tijolo. É um substrato bom para esse processo?
Moro em apartamento e deixo a Jabu em uma sacada, recebendo média de 4 horas de sol por dia. Deixo ela lá ainda mesmo após essa troca de substrato em pleno verão?
Não é o momento certo, mas tenho em casa tanto enraizador quanto farinha de osso. Sei que a FO pode ser utilizada no escorredor mas nunca li nada a respeito do enraizador. Pode ser utilizado também?
Obrigado desde já.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Olá Fred

Vejo que sua mudinha é bem nova... E pra ajudar jabuticaba demooooooora pra crescer em vasos.
Minha sugestão é que já coloque na mamadeira grande, com bastante esterco se possível. Usaria uma mistura de 50% esterco de gado, 25% de terra, e 25% de areia grossa... Vai bombar sua planta. Em uns 3 anos vai ver uma absurda diferença...
Fica ai minha dica. Se fosse minha eu faria assim..

Abração
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Olá Fred,
O adubo só comece a aplicar depois que ela estiver com uma brotação vigorosa, tendo assim certeza de que ela se recuperou do transplante. Quanto ao sol, as jabús gostam do sol pelo que tenho lido, só não pode deixar ela torrar.
O enraizador só apliquei nas minhas plantas que eu cortei raízes.
Tenho uma Jabú de dois anos, bem parecida com a sua, está no escorredor desde outubro. E uma outra de 1 anos que estou educando para tenatr algo no estilo fukinagashi.
Aplico adubo nelas de 15 em 15 dias, em pequenas doses.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
FredCastro

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, muito obrigado pelas dicas. Vou usando esse tópico aqui pra manter o pessoal a par do que está acontecendo também.
Mcdonald, a sugestão é pra retirar a planta novamente do escorredor e colocar na bacia ou deixá-la no escorredor do jeito que está e apenas inserir a mamadeira por baixo?
Pergunto porque ao retirar a muda do vasinho em que veio percebi que o sistema de raízes ainda não estava muuuuuito desenvolvido e pra essas raízes chegarem lá no fundo do escorredor acho que ainda vai algum tempo. Pensando assim, talvez a mamadeira agora seria meio que inútil já que as raízes não chegariam lá até daqui a uns 8 ou 9 meses eu acredito.
Estou muito enganado?
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Fred..
O negócio é vc colocar ela do jeito que tá na mamadeira. Se mecher em suas raízes pode estressar ainda mais ela..Eu enterraria a metade do escorredor. Faço assim com as minhas aqui..

Abração
FredCastro

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

Maravilha cara! Vou fazer isso o quanto antes.
Daqui a uns três anos mostro o resultado pra vocês!! Laughing
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

mamadeira nela!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: