FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda pra não perder minha acerola
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daniel.netti



Registrado: 05/03/12
Idade: 44
Mensagens: 7
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 11:33 am    Assunto: Ajuda pra não perder minha acerola Responder com citação

Olá pessoal do forum.
(me perdoem por algumas fotos ficarem de lado, não sei pq ficaram assim...)
Ganhei a 2 anos esta acerola de presente de casamento da minha esposa, estava marcado na plaquinha que tinha 10 anos, o tronco é grosso e acredito que tenha mesmo a idade, tinha vários frutinhos e pulgões, como eu não sabia nada de arvores, demorei a perceber que aqueles pontinhos pretos eram pulgões, acabei comprando um remedio pra pulverizar nas folhas bem depois de ganhá-la, que (aparentemente) acabou com os danadinhos Twisted Evil .
Ela fica no unico lugar que pega sol de manhã no meu "apertamento" (em cima do armario da pia da cozinha).
Ela nunca demonstrou falta de agua, a goiabeira que tenho tbm no mesmo lugar fica com as folhas murchinhas, nesse momento eu rego as duas.
A questão é que a 8 meses mais ou menos a planta começou a minguar, os galhos parecem estar secos e as folhas são cada vez menos frequentes, estão feias, não parecem em nada com as folhas das fotos de aceroleiras que ví aqui no forum, alguns pontos da planta aparentam estar melhores que os outros, com algumas flores que surgem e já caem em pouco tempo, mas vejam só como ela era bonita quando eu ganhei, na primeira foto (desculpem a qualidade da foto):


Eu usei esse adubo para ver se ela melhorava a um tempo atras, mas parece que ela nem se mexeu, enquanto minha goiabeira cresce feliz e sorridente....., bom, andei lendo algumas coisas aqui no forum, e surgiram várias duvidas (por favor perdoem a ignorancia), sempre adorei o bonsaismo, mas nunca tive o conhecimento necessário, suguem as fotos do adubo e as questões abaixo:



Qual o motivo e a frequencia de tirar todas as folhas da acerola?
Como devo preparar um adubo (e onde encontro os infredientes?) para que não faça mal a planta?
Como devo aplicar esse adubo?
O que é a mamadeira?
Quais as epocas do ano para cada cuidado necessário?
Como faço para diminuir o tamanho das folhas?
Devo trocar a terra da acerola? (troquei a da goiabeira pela terra que peguei no sitio, bem adubada e ela aparenta estar ótima)
Devo trocar o vaso (lembrando que ela fica em cima do armario da cozinha e não posso colocar peso demais, senão cai tudo O.o)
Vendo os galhos na posição em que estão, devo aramar? como? Alguma poda? Todas as podas que aparecem nessas fotos já vieram com a arvore....
seguem as fotos da coitadinha atualmente (por favor, me ajudem a salvá-la)







As folhas estão com manchas amareladas, não sei se é normal isso...


O caule veio com esse musgo (acho bem bonito)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 11:16 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Como devo preparar um adubo (e onde encontro os ingredientes?) para que não faça mal a planta?
Como devo aplicar esse adubo?

Acho que o melhor pra você seria comprar um adubo orgânico pronto, como torta de mamona e farinha de osso, desses vendidos em supermercados tipo Extra e Carrefour. Adubos químicos em geral são perigosos, pois uma dosagem errada pode matar sua planta fácil fácil. Aplique sempre segundo a orientação da embalagem.
Citação:
Vendo os galhos na posição em que estão, devo aramar? como? Alguma poda? Todas as podas que aparecem nessas fotos já vieram com a arvore....

Eu podaria muita coisa, tentando deixar mais definido o que é um galho do que é o tronco. Por essa foto abaixo dá pra ver o que eu estou falando, tem um emaranhado de galhos secos que não contribuem pra harmonia. Talvez você não os cortou ainda por medo, não sei, mas pode cortar, mesmo que eles não estejam secos. Corte os que cruzam o caminho dos outros. Como os galhos são finos não haverá problemas com a cicatrização. Corte um pouquinho pra dentro do tronco, para que quando o corte se fechar, o calombo da cicatriz não fique evidente. para que ele fique nivelado com o tronco e não como um verruga.

Citação:
O que é a mamadeira?

Pode ler mais a respeito da técnica do escorredor e mamadeira nesse link
http://modesoli.com.br/sobonsai/?p=256
Citação:
Qual o motivo e a frequência de tirar todas as folhas da acerola?
Como faço para diminuir o tamanho das folhas?

Para responder a essa pergunta, sugiro que leia esse artigo, é muito ilustrativo e vai direto ao ponto.
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm
Citação:
Devo trocar a terra da acerola? (troquei a da goiabeira pela terra que peguei no sitio, bem adubada e ela aparenta estar ótima)
Devo trocar o vaso (lembrando que ela fica em cima do armário da cozinha e não posso colocar peso demais, senão cai tudo O.o)

Pelo que eu entendi, sua acerola já está nesse vaso faz pelo menos uns 2 anos certo? Se ela viveu esse período todo sem problemas nesse mesmo lugar, em cima do armário, é provável que o local não seja a causa dela estar definhando. Suponho eu que houve um esgotamento desse substrato. A terra já não supre mais as necessidades da planta. Além de trocar a terra. Eu tentaria trocar esse vaso plástico por um vaso cerâmico, pelo fato da cerâmica reter mais a umidade.
Por baixo dessas pedrinhas brancas, como é o substrato? Terra preta? compactada?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daniel.netti



Registrado: 05/03/12
Idade: 44
Mensagens: 7
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2012 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Mario, obrigado pela resposta.

Me disseram em um outro fórum que minha acerola estava com ácaros, a solução que encontrei foi remover as folhas (Todas), o musgo do caule (para não guardar parasitas) e aplicar o produto "Dimmy pronto 2", eu mudei para um lugar onde o sol bate mais na planta (em cima da geladeira), pois em cima do armário ele estava batendo apenas no substrato e um pouco no tronco da acerola, a novas folhas começaram a surgir ontem.

Respondendo a sua pergunta, ela está sim a 2 anos no mesmo vaso, somente adicionei esse adubo orgânico liquido no qual postei a foto, mas parece não ter surtido efeito.
O substrato é terra preta sim (aparentemente), e não troquei antes por achar que era de boa qualidade, afinal ele não segura a água por cima do vaso na rega, assim que jogo a água, ela penetra rapidamente no substrato.
Citação:
Acho que o melhor pra você seria comprar um adubo orgânico pronto, como torta de mamona e farinha de osso, desses vendidos em supermercados tipo Extra e Carrefour.

Esses são os mais indicados? Como devo adubar? Com aqueles potinhos de danone? ou diretamente?
Li sobre o Osmocote, seria indicado tbm?
Devo trocar o substrato antes de adubar?
Posso trocar o substrato agora ou devo esperar uma época mais adequada?
Existe alguma mistura mais correta para o substrato ou devo usar a terra preta que tem no sitio (mesma que usei na goiabeira)?
Gostei da id[eia de trocar de vaso, acho muito mais bonito o de cerâmica, o tamanho deve ser o mesmo?

Segue abaixo 3 fotos da acerola atualmente (com um prendedor de roupa para dar noção de tamanho), será que vc poderia me mostrar onde podar (e talvez aramar) por essa foto por favor? Não cortei justamente por medo de piorar a harmonia da plantinha.

Agradeço pelos links, pena eu não ter onde fazer a mamadeira aqui, ia adorar ver o tronquinho da acerola um pouco mais grosso....

Novamente obrigado.







Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 12:58 am    Assunto: Responder com citação

Olá, primeiramente gostaria esclarecer uma coisa. Eu não sou o Mário Leal, meu nome é Bruno. Se o próprio Mário fosse responder a todos os tópicos do fórum dele é provável que não fizesse outra coisa na vida. São criados em média 6 novos posts por dia. Teria que responder todos esses posts além dos já existentes.

Tenho sugestões pra você fazer.

Quanto aos ácaros.
Se não for comprar o Dimmy, dê um bom banho na planta. Pegue o vaso e coloque debaixo do chuveiro. Desligue-o, claro, pra água não sair quente. Deixe lá por uns 20 minutos. Se no seu banheiro tiver aquelas mangueiras que têm um jato forte, use-a. Mande um jato em todo o tronco e nos galhos. Vai remover por força bruta. Fazendo isso, se não acabar com os ácaros, vai dar uma boa amenizada. E se manter essas pedrinhas brancas em cima enquanto faz isso não vai sujar o banheiro todo.

Quanto ao vaso e o substrato.
Acho que seria muito bom você mudar de vaso. Por enquanto não precisaria ser um vaso sofisticado não, um bacia de plástico mesmo já serve. Lembre-se de perfurá-la. Pode usar uma furadeira, ou um ferro de solda pra isso. O importante é que aumente um pouco o volume de terra pra sua planta. Pelo menos o dobro.
Arranque a planta desse vaso. O torrão de terra, vai sair fácil, já que ela está ai faz 2 anos. Ele deve estar bem definido e cheio de raízes dando voltas e mais voltas ao redor. Dê uma leve batida no fundo e nas bordar, pra não deixar o torrão tão compactado, facilitando assim a saída nas novas raízes, mas não o desfaça por completo. Coloque-o no novo vaso, ou na bacia, e preencha o resto com o substrato. Se fizer assim, sem danificar muito o torrão, a planta não vai nem sentir e você pode fazer agora mesmo, sem medo!
Para o substrato, use essa tal terra da goiabeira mesmo, e se achar algum tijolo ou telha por ai, pegue, quebre em pedacinhos (meio centímetro pra menor) e misture na terra, um pouco de areia também vai bem. Uma proporção tipo 60% terra, 30% caco e 10% areia acho que fica legal. Tem gente que planta em 100% caco, e deixa pra nutrir a planta exclusivamente via adubo, mas eu não tenho confiança em fazer isso, nem experiência.

Quanto ao adubo.
Esqueça por hora. Você acabou de fazer uma desfolha, deixe a planta voltar ao normal antes.

Quanto à poda.
Sugiro podar onde está marcado de vermelho.


Repare que sua planta tem um galho lateral que está tão grosso quanto o tronco principal. Isso tira a característica de árvore que o bonsai deve ter. Um modo tentar corrigir isso seria priorizar as folhas nos outros galhos. Caso acate minhas sugestões de poda, sua acerola ficaria com basicamente 3 galhos. Um fino à direita, um grosso à esquerda, e o resto do tronco que cresce até o ápice. Espere as folhas se desenvolverem por completo, depois as corte tentando priorizar os galhos. Por exemplo. Se o galho grosso tem 10 folhas e o pequeno tem 6. Corte PELO MENOS 5 folhas do grosso, para que ele tenha menos folhas que o pequeno e seja responsável por uma parcela menor do alimento da planta. Mas pode cortar mais, deixar com uma ou outra folha, só pra garantir que o galho vai ficar vivo. Deixe o galho pequeno crescer a vontade, mesmo que ele lance galhos compridos e que saiam da forma da árvore desejada, isso é temporário, só pra que o galho engrosse um pouco.

No mais é só esperar e ver como fica, até mais, abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daniel.netti



Registrado: 05/03/12
Idade: 44
Mensagens: 7
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2012 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Bruno, boa noite.
Gostaria de me desculpar por ter feito confusão, é que o email que recebo de resposta vem em nome do Mario, daí acabei achando que era ele que estava postando tbm.
Me perdoe por isso.
No mais, quero te falar que ja tinha postado essa resposta a alguns dias (logo depois da sua postagem), mas parece que houve algum problema e meu post sumiu.... Shocked
Bom, vou tentar lembrar o que escrevi antes ok?

Gostei da ideia do banho de chuveiro, mas eu já apliquei o Dimmy no dia 6, estou esperando pra aplicar a segunda dose, mas parece que acabaram os acaros mesmo, graças a Deus.

Quanto ao vaso, não sei se posso aumenta-lo pois a planta está em cima da geladeira, e acho que é muito peso pra colocar lá, atualmente ela ja está com 6kg nesse vaso, vou mudar o substrato no sábado.
Qual o motivo de aumentar o vaso?
Pelo que entendi é só pra planta não sentir a mudança em época errada, é isso msm?

Quanto a poda, seguem imagens dela com os cortes que vc sugeriu. (Mais alguma sugestão?):




Novamente me desculpe pela confusão com seu nome.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2012 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Esquenta não! Estava relendo meu post, e pareci meio bruto quando disse que eu não era o Mário. Mas é de boa, não achei ruim não.
Gostei das alterações, tá ficando legal! Já tem mais cara de árvore. Tenho outras considerações a fazer, mas vou deixar para depois, porque agora estou meio sem tempo.
Praticamente só eu estou comentando seu post, porque você o postou em um categoria de posts de pragas e doenças, que era o seu problema no ínicio, mas atualmente ele seria mais apropriado estar na "minha árvore e sua opinião". Assim mais pessoas poderiam comentar e opinar.
Essas últimas fotos suas ficaram boas, as duas últimas sequências. bem melhores que as da primeira sequência, que estavam muito escuras. De todas elas a segunda sequência foi a melhor, os ângulos escolhidos ficaram bons, dá pra ter uma noção tridimensional boa da sua aceroleira. Faltou só uma por cima.
Bom, depois que tiver com mais tempo eu comento sobre uns galhos que eu acho que ainda poderiam ser cortados, Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daniel.netti



Registrado: 05/03/12
Idade: 44
Mensagens: 7
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2012 8:14 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
Praticamente só eu estou comentando seu post, porque você o postou em um categoria de posts de pragas e doenças, que era o seu problema no ínicio, mas atualmente ele seria mais apropriado estar na "minha árvore e sua opinião". Assim mais pessoas poderiam comentar e opinar.


Bom dia Bruno, será feito!!! Obrigado. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil